Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO:

Re: Assunto incômodo. Sobre as plantas e animais. 16 anos 2 meses atrás #1407

Ex-vegetarianos? Como é possível? Vegetarianismo, pra mim, é muito mais do que não comer carne!

É possível ler as mensagens sobre esse tema nesses dois grupos, indo na parte de mensagens, e fazendo uma busca na barrinha que aparece na parte superior da página:

Do grupo veg-brasil, fazendo uma busca por "Assunto Incômodo":
br.groups.yahoo.com/group/veg-brasil/

e

Grupo Abolicionistas, fazendo uma busca por "Primeira participação":
br.groups.yahoo.com/group/abolicionistas/

Abraços!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re:Assunto incômodo. Sobre as plantas e animais. 16 anos 2 meses atrás #1416

Olha, achei aqui no próprio Guia Vegano um artigo bem legal sobre o assunto:
www.guiavegano.com.br/artigos/gary/faq.htm
Tenham um bom dia!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re:Assunto incômodo. Sobre as plantas e animais. 14 anos 3 meses atrás #2180

Vou fazer alguns comentários sobre o que você escreveu:

Um dos motivos que me fizeram virar vegetariana, foi a questão animal, pois eu não concordava/concordo com a exploração e maus-tratos a que eles são submetidos.

Comigo foi a mesma coisa. :)

Uma coisa muito comum, acho que pra todos os vegetarianos, é ouvir pessoas comentando, muitas vezes brincando, que as plantas também são seres vivos e que ao come-las, também estamos matando.

Sim, é duro escutar esse tipo de bobagem...

Sempre usei a desculpa de que as plantas não possuem sistema nervoso central, por isso não sentiriam dor; ou simplesmente dizia que eu precisava me alimentar de algo, então preferia matar uma planta a matar um animal. E aí que está a questão.

A palavra certa aqui é argumento e não desculpa. Você está certa. A questão para preferir alimentar de plantas a animais é exatamente que plantas são incapazes de sofrer. Além disso, ainda que a vida em si mesma fosse um valor, a dieta vegetariana consome menos plantas do que uma dieta onívora (já que plantas são usadas para alimentar os animais que você comerá).

Um amigo, em uma conversa, me mostrou seu ponto de vista, disse que não comer animais e comer plantas é apenas se enganar, pois por mais que as plantas aparentemente não sofram, elas também estão vivas. Sendo assim, seria uma ilusão pensar que estamos salvando vidas, pois no lugar dos animais, matamos plantas. E não estamos submetendo as plantas a um tipo de exploração também? Não estamos matando do mesmo jeito? Achar que a vida de um animal vale mais que a vida de uma planta, não seria um tipo de preconceito? E se houvesse uma matança de animais sem sofrimento, se eles pudessem viver livres e morressem sem dor, não seria o mesmo de matar uma planta, já que, até onde sabemos, ela não sente dor?

O seu amigo está equivocado. Primeiro, não é enganar-se preferir matar plantas a matar animais. O que está em jogo não é a morte simplesmente, mas a capacidade do ser vivo sentir dor e ter interesses que podem ser desconsiderados por alguém. É fundamental para a própria idéia de exploração que o explorado seja prejudicado com a exploração. Ora, se uma planta é incapaz de pensar, ter emoções ou sentir qualquer coisa, como ela pode sofrer ou ter algum interesse? Do mesmo modo que ao chutarmos uma pedra não fazemos mal a ela, não fazemos mal a uma planta por chutá-la (ou comê-la...)Tanto a pedra quanto a planta são absolutamente incapazes de sentir ou desejar não serem chutadas. Não é uma questão de qual vida vale mais, e sim uma questão de quais seres são sujeitos de consideração moral.

As frutas, por exemplo, poderiam até ser "destinadas" à alimentação, por ser uma forma de sobrevivencia das plantas, já que ao come-las, o animal acaba espalhando suas sementes, não é? Mas arrancar uma planta do solo, tirar pedaços que ela não possa repor naturalmente, o que seria isso? Matar?


Sim, seria matar. Isso seria moralmente ruim? Não. Uma vez que plantas não são sensientes é indiferente para elas estarem vivas ou não.

Não acredito que só o fato de estarmos nesse mundo já gere algo de negativo para o planeta. O que gera algo de negativo são nossas ações e escolhas que desconsideram os interesses alheios - seja o de homens ou animais. Felizmente, elas podem ser mudadas. Adotar o vegetarianismo é uma maneira ética de se lidar com a alimentação e com a preservação ambiental.
Entendo que você tenha dúvidas a respeito desses assuntos. É perfeitamente normal, afinal o vegetarianismo ainda é uma posição minoritária e temos que lidar com séculos de preconceito até que as pessoas venham a aceitar que animais são sujeitos de consideração moral. De qualquer forma, isso é uma causa que vale a pena, e fico feliz de saber que você se dedica a ela também.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re:Assunto incômodo. Sobre as plantas e animais. 14 anos 3 semanas atrás #2241

[green]Sabiam que existem animais fotossintetizantes? Com a ajuda dos avanços no campo da genética, esta seria a solução para a fome no mundo. xD

Muitas pessoas já me disseram que as plantas também merecem viver. Mas, como já falaram, comer carne significa matar animais e plantas, uma vez que o animal precisa se alimentar.

E pensando melhor, dependendo da dieta do vegetariano, são poucas plantas mortas. Sementes, frutas e alguns legumes não causam a morte da planta. =]

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re:Assunto incômodo. Sobre as plantas e animais. 13 anos 3 meses atrás #2458

As plantas são seres vivos e portanto você esta também causando a morte de outro ser, mas vamos analisar, comeu uma cenoura outra pode ser plantada, comeu uma fruta plante a semente, é possivel reproduzir esse ser, já num animal existe uma identidade que é totalmente extirpada com a sua morte, mesmo que se crie outro animal é totalmente outro, não é a continuidade daquele primeiro.
O ato de alimentar é se nutrir sempre de outro ser, o vegano faz a opção de uma agressão menor, mas podemos ir além, plantando arvores frutiferas, jogando sementes por ai, não cortando o chamado "mato" do jardim, deixando a natureza tomar uma parte do seu curso comum.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Assunto incômodo. Sobre as plantas e animais. 12 anos 6 meses atrás #2682

è interessante ver como algumas pessoas ainda levam as questões da pratica vegetariana para questoes cristãs, pois o vegetarianismo acredito eu não é uma questão de matar plantas ou animais, pois o ato de matar seria o pecado e se vc esta matando plantas ou animais, vc seria um pecador!
neste caso, não podemos ver como as plantas sofrem quando são aparadas ou colhidas, no entanto os animais... podemos realmente ver que eles sofrem e realmente perderam a vida e nem se movimentam quando estao mortos! ja as plantas podem se recompor com ajuda da agua ou da terra e se a replantarmos ou se a colocarmos em um vaso com agua elas poderão se recompor ou mesmo renascer!! Fica ai meu comentario e muita força e energia para todos!:)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3
Tempo para a criação da página:0.140 segundos