Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me

TÓPICO:

o olhar da sociedade 12 anos 2 meses atrás #3413

Olá a todos!

Nao encontrei nenhum tópico semelhante a este (se houver, me desculpem);

Fui por muitos anos ovo-lacto vegetariana, mas desde que me tornei vegana, a alguns meses, comecei a observar mais atentamente a reação dos onívoros à filosofia vegana. Tenho percebido, de diversas formas, e em diversos ambientes (seja entre familiares, seja entre amigos ou conhecidos, seja em comunidades virtuais, ou opinioes de figuras públicas) que há um incômodo significativo dos onívoros em relação aos veganos. Em alguns casos, o incômodo transforma-se rapidamente em ofensa pessoal.
Percebi que grande parte dos onívoros sentem-se atacados, como se os vegetarianos de forma geral se mostrassem moralmente superiores. Já vi inclusive filósofo (Luis Felipe Pondé, creio que a maioria conheça o figura) chamando os vegetarianos e defensores dos animais e do meio-ambiente de facistas, neo-pagaos bobos, fanáticos e que odeiam outros humanos, dentre outros "elogios" (me parece que esta crença de que vegetarianos e defensores do verde odeiam humanos é muito forte)

Enfim, ainda que obviamente exista radicalismo (como existe em qualquer crença ou ideologia), me parece os vegetarianos de forma geral sao bastante estigmatizados. Gostaria de saber como voces encaram esse olhar da sociedade em geral,como lidam com essas situações. Enfim, qualquer consideração que julgarem interessante sobre o tema será muito bem vinda.

Desde já, agradeço a todos!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: o olhar da sociedade 12 anos 2 meses atrás #3415

Isso acontece porque existem vegetarianos que gostam de ver toureiros se machucarem seriamente em touradas ou pessoas que trabalham em abatedouros sofrerem acidentes de trabalho.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: abelha*---

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: o olhar da sociedade 12 anos 2 meses atrás #3416

Realmente abelha muitos tem essas reações negativas quanto a veganos, mas eu adoro as pessoas que gostam de perturbar ou começam a falar sobre esse assunto comigo, seja com piadinhas ou até tentando tirar sua razão, pois esses eu tenho certeza que aprenderão algo com as minhas palavras, fico triste com aqueles que não são vegans e nem demonstram interesse, não querem nem conversar sobre o assunto, pois é conversando, tendo diversos ponto de vistas que se chega a uma reflexão, sem dialogo não leva a nada, então eu sempre desejo comigo quando estou em um grupo de não veganos que eles comecem a comentar sobre o assunto que ai tenho a chance de ensinar diversas coisas, eu sei que na hora eles dão risada e rebatem mas não tenho dúvida que levará-os a uma futura reflexão. É pelo bem deles e dos animais.

O importante é sempre respeitar o próximo e tentar sempre ensinar os valores dos direitos animais com educação e respeito e sempre lembrar que praticamente todos os veganos um dia também foram não veganos e também eram responsáveis por muitas mortes animais, portanto não há motivo para perder o amor pelo próximo, mas sim ter compaixão e compartilhar os ensinamentos com bondade no coração. E deixe que o tempo faça a transformação na consciência de cada um, como também fez na nossa.

:)

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: abelha*---

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: o olhar da sociedade 12 anos 2 meses atrás #3417

Eu ando tão discrente com a humanidade que nem me importo mais com isso.

Quem pensa diferente da massa é cada vez mais rejeitado em todos os círculos sociais que faz parte.
Em especial um vegano, é rejeitado, discriminado e satirizado. E isso acontece sempre que duas pessoas ou mais estão na presença de um vegano.
Podem perceber, as conversas sobre o assunto nunca são por curiosidade ou interesse inocente dos não-veganos, eles sempre querem encontrar uma falha na ética vegana, ironizam de forma completamente ridícula e desconexa a sua postura (por vezes até com piadas de cunho sexual), tentam desmoralizar a sua opção perante aos outros através de afirmações completamente aleatórias e sem sentido, entre outras coisas...

Perante a uma sociedade onde esse tipo de comportamento, completamente desrespeitoso, é cada vez mais disseminado, eu não faço a menor questão de tentar mudar a cabeça dessas pessoas.
Se eu seria excluído por pensar diferente, prefiro nem dar esse prazer a elas, eu mesmo me isolo. Antes a minha reclusão pacífica do que a interação com pessoas que não têm nada de bom a me oferecer.

Quero deixar claro que não reprovo os veganos que insistem em tentar convencer as pessoas do contrário. Eu mesmo já fui um deles por muito tempo na minha vida, só que chegou uma hora que depois de tanta frustação com a humanidade, eu simplesmente desisti.

Hoje me considero um anti-social convicto e sim, adoro quando os toureiros são atacados pelos touros. E ainda acho que isso é pouco perto do que eles merecem.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: abelha*---

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por Linho.

Re: o olhar da sociedade 12 anos 2 meses atrás #3418

Quanto a tourada eu também sempre torço pro toureiro se ferir, pois isso significa que o touro sobrevive a essa batalha, pois se o touro não ferir o toureiro é 100% óbvio que o toureiro vai matar o touro. A tourada só termina com a morte do touro, não tem um vencedor sem morte, a única chance do touro inocente sobreviver é ferindo ou matando o toureiro.

Agora o que eu desejo mesmo é que acabe as touradas.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: o olhar da sociedade 12 anos 2 meses atrás #3419

Regis, Felizpe e Linho, muito obrigada pelas mensagens :)

Muito bacana ver diferentes pontos-de-vista, e a forma como cada um lida com as situações.

Ando refletindo muito sobre isso atualmente... Fiz algumas mudanças significativas na minha vida de um tempo para ca, e uma das mais importantes foi justamente o veganismo. E o que vêm me espantando (e decepcionando, também) é notar a resistência da grande maioria das pessoas a todo tipo de crença/ pensamento nao-usual à cultura da qual se faz parte (como comenta o linho). Até mesmo de pessoas que são supostamente mais esclarecidas culturalmente, não costuma ser diferente... é algo chocante, meio custoso de se aceitar. E eu sou uma pessoa bem na minha, quase não falo no assunto, respeito as escolhas de cada um... o que faço eventualmente é compartilhar mensagens de grupos veganos em redes sociais, mensagens com as quais concordo e que acredito possuirem conteudo informativo ou uma reflexão positiva (mas parece que isso é especialmente ofensivo para alguns, rs)

É difícil saber lidar com a carga de preconceito que vêm de todos os lados, inclusive da família.

E sabem, não é só voltado ao vegetarianismo; noto que pessoas que defendem os direitos dos animais ou do meio ambiente (ONGs que cuidam de animais de rua, que defendem o meio ambiente, etc) sao tidos como loucos radicais... isso me parece tão descabido, como se fosse impossível ter compaixão e respeito por todas as formas de vida, inclusive a humana!

Talvez tenha raízes no especismo - se você defende os animais, vira automaticamente um traidor da espécie humana... será essa a "lógica"?

Eu, pessoalmente, nao me julgo superior aos outros por ser vegana. Acredito que a mesma capacidade que tive de me sensibilizar pelo sofrimento animal está em todos, só falta "acessá-la" (gostei muito da sua mensagem, Felizpe); além disso, existem muitos tipos de inteligência e consciência, e o fato de ter despertado para uma não nos faz mais evoluído em todas, obviamente.

Me assusta sobretudo, ver pessoas influentes com um discurso tão preconceituoso e generalizante..!

Enfim, acho que ainda tenho algo a refletir antes de conseguir ficar segura e confortável da minha postura perante aos demais; no momento estou optando em não falar do assunto, a nao ser que solicitado.

Acho que é nesses momentos que se nota o quanto a exploração animal é algo fortemente irraigado e que não mudará facilmente:unsure:

Abraços para todos
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Felizpe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por abelha*---.
Tempo para a criação da página:0.135 segundos