Fórum Vegano

Produtos Veganos

Queijo Vegano de Castanha de Caju e Amêndoas

Queijos Veganos

A demanda por produtos que simulem a textura, cheiro e sabor de queijos tem crescido em todo o mundo, impulsionada em grande parte pela constatação dos efeitos negativos do leite e seus derivados lácteos sobre a saúde. No entanto uma simulação convincente das propriedades do queijo feito a partir de insumos mais saudáveis, geralmente de base vegetal, sempre foi um desafio. Em 2012 iniciamos nossa produção artesanal de queijos de caju no Brasil, desde então temos aprimorado os produtos continuamente, buscando novos sabores e texturas. Role a página e descubra mais sobre a produção de queijos veganos a base de caju ou amêndoas!

Os insumos mais baratos comumente usados com este objetivo, taiscomo a soja, batata e amidos de vários tipos, somados a aromas artificiais, frequentemente produzem resultados inferiores às expectativas do consumidor. Com o objetivo de melhorar as características sensoriais e aceitabilidade do queijo de origem vegetal, realizei uma pesquisa ampla, que culminou com o uso – já difundido na culinária vegana crudívora - de fermentações a base de castanhas de caju, usando para tal Rejuvelac, um composto elaborado predominantemente a partir de grãos de trigo fermentados, mas passível de produção comoutros grãos.

Somos pioneiros na produção de queijo de caju no Brasil!

Testes comprovaram que a castanha de caju e também a amêndoa são insumos ideais para simular o sabor de um produto lácteo. Outras nozes apresentaram resultado indesejado de sabor ou textura, podendo servir apenas como coadjuvantes para produzir novos e exóticos sabores quando adicionadas em proporções inferiores a castanha de caju. As amostras de produtos de todas as formulações resultaram em boa aceitação sensorial na avaliação dos atributos aparência, sabor, textura, odor e aceitabilidade geral. Todas derivam de uma massa base fermentada, a qual pode adquirir complexidade de textura e sabores com a adição de outros ingredientes, tais como Nutricional Yeast, gelatina de algas (Agar), cenoura (corante e carbo-hidrato) e gorduras. O método permitiu a produção de produtos bem próximos a alguns queijos mais populares no mercado brasileiro, tais como o Prato e o Minas, sem a necessidade de adição de aromas de nenhum tipo.

       

Somos pioneiros na produção de queijo de caju no Brasil!

Leia mais: Queijo Vegano de Castanha de Caju e Amêndoas

  • Acessos 10995