Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO:

Iniciação vegana 15 anos 6 meses atrás #1662

  • Thiago Estevão
  • Avatar de Thiago Estevão Autor do Tópico
olá pessoal!

Também sou novo no site, bom, eu decidi ser vegano e isso já tem uma semana, mas, agora eu estou realmente me sentindo muito fraco, mesmo investindo na soja, que está presente nas minhas principais refeições, gostaria que alguem me desse um esclarecimento se esse processo é normal ou se estou errando na minha alimentação, se fosse possível.

Obrigado.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por Thiago Estevão.

Re:Iniciação vegana 15 anos 6 meses atrás #1664

Olá Thiago, quando vi seu post tomei um susto e fiz questão de me cadastrar no fórum para respondê-lo o mais rápido possível.

Sou estudante de nutrição na Universidade Federal de São Paulo e já estou concluindo meus estudos. Sou ovo-lacto-vegetariano há quase 6 anos. Antes de responder a sua pergunta é preciso saber como era a sua alimentação antes de se tornar vegano.

Supondo que você era onívoro (comia de tudo), o problema está na adaptação do seu organismo à nova dieta. Quando uma pessoa faz uma mudança brusca na sua alimentação é normal haverem alguns problemas como esse que você citou e outros como constipação ou diarréia. Posso te alertar que podem haver problemas mais sérios, por isso sugiro que procure um profissional da área da nutrição (é difícil achar alguém competente na área, apenas os nutricionistas vegetarianos mesmo). Sugiro também que primeiro você se torne ovo-lacto-vegetariano, para depois de um bom tempo tornar-se vegano.

Aguardo a sua resposta para que eu possa concluir o meu raciocínio.

Grande abraço.

Rafael JPD
Graduando de Nutrição
Unifesp - Santos

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re:Iniciação vegana 15 anos 6 meses atrás #1665

  • Thiago Estevão
  • Avatar de Thiago Estevão Autor do Tópico
Obrigado Rafael,

Eu observei realmente que a cada dia estava ficando mais fraco, então retornei para a dieta ovo-lacto-vegetariano. qual seria o processo para eu me tornar vegano sem maiores problemas?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re:Iniciação vegana 15 anos 6 meses atrás #1667

Existem dois nutrientes que você deve ser preocupar mais no caso da dieta vegana, o cálcio e a vitamina B12.

No caso do cálcio, o leite é considerado a melhor fonte e por isso, para o vegano deve-se garantir diáriamente as seguintes recomendações:
(1) dieta variada e rica em potássio e alimentos alcalinos (frutas, leguminosas, raízes e outros vegetais) e pobre em sódio;
(2)incluir alimentos ricos em vitamina K (vegetais verde-escuros folhosos e brócolis);
(3) incluir boas fontes de cálcio (vegetais verde-escuros, tofu, frutas secas, castanhas).

A vitamina K promove a retenção de cálcio nos ossos e o consumi de alimentos com potássio alcaliniza o sangue e diminui a perda de cálcio.

Os dados acima foram retirados da aula do Dr. George Guimarães, Nutricionista Vegetariano.

A vitamina B12 só é obtida do reino animal e há de fato grande discussão a respeito dela. Muitos veganos tomam um injeção anual de vitamina B12, mas isso depende a quanto tempo a pessoa é vegana.

Sobre como fazer essa transição, dê tempo ao tempo. Vá reduzindo a ingestão dos alimentos do tipo ovo e leite aos poucos e aumentando a ingestão dos outros alimentos (para suprir cálcio e proteína). Para ter melhor conhecimento da composição nutricional de alimentos, sugiro que tenha o hábito de olhar o rótulo de alimentos e também as famosas tabelas de composição alimentar (TACO, da USP, americana).

Procure um nutricionista ou médico vegetariano

Abraço.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re:Iniciação vegana 15 anos 6 meses atrás #1668

Olá novamente. Não sei se você topará, mas vou sugerir.

Faça um registro alimentar de três dias para que eu possa ter uma noção de como é a sua alimentação. Diz-me também qual a sua altura, peso e nível de atividade física (sedentário, ativo ou muito ativo) para que eu possa fazer uma espécie de cálculo da sua necessidade diária de energia. Você tem 30 anos não é?

O registro deve ter dois dias da semana e um do final de semana. Deve conter tudo o que comeu e bebeu durante os três dias. Procure detalhar o que comeu e a quantidade do que comeu (quantas colheres de sopa de arroz no almoço, quantos copos tipo americano de suco, e por ai vai). É importante que eu tenha noção exata da quantidade e do que comeu. Dá trabalho, mas é um começo para eu verificar como está a sua alimentação.

Grande abraço.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por rafaeljpd.

Re:Iniciação vegana 15 anos 4 meses atrás #1710

opa que bom termos um estudante de nutrição dando essas dicas!
eu tbe´m sou ovo-lacto,tô nessa dieta desde o começo do ano passado.
Meu brother Tiago vou te dar uma dica cara,ñ qra colocar a caroça na frente dos bois ñ,eu tbém comecei assim,qrendologo ser vegan e depois percebi que tenho que tre calma,tá aí já tô assim desde o ano passado e já tive duas recaidas,agora é que tô começando mesmoa me tornar vegan,viu quanto tempo?
é meu chapa,ainda tem outra coinsidência:eu tbém sou nova qui no guia vegano.
amnhã por sinal é o dia mundial do vegan,alguma programação na sua cidade?
eu moro aqui em Aracaju,nordeste.
se quiser me adcionar aqui no guia vegano esteja a vontade.
obrigada a esse rapaz estudante de nutrição que se identifica como"rafaeljpd" pelas dicas.
valeu!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
  • 2
Tempo para a criação da página:0.137 segundos