Skip to main content

Fórum Vegano

Muffins e a magia do natal

bolinho-limao-papoula

Estou correndo contra o tempo essa semana, mas acho que esse é um comportamento generalizado no final do ano. Entre o trabalho, os projetos e os compromissos, ando me alimentando de vitamina de banana e ignorando solenemente a bagunça da minha casa. Pra agravar a situação viajo depois de amanhã e estou longe, longe de ter começado os preparativos pra viagem. Tudo que eu queria era me esconder embaixo dos cobertores e só sair de lá quando a fada da faxina tivesse passado, arrumado a casa, feito o jantar e preparado minha mala. Eu sei que a fada da faxina não existe, mas isso não me impede de sonhar com ela. Também queria que uma secretária com poderes mágicos fizesse o meu trabalho, escrevesse os artigos que tenho que escrever e respondesse meus e-mails. Eu sei, eu sei, secretária com poderes mágicos também não existe, mas é quase natal e tenho o direito de sonhar um pouquinho. Não tem gente que espera um velhinho vestido de vermelho aparecer?

Como não tenho muito tempo pra escrever hoje e essa é minha última oportunidade de postar uma receita aqui antes de pegar um avião rumo ao velho mundo, vou ser breve. Muffins de limão e semente de papoula. Leve, perfumado, delicado. Simplérrimo de fazer. Delícia com um cafezinho ou uma xícara de chá. Amém.

 

Muffins veganos de limão e semente de papoula

É essencial fazer esses muffins no dia anterior ao que você quiser degustá-los. O sabor e a textura melhoram 100% depois de uma noite de repouso na cozinha. Se você não encontrar iogurte natural de soja e não quiser tentar fazer  o seu em casa, pode usar um iogurte de soja de pêssego. Só não esqueça de adaptar a quantidade de açúcar, já que iogurte de fruta é super doce. O sabor ficará diferente, claro, mas acredito que fique bom também. Se alguém testar, por favor divida os resultados comigo. Eu tenho uma tolerância mínima pra doce então sempre uso 50% menos (às vezes 70% menos!) açúcar nas minhas sobremesas, em comparação às receitas convencionais. Se você acha que a doçura dos bolos tradicionais não tem nada de anormal use 1x de açúcar ao invés de ½ x, mas pelas caridades não me ofereça seus muffins que eu não como de jeito nenhum!

1x de iogurte de soja natural (não adoçado)

½ x de açúcar demerara

1/3 x de óleo de girassol

1cc de extrato de baunilha

raspas e suco de 1 limão

1x de farinha de trigo

1/3x de amêndoas em pó

2cs rasas de sementes de papoula

2cc de fermento

Aqueça o forno em temperatura baixa. Misture bem o iogurte, açúcar, óleo, baunilha, suco e raspas de limão. Peneire a farinha e o fermento sobre a mistura, acrescente as amêndoas em pó e as sementes de papoula e mexa delicademente com um batedor de arame (tipo fouet) até ficar homogêneo. Coloque forminhas de papel dentro de formas de muffin e despeje a massa com cuidado. Minhas formas são pequenas então usei 2cs (bem cheias) de massa pra cada muffin. Asse até passar no teste do palito e ficar ligeiramente dourado. No meu forno meia hora é suficiente, mas o tempo pode variar de acordo com o seu forno. Não esqueça: espere até o dia seguinte pra comer seus muffins. Rende 12 muffins (se suas forminhas forem do tamanho da minha, claro). Você também pode despejar a massa em uma forma untada e enfarinhada e fazer um bolo grande, ao invés de muffins, mas isso é bem menos divertido.

Fonte: papacapimveg.wordpress.com

  • Criado por .
  • Acessos 12597