Skip to main content

Fórum Vegano

A "dieta do creme de amendoim": alternativa saudável para o coração em relação ao azeite

crocante.jpg

Redutoras de colesterol, dietas com baixos índices de gordura tiveram importante papel na redução do risco de doenças do coração, sendo a mais conhecida aquela da American Heart Association, denominada "Step II". Esta limita a gordura a menos de 25% das calorias e substitui a gordura perdida por carboidratos. Porém, recentes pesquisas sobre gorduras mono-insaturadas (em inglês, MUFAs, encontradas em azeites e alguns outros óleos) sugerem que baixos índices de gordura podem não ser necessariamente a melhor alternativa para garantir a saúde do coração.

Kris-Etherton et al fizeram uma comparação de três dietas: a dieta Step II (25% de gorduras), uma dieta com elevados níveis de MUFAs (34 a 36% de gorduras) e dieta americana comum (34% de gorduras). A dieta com altas concentrações de MUFAs reduziram o risco de doenças cardiovasculares em cerca de 20,6%, contra uma redução de 12% advinda da dieta Step II.

A dieta à base de MUFAs contraria tudo que se sabia sobre a prevenção das doenças do coração, pois possui grandes quantidades de gordura. Ao invés de substituir as gorduras perdidas por carboidratos, a dieta com alto índice de MUFA completa a "equação da gordura" com quantidades crescentes de várias gorduras mono-insaturadas diferentes.

Para aumentar o número de escolhas possíveis para os consumidores, os pesquisadores estão testando a eficácia de outras fontes de MUFA além do azeite, enfocando o creme de amendoim e seu óleo.

Dos 22 indivíduos que participaram do estudo, aqueles com níveis iniciais elevados de LDL apresentaram maiores reduções do risco de doenças cardiovasculares na dieta com alto teor de MUFAs, sem afetar as concentrações de HDL.

A dieta Step II reduz as concentrações de LDL e HDL. Indivíduos sob regime de MUFA que fizeram a "dieta do creme de amendoim" alcançaram praticamente os mesmos benefícios de saúde que aqueles que fizeram a "dieta do azeite", ou seja, redução de 21% do risco cardiovascular contra 26%, relacionado ao óleo de oliva.

Há muitas semelhanças bioquímicas entre os dois óleos e benefícios extras do óleo de amendoim devido ao alto conteúdo de proteínas do mesmo (25 a 30%). O amendoim não é uma grão verdadeiro, mas sim, um legume, sendo único no reino vegetal, contendo os ácidos graxos saturados mais benéficos para o coração. O estudo foi publicado na edição de novembro de 1999 de American Journal of Clinical Nutrition.

 

  • Criado por .
  • Acessos 11985