Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO:

Re: Ética x Bichos de Estimação 10 anos 11 meses atrás #5610

Penso que pra Veganos seja muito dificil ter um cachorro ou gato. Isso porque esses animais são carnívoros por natureza e dessa forma precisam comer carne.

Uma maneira justa de um Vegano ter um cachorro ou gato, seria morar num local onde haja muito o que se caçar. Dessa maneira, seu bichinho de estimação sairia, caçaria e pronto... seria totalmente justo com o caçador e com a caça.

Um vegano que mora em SP/Capital por exemplo, não pode ter um cachorro. Explico. Pra ter um cachorro e ser justo com ele, o vegano teria que criar ou comprar de criadouros: ratos, coelhos, galinhas, etc. Como sabemos, Veganos são contra esse tipo de meio portanto, assim, isso não seria possível/honesto. Se comprar ração, estará contribuindo com a criação, matança de bois, porcos, galinhas e sei lá outros animais que são triturados pra compor a ração, portanto, dessa maneira também não é possível.

E por fim, dar qualquer outro tipo de alimento que não seja carne pro cachorro pra que assim se evite contribuir com a matança de bois, porcos, galinhas também não é justo, porque ele é carnívoro e DEVE comer carne!

É isso que eu já pensei!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Ética x Bichos de Estimação 10 anos 11 meses atrás #5612

Olá Marcelo,

É um tema de fato polêmico. No entanto cabe algumas retificações, os cães são onívoros como os seres humanos e não carnívoros. Ou seja como nós podem comer de tudo, embora isto nem sempre seja o mais saudável, já que com frequencia ocorre o mesmo com cães que ocorre com humanos ao consumir muita gordura ficam doentes como nós.

Não é raro cães gostarem de frutas e legumes crus ou cozidos.

Já os gatos são de fato carnívoros e gostam efetivamente de caçar, se morar em casa, mesmo dando ração vegetariana (que não existe no Brasil para gatos no momento) ele vai acabar caçando o que achar, que podem ser roedores, passaros ou até baratas. Já os gatos criados em apartamento terão menos opçoes para caçar.

Creio que o mínimo que se pode fazer é adotar um destes animais, desta maneria não se estaria incentivando a procriação e comercialização de animais. Na sequencia a isso, no caso de cães, tentar dar uma alimentação vegetariana, isto no caso de cães é bem facil de se conseguir, para o animal basta que o alimento seja palatável, atraente, tenha bom cheiro, unindo a ração veg com a sua comidinha caseira já vai ser o suficiente para ele ficar feliz.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Ética x Bichos de Estimação 10 anos 11 meses atrás #5615

Eaí brother,

Nossa, já entrei em várias discussões por causa disso.. é um daqueles assuntos sem fim. Mas eu concordo com vc em muitas partes, como a ração por exemplo. Por isso optei por não criar, em casa tem uma gata, mas não sou eu quem cuida, eu so dou levedo de cerveja pra ela quando ela pede comida e ela adora!

Estranho que ela prefere o levedo do que qualquer outra coisa rs

Muito interessante esse ponto que o Vegano colocou, os cães pertencem á ordem dos carnívoros, em termos de taxonomia, mas isso não significa que os animais dessa ordem comem apenas carne, é apenas uma classificação baseada em características físicas e em ancestrais.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Ética x Bichos de Estimação 10 anos 11 meses atrás #5618

É sem duvida uma questão complexa, é uma das que considero que fica na área cinza do veganismo hoje.

O problema é que não podemos simplesmente fingir que estes animais não existem. Eles estão por toda parte. O que fazer com eles? já que exterminá-los está fora de questão.

A responsabilidade da domesticação recai principalmente sobre os humanos, ainda que os ancestrais destes animais tenham de alguma forma facilitado o processo.

Abandonar na rua não me parece o mais adequado nem para os animais nem para a sociedade humana.

Te-los conosco é uma saída, mas ai vem as outras questões, vamos deixar eles se reproduzirem? para aumentar o problema? vamos alimentá-los com as vidas de outros animais?

Por estas e outras razões se opta pela adoção/castração e quando possível pela ração Veg. No momento é um dos meios que se ve de ir acabando com o problema aos poucos da melhor maneira possível.

Do ponto de vista da perpetuação das espécies, podemos dizer que os cães e gatos são vitoriosos, conseguiram se adaptar a um mundo dominado por humano onde outras espécies sucumbiram. Esta adaptação teve um custo, é certo. Por exemplo geneticamente não há como diferenciar um chiuaa de um Lobo, são identicos, porém sabemos que moforlogicamente e também nos hábitos são bem diferentes. O genoma canino é muito plástico, esta plasticidade é que permitiu esta adaptação toda.

O futuro é incerto, se os humanos de fato um dia adotarem uma postura mais ética como sociedade, o que farão com estes animais? como retornar um poodle para natureza? faremos cruzamentos aletórios para tentar homogenizar o genoma deles novamente? e ai sim solta-los num santuário para "vira latas selvagens"?

Estes dilemas estão apenas no começo, de certo modo somos sortudos, nossas escolhas são muito mais simples e práticas no momento. As gerações futuras é que estão com o abacaxi de verdade. :woohoo:
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Clécio

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Ética x Bichos de Estimação 10 anos 11 meses atrás #5619

Pra mim é óbvio que o problema de animais soltos pelas ruas é o mesmo que gera tantos outros problemas no Brasil, a morosidade dos políticos e cultura geral da população.

Eu moro em Paranaguá, litoral do PR e aqui esse problema é grave também. Já estive envolvido em campanhas pra adotar cães abandonados e o que se vê é isso se perpetuar.

Não existe uma lei que puna quem crie ou mantenha cães em casa sem portões, seria uma questão muito simples de se resolver... punir quem agir dessa forma.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Ética x Bichos de Estimação 10 anos 11 meses atrás #5626

Sobre a questão da punição, realmente, existem leis até demais no Brasil. A legislação brasileira é muito extensa, porém, com pouca ou nenhuma regulamentação, dependendo da área.

Até mudando um pouco de assunto, teoricamente, maltratar um animal é um crime contra a fauna.

Mas se vc denuncia um atropelamento de um cachorro por exemplo (ja aconteceu comigo), vc vai ter um puta de um trabalho, vão te tratar com muito deboche e não vai acontecer nada com a pessoa ..

Sobretudo, animais não tem direitos. A lei é feita do homem para o homem. Leis implicam em deveres, os quais os animais não têm. Sob essa perspectiva, acho muito difícil os animais terem direitos algum dia.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por Clécio.
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3
Tempo para a criação da página:0.137 segundos