Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

Saneamento 17 anos 4 meses atrás #835

David Turchick escreveu:

> Sérgio,
> Exatamente que produtos precisam ser testados, no Brasil? E, por exemplo, no caso de produtos inovadores, que não seguem fórmulas já existentes no mercado. Se se quer saber se aquilo pode ser ingerido (digamos, estamos desenvolvendo uma nova bebida), ou se estudar os efeitos daquele produto. Como vc rebate "vcs antivivisseccionistas poderão impedir o progresso tecnológico?". Ou, sei lá, um novo tipo de tinta, não sei, qualquer coisa inovadora (é difícil dar exemplos de coisas inovadoras, senão ficaríamos ricos).
> Me tira mais uma dúvida. Como é a resposta de que nossa qualidade de vida cresceu devido ao maior saneamento, e não aos testes? Quais são as datas que devemos ter em mente?
> Abraço,
> David


Seu David

Sobre quais testes são necessários, dê uma lida aqui guiavegano.com.br/forum/viewtopic.php?t=...a409b5d843c92bbcfa8a

Sobre os produtos que você perguntou - depende. Alimentos não precisam ser testados, a não ser se o produto inovador é um aditivo alimentar químico. Tintas em geral precisam de testes, mas principalmente as que são de uso doméstico ou que podem de alguma forma afetar o meio ambiente. De qualquer forma, se for de interesse dá pra tentar burlar estes testes com justificativas bem embasadas. A única coisa que na minha opinião não tem jeito são os medicamentos.

A reforma sanitária foi um processo, não tem data exata. No mundo latino já existia no tempo dos romanos, que em vez de enterrarem suas fezes perto dos poços de água construíram aquedutos e sistemas de afastamento de esgotos. Podemos citar o inicio desta preocupação em muitas partes do velho mundo no século XIX e nas Américas a primeira metade do século XX, mas é importante se ter em mente que isto não pegou de uma vez em todos os lugares. Veneza ainda é uma imundície, nada comparado, por exemplo, com Paris. Podemos dizer que esta reforma ainda não está completa, veja o caso do rio Tietê e a percentagem de casas que possuem água encanada e sistema de coleta de esgotos.

Mas tudo não se resume a água chegando e esgoto saindo. Outro ponto é que no século XVIII e XIX os estábulos passaram a ser do lado de fora das casas. Antes disto, os animais moravam junto com os fazendeiros. Com a revolução industrial as pessoas foram morar nas cidades e as velhas doenças do campo foram substituídas por novas doenças. A extinção das velhas doenças tem sido atribuídas às vacinas, mas é natural que elas estivessem em declínio com a mudança nos hábitos de vida da população

abraços

Sérgio

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
Tempo para a criação da página:0.112 segundos