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TÓPICO:
Entrevista 3 16 anos 11 meses atrás #1056
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Oi Cristiane: Bom dia. Apenas agora peguei seu e-mail. Eu estava viajando de férias e só voltei hoje. Ainda posso ajudar respondendo às suas perguntas? Aqui vai: 1. Quais são as alternativas para a substituição da vivissecção na educação? Os recursos que podem ser utilizados para substituir o uso de animais na educação são muito variados e dependem principalmente de qual utilização pretende-se dar aos animais. As alternativas mais simples compreendem a utilizam de bons livros textos, atlas de anatomia e aulas bem dadas pelo professor. Outros recursos são softwares educacionais, filmes, modelos computacionais, manequins e modelos manipuláveis. Há ainda a possibilidade de se realizar procedimentos não invasivos em si mesmo ou em colegas em sala de aula. Estes são apenas alguns exemplos, mas cada professor pode elaborar seu próprio material didático. Por exemplo, existem cirurgiões que treinam sua destreza manual em laranjas. É uma técnica que eles desenvolveram e utilizam para manterem-se treinados. Isto poderia ser utilizado também por seus estudantes. 2. Pq existe uma resistência para que isso aconteça? Por diferentes motivos estamos condicionados a pensar que o aprendizado na área de saúde ocorre apenas quando o estudante é exposto ao sofrimento do paciente, ao sangue etc. Então é natural que, de acordo com nossa moralidade e em nossa escala de valores, façamos preferência pelo uso de um animal não humano do que simplesmente utilizamos seres humanos como cobaias. Ocorre que não é uma questão de utilizar um rato ou um cachorro em vez de um ser humano, como se coloca. Estas não são as duas unicas possibilidades. A formação acadêmica de certa forma ocorre como uma iniciação discipular. O estudante tende a ser como seu instrutor. Se seu orientador adota determinada metodologia de pesquisa, o orientado tenderá a adotar a mesma, sendo que poucas modificações são realizadas ao longo do tempo. É natural que as pessoas continuem seguindo uma metodologia que já está bem estabelecida, ainda que os resultados sejam assumidamente questionáveis. 3. Apesar de estar provado que usar animais na fabricação de remédios não é sucesso garantido, pq essa prática continua? Seria uma forma de especismo, ou está mais ligado ao comércio de animais e produtos? Animais são utilizados na fase de testes de produtos. Certamente os resultados não são garantidos e as empresas sabem disto, mas estes testes são exigência legal para a colocação do produto no mercado. Se fosse interessante para as industrias, certamente estes testes deixariam de ser uma exigência legal, mas a realização destes testes protege a industria contra a ação de consumidores prejudicados. Quando uma industria coloca no mercado um shampoo que não arde nos olhos de coelhos albinos e este passa a causar efeitos adversos aos olhos de bebês humanos, a industria pode se proteger alegando que todos os testes exigidos pela lei haviam sido realizados e que os bebês prejudicados estão dentro de uma curva de efeitos adversos aceitáveis. Isto significa que o produto não necessariamente deverá ser retirado do mercado, mas deverá trazer uma nota informado que determinadas pessoas poderão apresentar problemas com seu uso. Estes consumidores dificilmente ganharão um processo contra esta empresa. 4. Conte-me algum caso de sucesso em que foi implementada alguma alternativa eficaz. Na USP/S.Paulo as aulas de técnicas cirúrgicas não mais utilizam animais vivos. Anos atrás esta disciplina utilizava a cada semestre dezenas de cães que eram submetidos a diferentes procedimentos cirúrgicos e depois eram descartados como lixo. Gradativamente, a professora responsável pela disciplina, Dra. Julia Matera, passou a adaptar uma metodologia de preservação de cadáveres onde os tecidos continuam maleáveis ao longo do tempo. Desta forma, estes cadáveres podem ser manipulados indefinidamente pelos estudantes e não há necessidade de utilização de animais vivos. Espero ter ajudado e desculpe pela demora em responder. abraços Sérgio Greif
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