Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO:

O Rastafari e a filosofia vegana 11 anos 8 meses atrás #4375

O movimento Rastafari (também conhecido apenas como Rastafari ou, simplesmente, Rasta) é um novo movimento religioso, que adota Haile Selassie I, antigo imperador da Etiópia, como um Deus encarnado, chamado de Jah ou Jah Rastafari. Ele também é parte da Santíssimo Trindade, profeciado pela Bíblia como o messias que retornaria à Terra. O nome Rastafari vem de Ras (literalmente “cabeça”, um título etíope equivalente à Duque) e Tafari Makonnen, o nome pré-coroação de Haile Selassie I.

O movimento surgiu na Jamaica entre a classe trabalhadora e os camponeses de origem africana no início da década de 1930, baseada no fato de Selassie ser o único monarca africano de um estado completamente independente, fato que analisado sob a ótica da profecia bíblica que afirma que o messias retornará à Terra, classifica Haile Selassie I como: O Rei dos Reis, Lorde dos Lordes, o Conquistador Leão de Judah. Outra característica dos Rastafari é o uso espiritual de cannabis e a apologia ao afrocentrismo, em suas várias aspirações sociais e políticas, cujas maiores contribuições vem do jamaicano Marcus Garvey (também tido como um profeta da religião), que conseguiu inspirar uma nova visão mundial através de suas interpretações políticas e culturais.

O movimento Rastafari está bastante espalhado pelo mundo a fora, bastante associado ao interesse gerado pela música reggae, que tem Bob Marley como seu mais notável cantor e compositor. No ano 2000, havia mais de 1 milhão de seguidores do movimento espalhados pelo mundo. A maior concentração de seguidores está na Jamaica, onde cerca de 5 a 10% da população se identifica como Rastafari. Muitos deles seguem uma dieta sem carne de porco e frutos do mar, ou ainda vegetariano, essa dieta chama-se ital e tem base nos ensinamentos bíblicos do antigo testamento. Com base nessa dieta eles também evitam tomar álcool e usar elementos sintéticos e químicos em seus alimentos.

A doutrina Rastafari surgiu entre pessoas oprimidas que sentiam que a sociedade não tinha nada a oferecê-los exceto mais sofrimento. Os rastas geralmente buscam viver em conformidade com certos conceitos de como os africanos deveriam viver, buscando retornar à cultura roubada de seus ancestrais quando foram trazidos como escravos para a Jamaica, a terra natal do movimento. As mensagens levadas pelos rastafaris promovem amor e respeito por todos seres vivos e enfatiza a importância da dignidade humana e do auto-respeito. Acima de tudo, eles falam de liberdade espiritual, psicológica e física.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Clécio, Felizpe, abelha*---, Raquell

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: O Rastafari e a filosofia vegana 11 anos 8 meses atrás #4377

Valeu Yuri, muito bom seu texto. Não tenho religião, mas respeito muito.

Abraço
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: jeffrywynter

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: O Rastafari e a filosofia vegana 11 anos 8 meses atrás #4385

Fala Yuri, valeu pela explicação, é sempre bom descobrir novas religiões! Eu sempre tive muita curiosidade sobre religiões mesmo sendo Hindu, eu já li a bíblia inteira, ensinamentos budistas e diversas outras religiões por curiosidade e sempre buscando principalmente o que cada religião tem a ensinar de bom! E agora sei também um pouco sobre a religião Rastafari!

Abraço! :)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: O Rastafari e a filosofia vegana 11 anos 8 meses atrás #4392

Que bacana! Eu já tinha ouvido falar em rastafari, mas pela minha ignorância achava que se tratava apenas de uma ideologia, obrigada pelos esclarecimentos!

Eu acho ótimo quando há este entrelaçamento de princípios! Eu sigo o budismo tibetano e me tornei vegana e budista quase que simultaneamente!

Um abraço Yuri :cheer:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por abelha*---.

Re: O Rastafari e a filosofia vegana 11 anos 7 meses atrás #4399

  • KISH
  • Avatar de KISH
  • Postagens: 127
BOM... EU ATUALMENTE SOU SIMPATIZANTE DO ODINISMO ASATRÚ, MAS EU ACHEI MUITO INTERESSANTE O SEU TEXTO YURI. GOSTEI MUITO!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: O Rastafari e a filosofia vegana 9 anos 8 meses atrás #6080

hipponga! gostei

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
  • 2
Tempo para a criação da página:0.132 segundos