Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO:

Assunto incômodo. Sobre as plantas e animais. 16 anos 2 meses atrás #1371

Boa tarde, gente!

Há tempos que certo assunto me incomoda, e talvez esse espaço me ajude, já que poderei conhecer mais opiniões sobre o tema.
Um dos motivos que me fizeram virar vegetariana, foi a questão animal, pois eu não concordava/concordo com a exploração e maus-tratos a que eles são submetidos.
Uma coisa muito comum, acho que pra todos os vegetarianos, é ouvir pessoas comentando, muitas vezes brincando, que as plantas também são seres vivos e que ao come-las, também estamos matando. Sempre usei a desculpa de que as plantas não possuem sistema nervoso central, por isso não sentiriam dor; ou simplesmente dizia que eu precisava me alimentar de algo, então preferia matar uma planta a matar um animal. E aí que está a questão.
Um amigo, em uma conversa, me mostrou seu ponto de vista, disse que não comer animais e comer plantas é apenas se enganar, pois por mais que as plantas aparentemente não sofram, elas também estão vivas. Sendo assim, seria uma ilusão pensar que estamos salvando vidas, pois no lugar dos animais, matamos plantas. E não estamos submetendo as plantas a um tipo de exploração também? Não estamos matando do mesmo jeito? Achar que a vida de um animal vale mais que a vida de uma planta, não seria um tipo de preconceito? E se houvesse uma matança de animais sem sofrimento, se eles pudessem viver livres e morressem sem dor, não seria o mesmo de matar uma planta, já que, até onde sabemos, ela não sente dor?
As frutas, por exemplo, poderiam até ser "destinadas" à alimentação, por ser uma forma de sobrevivencia das plantas, já que ao come-las, o animal acaba espalhando suas sementes, não é? Mas arrancar uma planta do solo, tirar pedaços que ela não possa repor naturalmente, o que seria isso? Matar?
Isso tudo tem me deixado bastante confusa, estou cheia de dúvidas!!! Por isso resolvi escrever aqui. Não quero com isso questionar a exploração animal, mas saber como ficam as plantas no meio de tudo isso, questionando a filosofia de vida que muito de nós escolhemos, que é contra o sofrimento,a exploração, a morte.
Não seria mesmo só uma ilusão de que se está fazendo algum bem não comendo animais, quando por outro lado, se mata mais plantas? Costumo pensar que só o fato de estarmos nesse mundo, já gera algo negativo para a natureza, e o vegetarianismo se mostrou como uma saída pra minimizar esse sofrimento, mas de qualquer forma, ele ainda existirá. O que vocês acham de tudo isso?
Muito obrigada pela atenção!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Assunto incômodo. Sobre as plantas e animais. 16 anos 1 mês atrás #1384

hey marina ^^

eh então...eu estava mais ou menos na mesma condição...

Mas acabei chegando a uma conclusão....sendo vegetariana, você mata ainda menos plantas, lembre-se que para o gado são desmatados varios hectares para alimentá-lo, ou então para a própria pastagem.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Assunto incômodo. Sobre as plantas e animais. 16 anos 1 mês atrás #1388

Verdade, esse é um ponto importante!!! Não dá pra viver sem afetar o meio-ambiente, não dá pra viver sem se alimentar de alguma coisa (se eu pudesse viver de luz...), e o vegetarianismo me parece ser uma das melhores alternativas, quanto à alimentação, de menos agressão à vida no planeta! Não posso fazer tudo, mas posso ser vegetariana!!!
Muito obrigada pela sua opinião, tá?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Assunto incômodo. Sobre as plantas e animais. 16 anos 1 mês atrás #1390

Que é isso, imagina ^^

fiquei mto tempo tempo pensando sobre isoo também...mas aí me vaio essa luz xD
imagina...além das plantinhas que são mortas em menor quantidade, imagina quantos e quantos habitats estão sendo destruídos também...acho que ser vegetariana é o meio de afetarmos menos o ambiente ~

pois eh...quem dera sermos seres fotossintetisantes... xD

seria perfeito ~!! XD

teh mais ;3

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Assunto incômodo. Sobre as plantas e animais. 16 anos 1 mês atrás #1393

Eu levei essas questões para as listas de discussão do yahoo: "veg-brasil" e "abolicionistas", e recebi várias mensagens e opiniões que me fizeram refletir bastante! Vale a pena ir lá e dar uma lida!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Assunto incômodo. Sobre as plantas e animais. 16 anos 1 mês atrás #1396

Realmente, vegetarianismo é um desafio a consciência das pessoas.

Fico contente em saber que cada vez mais pessoas estão mergulhando nesse desafio.

Por causa dessas discurssões que eu acho que não tem como existir ex-vegetarianos. Embora já tenha ouvido falar que algumas pessoas se chamando de ex-vegetarianos.


Por favor, poste links dessas listas de discurssões do yahoo. =D

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3
Tempo para a criação da página:0.140 segundos