Skip to main content

Conhecimento Vegano

Restaurante é flagrado vendendo sushi de baleia em extinsão

resized_the_hump_restaruantUm restaurante de Santa Monica, Califórnia está sendo processado por procuradores federais por servir carne de espécies ameaçadas, a baleia sei, como prato de sushi. Foram descobertos como parte de uma investigação secreta na qual um grupo de veganos se sacrificou comendo carne de baleia em três ocasiões como forma de ganhar a confiança do Chef do restaurante de acordo com a  Associated Press report.

As duas mulheres foram ao restaurante chic em Santa Monica, com uma camera escondida fornecida pelo ganhador do Oscar, Diretor de A Cova, Louie Psihoyos. Pediram mais de 600 dolares em pratos, de acordo com a reportagem,  sempre aumentando a exoticidade do prato a cada vez, finalmente solicitando carne de baleia. O Sushi Man então as serviu carne de baleia sei, espécie em extinção. As duas senhoras guardaram um pedaço da carne e levaram para análise de DNA o que confirmou que era carne de baleia, especificamente da baleia Sei.

Investigadores da NOAA testemunharam a venda ilegal de sushi de baleia

Na terceira visita ao restaurante, as duas veganas disfarçadas foram acompanhadas de agentes da Agência Administração de Oceanos e Atmosfera ( National Oceanic and Atmospheric Administration ) que se sentaram perto de onde o chefe preparava os sushis, observando o Chefe Kiyoshiro Yamamoto trabalhar. Em certo ponto depois de ter recebido o pedido por carne de baleia, ele saiu do restaurante para receber uma pacote embrulhado em plástico, provavelmente a carne de baleia. Pode-se apenas presumir que tal carne estivesse devidamente refrigerada enquanto foi transportada de carro.

Chefe adimite culpa

O chefe  Yamimoto admitiu em interrogatório ter servido carne de baleia Sei, já o dono do restaurante aceitou a responsabilidade pelo ocorrido e vai pagar a multa que pode chegar a  $200,000, vão ser necessários alguns bons clientes como estas moças que pagaram $ 600 dólares por refeição para compensar esta multa.

Origem da carne de baleia Sei é desconhecida

Não é conhecida a origem das baleias usadas no sushi, porém é sabido que o Japão caça baleias com o falso pretexto de pesquisa científica, porém posteriormente tais animais vão para os supermercados japoneses e viram de tudo, até ração pra cachorro. As baleias Sei são legalmente caçadas pelos povos do Alasca e Cánada, mas a venda desta carne é proibida mesmo para eles.

baleia-sei-6

Baleia Sei

 

Tradução Livre: Guia Vegano

Fonte: www.examiner.com

 

 

  • Última atualização em .
  • Acessos 10268