Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO:

Re: Ética x Bichos de Estimação 16 anos 5 meses atrás #1327

Nunca li esse conto, parece interessante. Sabes de algum site q tem esse conto?

Florianópolis é uma cidade cheia de contradições.(tb sou de Fpolis)

Aqui todo mundo vive falando de ir pra praia, achando a coisa mais maravilhosa do mundo. Mas essas pessoas não se ligam que elas mesmas estão degradando esses ambientes: depositando lixo na areia, construindo casas à beiramar, espantando os peixes com barcos, jet-ski e iates, aterrando mangues, destruindo um equilíbro ecológico que já existia antes da invasão humana naquele bioma.

O mais incrívelmente estúpido essa história que boa parte da economia daqui vem diretamente ou indiretamente pela natureza. Ou seja pela Pesca, criação de moluscos ou pelo Turismo de verão.


Se notares bem, todas as pessoas curtem uma praia ou ir pra um sítio. Basta um feriadão que todos fogem da cidade. Parece algo que vem da essência da pessoa essa necessidade de estar próximo da natureza, aí eu vejo um dos motivos de as pessoas quererem ter animais de estimação (voltando brevemente ao assunto inicial).

Notei bem isso quando morei em Porto Alegre, chegava nos meses de janeiro e fevereiro e dava pra perceber que havia menos carros nas ruas, menos pessoas andando pela cidade. Parecia outra cidade, parecia uma cidade fantasma nos finais de semana. E não por acaso, a presença canina lá é muito maior, é bem comum ver as pessoas passeando com o cachorro tarde da noite =O

Pessoalmente, acho uma idéia absurda as pessoas querer fugir toda hora dos seus próprios lares. Porém, muito mais "fácil" comprar uma casa na praia do que reivindicar melhores condições de vida nas cidades.

Tem um blog pró-bicicleta que eu acho legal: apocalipsemotorizado.net

Queria escrever mais mas não estou com tempo, hehehehe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re:Ética x Bichos de Estimação 15 anos 9 meses atrás #1529

No caso de animais domesticáveis,

eles têm suas vantagens em se associar ao homem. Abrigo, comida, carinho, etc. Obviamente, se a demanda acaba promovendo o crescimento de uma indústria de filhotes ("puppy mills"), temos uma situação. No meu caso específico, a convicência com um cão foi o gatilho para adotar uma dieta livre de carne.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re:Ética x Bichos de Estimação 15 anos 3 meses atrás #1771

  • Rath
  • Avatar de Rath
  • Postagens: 51
Ainda não refleti muito sobre o assunto, apenas quando ouço alguém falar sobre ou quando penso em adotar um animal para me fazer companhia. Nessa hora percebo o quão egoísta é a idéia, e desisto.

Manteria uma cultura de criar animais para companhia humana, sendo que existem mais de 6 bilhões de nós no mundo.

Claro, o animal tem comida garantida e abrigo da chuva. Mas e seus instintos básicos de caça, busca de alimento e reprodução? Exploração de território?

Se a idéia de parar de comer carne ou usar produtos de origem animal é a quebra de um tabu onde esta exploração deve estar presente e, pior, ser a base da alimentação humana e utensílios humanos, que se quebre a idéia de escravizar animais para nosso prazer.

Com certeza eles são mais felizes soltos.

Os que hoje estão em abrigos ou nas ruas ficariam melhores com humanos? Talvez sim. Eu, particularmente, não gostaria de comer a mesma ração industrializada todo santo dia e viver preso, sem poder ir atrás de uma mulher quando a achasse atraente, ou ir conhecer o que tem na cidade vizinha...

Mas o hábito de adotar (comprar é terrível) também reforçaria o tabu de se ter um animal como companhia, ao invés de alguns dos mais de 6 bilhões de humanos no mundo?

A idéia, pelo menos de minha parte, é uma revolução nos hábitos, naquilo que temos como normal.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Ética x Bichos de Estimação 14 anos 9 meses atrás #1946

Creio que pelo fato de alguns animais como os cachorros e os gatos já não terem mais um habitat natural, é relevante a um vegan cuidar de um animal de estimação, já que o mesmo não sobreviveria estando em algum outro lugar.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Ética x Bichos de Estimação 14 anos 9 meses atrás #1947

  • Rath
  • Avatar de Rath
  • Postagens: 51
Por esta linha de pensamento, vamos precisar de bastante espaço para manter todos os animais dos quais roubamos o habitat natural...

Proteger o que ainda resta de mata virgem e reflorestar me parecem soluções melhores.

Pessoas que dizem amar animais, mas continuam com a mente funcionando na posse, vão querer "ter" um bixo pra si. Ou melhor, ser "dono" de uma vida, além da sua (que por si só já não é fácil de cuidar bem), escolhendo qual o espaço onde essa vida vai circular, quando, onde vai fazer as necessidades, quando vai cruzar (se é que vai um dia), etc... é um "Tamagoshi" vivo... Soa egoísta?

Quanto a estes escravos da carência humana, meu ponto de vista é também deixar de reproduzí-los só para sanar falta de abraço e atenção... uma solução processual, não imediata. Mas... that's just me.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re:Ética x Bichos de Estimação 13 anos 3 meses atrás #2457

Ter bichos de estimação e ser vegano não é contraditório, ao contrario, quando você passa a não ver o animal como alimento mas como irmão, amigo, primo, parente próximo e igual, então você não vai deixar esse irmão na rua, perdido, doente, faminto.

Do mesmo jeito que você acolheria um humano necessitado pode e deve acolher um ser de outra raça que precisa

Seja num apartamento, casa, sitio, mansão no morumbi, isso não importa para aquele que esta com fome, sede, doente, tomando chuva e sentindo frio.

Um animal prefere mil vezes um pequeno espaço com respeito, comida e carinho do que a grande rua com desabrigo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3
Tempo para a criação da página:0.130 segundos