Skip to main content

Fórum Vegano

Afinal, o que é ser vegetariano?

À primeira vista parece simples responder o questionamento acima, entretanto os vegetarianos em seu cotidiano sabem como a população confunde e não sabe exatamente o que é ser vegetariano. Pode-se perceber tal desconhecimento pela comum oferta de peixes, frango e até embutidos como opções para os vegetarianos.
De acordo com a American Dietetic Association (2003), vegetariana é a pessoa que não consome carne de qualquer espécie (bovina, suína, peixes, mariscos, etc.) ou qualquer produto que a contenha (embutidos, gelatina, caldos de carne, etc.). Para Slywitch (2006), o não consumo de produtos que implicaram na morte de qualquer ser do reino animal significa receber a denominação de "vegetariano".


A forma de se alimentar popularmente dita de "eu como de tudo" é conhecida como dieta onívora, que Cozzolino (2005) define como a pessoa que não tem restrição formal ou nenhum constrangimento em comer qualquer tipo de produto animal, inclusive carne.
A dieta vegetariana pode ser dividida em três principais grupos, que são:
* Ovolactovegetariana: essa é a opção da maior parte dos vegetarianos, a qual restringe apenas o consumo de carnes, aceitando, na sua dieta, todos os alimentos de origem vegetal, laticínios e ovos.
* Lactovegetariana: como o próprio nome já diz, este grupo consome além de alimentos vegetais, os laticínios, excluindo, portanto, as carnes e os ovos.
* Vegana: dieta baseada exclusivamente de produtos de origem vegetal.

Weinsier (2000) sugere que o termo vegetariano seja substituído na literatura cientifica por "Plant Based Diet", ou seja, dieta baseada em alimentos de origem vegetal. Segundo o autor, o termo vegetariano acarreta uma conotação não nutricional e também pejorativa, visto que a dieta exclui um alimento (carne), enquanto que a dieta baseada em alimentos de origem vegetal enfoca os benefícios à saúde demonstrados pela literatura desses alimentos.

Referências
Position of the American Dietetic Association and Dietitians of Canada: Vegetarian diets. J Am Diet Assoc. 2003 Jun;103(6):748-65 Slywitch, Eric. Alimentação sem carne: guia prático: o primeiro livro brasileiro que ensina como montar sua dieta vegetariana, São Paulo: Palavra Impressa, 006.
Cozzolino, Silvia Maria Franciscato. Biodisponibilidade de nutrientes - Barueri, SP: Manole, 2005.
Winsier R. Use of the term vegetarian, Am J Clin Nutr 71(5):1211-12, 2000.



Fonte: http://eduardoburiola.blogspot.com/

  • Criado por .
  • Acessos 13559