Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

Doenças Reumáticas 16 anos 11 meses atrás #1061

  • Yáskara
  • Avatar de Yáskara Autor do Tópico
  • Postagens: 1
Bom dia, Dr. Eric.

Eu sou vegetariana há uns 10 anos, tendo sido 3 anos vegana, e os 7 anos seguintes, ovolactovegetariana ocasional (principalmente quando lanchava na rua), sendo que em casa sempre procurei manter uma dieta vegana.
Atualmente estou com 29 anos, um princípio de reumatismo, e querendo mudar definitivamente para uma dieta vegana.
Com relação a iminha situação atual tenho algumas dúvidas:
1)Gostaria de saber se uma dieta vegana melhoraria, pioraria, ou então não faria diferença nenhuma na evolução da doença, comparada com a minha dieta anterior ovolactovegetariana ocasional.
2)Também gostaria de saber quais seriam os alimentos a serem evitados, no caso da dieta vegana e da ovolactovegetariana. Ouvi dizer que queijo, alimentos integrais e certos grãos como lentilha, grão de bico, soja, feijão e ervilha aumentariam a taxa de ácido úrico do sangue e agravaria o quadro clínico da doença. Eu não me importo com relação ao queijo, pois, como disse quero tornar me vegana por completo, mas o que me preocupa são os grãos acima mencionados, pois adoro todos e sinto que eles me alimentam sem necessidade de recorrer a laticínios e ovos.
3)O uso da gelatina agar-agar traria alguma melhora, já que se trata de doença do colágeno?
4)A ingestão de ômega-3 e vitamina D, traria alguma melhora (eu quase NUNCA tomo sol, por falta de tempo)?
5)O açúcar piora a doença?
6)O excesso de proteínas poderia causar ou piorar a doença?
7)As sementes oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas e etc.) fariam mal?

Muito obrigada pela atenção e desculpe-me pelo excesso de perguntas, mas é que estou muito preocupada. :yoga:

;)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Doenças Reumáticas 16 anos 10 meses atrás #1109

Os estudos populacionais mostram que as populações vegetarianas têm redução da prevalência de doenças reumáticas.

Há muitos indivíduos que se beneficiam muito com a adoção do vegetarianismo, mas isso depende, é claro, da forma com que se alimentam dentro do vegetarianismo.

Não encontrei estudos comparativos com veganos ou ovo-lacto vegetarianos que avaliaram essa diferença de melhora da doença.

Geralmente os alimentos mais protéicos, assim como os integrais são contra-indicados na dieta onívora, para quem tem ácido úrico elevado. No entanto, para vegetarianos, não costumo adotar essa orietação, pois outros fatores devem ser avaliados. O uso de integrais sempre prescrevo, e quanto aos alimentos mais protéicos, eles não assumem a preocupação que têm na dieta onívora, tendo em vista que os onívoros costumam ingerir muito mais proteínas do que deveriam.

O agar-agar não teria função com relação ao colágeno. Aliás, nem mesmo a gelatina animal tem!!

Ômega-3 e vitamina D são bastante adequados no seu caso.
Seria interessante avaliar dados laboratoriais que expressam a sua atividade inflamatória e os níveis desses 2 nutrientes.

O açúcar não pior se for em pequena quantidade, mas vamos nos lembrar que o açúcar, geralmente, está associados com alimentos mais pobres nutricionalmente, que deveriam ser evitados.

Excesso de proteínas piora a doença.

As sementes de oleaginosas devem ser bem dosadas. Elas podem ser benéficas se bem escolhidas e dosadas.

Atenciosamente
Eric

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
Tempo para a criação da página:0.136 segundos