Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO:

sacola plástica 14 anos 7 meses atrás #2017

  • Vanny
  • Avatar de Vanny Autor do Tópico
  • Postagens: 3
Todo mundo sabe que sacolas plásticas demoram anos para se decompor. Os supermercados estão fazendo campanhas para que nós coloquemos nossas compras em sacolas ecológicas.

Mas a muito tempo tenho uma dúvida. Eu utilizo sacola plástica para recolher o lixo da cozinha e do banheiro.

Onde posso recolher o lixo sem ser em sacola plástica? Existe outra alternativa?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: sacola plástica 14 anos 7 meses atrás #2018

  • Rath
  • Avatar de Rath
  • Postagens: 51
Se você morar em prédio, acho que é mais difícil.
Normalmente usam sacolas pretas e colocam todas num lugar pro lixeiro pegar.

Se morar em casa, pode investir num latão grande, onde vc joga tudo e quando o lixeiro for passar, coloca pra eles virarem dentro do caminhão.
O chato é que dá trabalho de limpar de vez em quando...

Se morar em casa e tiver espaço, pode fazer compostagem com todos os lixos orgânicos. Só vais jogar fora o lixo do banheiro, os reciclados e óleo se fritares muita coisa. Nada mais!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: sacola plástica 14 anos 7 meses atrás #2019

  • Vanny
  • Avatar de Vanny Autor do Tópico
  • Postagens: 3
Obrigada pela ajuda!

Eu moro em prédio e não uso oléo para fritar nada.

Em cada andar tem 2 recipientes grandes: um para colocar o lixo reclicável e outro para o lixo orgânico.

No recipiente do lixo orgânico é que ficam as sacolas plásticas onde os moradores recolhem o lixo do banheiro e restos de comida.

Ja pensei em ao inves de usar sacola plástica do mercado para colocar o lixo do banheiro usar essas sacolas pretas (saco para lixo), mas da no mesmo ne? Todas são plástico e demoram a se decompor.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: sacola plástica 14 anos 7 meses atrás #2023

Aqui na minha cidade não há coleta seletiva, infelizmente, além de ser impossível utilizar latões, pois, com a correria que os funcionários arranjam pra jogar os sacos e sacolas em cima do caminhão (que sempre anda lotado), acabaria caindo todo o lixo na rua, o que seria bem pior. Por isso acabo utilizando mesmo as poucas sacolas plásticas que às vezes trago para casa, já que, na maioria das vezes, uso sacola retornável.
No entanto, o motivo que me levou a escrever não foi o lixo, mas a questão da sacola. O maior supermercado da minha cidade (é o maior, mas ainda é pequeno) há cerca de um ano, aderiu à campanha da sacola retornável, o que é atitude louvável. Porém, a empresa posa de ecologicamente correta com o dinheiro alheio, pois aquilo que parecia ser uma postura engajada, no fim das contas, acaba sendo mais uma forma de lucro, porque, por maior que seja o valor da compra, o cliente nunca ganha a sacola. Pelo contrário: tem comprar e, se quiser que saia mais em conta, precisa comprar pelo menos um produto de cada uma das três marcas que "patrocinam" a sacola.
Ridículo não? O supermercado ganha porque economiza na compra de sacolas plásticas e ganha de novo vendendo a sacola retornável para o freguês! Infelizmente, consciência ecológica, na mão do capitalismo, é só mais uma forma de ganhar dinheiro.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: sacola plástica 14 anos 7 meses atrás #2025

  • Rath
  • Avatar de Rath
  • Postagens: 51
Capitalismo é um nojo mesmo... cada dia essa conclusão fica mais evidente =/

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: sacola plástica 14 anos 7 meses atrás #2032

  • mah
  • Avatar de mah
  • Postagens: 3
Olá pessoal! Realmente, as sacolas plásticas demoram séculos pra se decompor totalmente, por isso as ecobags estão sendo mais popularizadas e incentivadas. Uma rede de supermercados no RJ, Floresta, criou um programa de incentivo ao uso da ecobag, premiando as lojas que conseguissem convencer os clientes a usa-la e premiando também os clientes que comparecessem mais vezes ao supermercado, portando sua sacola. Esse tipo de incentivo impulsiona o consumo consciente desse tipo de produto, através de pequenas mudanças no atendimento e premiações feitas em conjunto com fornecedores. Quem quiser saber mais sobre o projeto, nesse link tem vídeos e fotos de todo o processo: sustentabilidade.bancoreal.com.br/bancod...spx?ID=39&position=4

Outras redes deveriam trabalhar dessa forma também, não acham?

Abração!
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
  • 2
Tempo para a criação da página:0.141 segundos