Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

Aminoácido limitante 16 anos 10 meses atrás #1098

  • Sidinei
  • Avatar de Sidinei Autor do Tópico
  • Postagens: 2
Olá Dr. Eric!

Estou iniciando na alimentação crudivorista/crudívora (ambos os termos são corretos?) pois me chamou a atenção as explicações relacionadas com enzimas e a digestão dos grãos germinados e os efeitos benéficos para a saúde dos mesmos, assim como os efeitos negativos da alimentação cozida.
Elaborei uma dieta que se baseia em grãos germinados, verduras, frutas e ovo (que compro de uma tia que mora no interior e cria as galinhas livres, sem sofrimento ;-)).
Estou com dúvidas em relação ao aminoácido limitante. Li uma vez num foro de alimentação que a absorção de todos os aminoácidos essenciais sofre redução caso a quantidade de um deles não atenda a necessidade diária. A seguinte ilustração foi feita: deveríamos comparar todos os aminoácidos essenciais com as paredes de uma piscina e o aproveitamento deles é representado pela quantidade de água que posso colocar na mesma. Digamos que todas essas paredes tenham 2 metros. Se nós ingerirmos uma proteína equilibrada na quantidade de aminoácidos essenciais então temos 4 paredes de 2 metros, ou seja, teremos um aproveitamento "total" de todos os aminoácidos. Porém, se ingerirmos uma proteína que é pobre em um ou dois aminoácidos essenciais, é como se uma das paredes passasse a ter apenas meio metro por exemplo, sendo assim, apesar de termos 3 paredes com 2 metros a parede com apenas meio metro limita o aproveitamento das outras a apenas meio metro. Por tudo isso é que devemos variar os grupos alimentares na mesma refeição, com o propósito de “remendar” as paredes da piscina que eventualmente estejam mais baixas. Posso confiar nessa informação?
Li também que a digestão de grãos germinados é mais fácil porque com a germinação o gérmen “quebra” as proteínas em aminoácidos livres e “quebra” os carboidratos complexos em simples. Também posso confiar nessa informação?
Agradeceria muito se o Dr. pudesse me indicar se minha alimentação carece de algum aminoácido (suspeito que está faltando lisina). A quantidade de grãos que determinei é suficiente para fornecer 1 grama de proteína por quilo de peso.

Manhã: Amendoim germinado + alguma fruta (eventualmente alguma outra fruta entre o desjejum e o almoço)
Almoço: 1 cenoura, 1 beterraba pequena, 1 tomate, 1 pepino pequeno e alface (eventualmente alguma outra hortaliça). Tudo regado com azeite de oliva extra-virgem extraído a frio. Trigo, gergelim e arroz germinados.
Janta: Girassol germinado, aveia em flocos hidratada, alguma fruta e nos dias de academia acréscimo de castanha do Pará ou amêndoa germinada.
Ceia: Aveia em flocos hidratada, semente de abóbora (quando disponível) e dois ovos crus nos dias de academia (se a semente de abóbora estiver disponível, somente a gema).
Academia na Segunda, Quarta e Sexta.
Soja, grão-de-bico, feijões, ervilha, lentilhas, etc são muuuito desagradáveis germinados, não consegui incorpora-los na dieta. Alguma dica?

Se o Dr. detectar alguma deficiência e tiver alguma dica para corrigir desde que com alimento crus, fico muito agradecido.

Um forte abraço.

Sidinei

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Aminoácido limitante 16 anos 10 meses atrás #1105

Sidinei,

sim, ambos os termos estão corretos.

A explicação sobre enzimas adotada pelo crudivorismo não é correta. Comer alimentos crus é bom, mas a explicação não condiz.

A questão sobre o aminoácido limitante, da forma que foi colocada também não condiz com a realidade. Há uma confusão com conceitos como digestibilidade e valor biológico. Dessa forma, a explicação está inadequada. Também posso te dizer que os estudos que basearam conceitos como esse da parde da piscina (muito interessante por sinal) é adequado apenas para ratos e porcos. Para nós, seres humanos, isso é diferente. O que importa é atingir a ingestão de todos os aminoácidos em 24 horas, e não a proporção estabelecida por refeição.

A germinação não vai reduzir os seus componentes em estruturas menores (como aminoácidos e carboidrato simples).

Na sua alimentação eu sugiro acrescentar mais feijões.
É claro que o contexto total da alimentação deve ser avaliado, como os seus possíveis problemas de saúde, exames laboratoriais e quantidade de cada grupo alimentar que consome.

Atenciosamente
Eric

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
Tempo para a criação da página:0.125 segundos