Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me

TÓPICO:

Re: o olhar da sociedade 12 anos 1 mês atrás #3521

mau.felipe;

Meu nome é Débora sim! Inclusive postei lá no tópico de apresentações :-)

Acho que sua participação aqui válida, muito bacana vc se interessar em conhecer mais sobre o assunto; mas admita que não é o caso da maioria...

O termo onívoro, ao menos na minha concepção, é pra que se possa fazer referência a quem come de tudo, não é de forma alguma depreciativa, até porque como vc mesmo disse, somos todos de natureza onívora... Mas de toda forma, que termo vc acha mais adequado para fazer essa distinção entre quem é vegan e quem não é?

Entendo o que você diz; entendo que existam veganos pouco tolerantes com quem consome produtos de origem animal; acredito que, quem tem uma postura mais incisiva o faz principalmente por um forte senso de ética, pois veja, ainda que devamos respeitar as escolhas dos outros, para um vegano é muito dolorido observar os hábitos de consumo da sociedade, baseados na exploração animal, e apenas calar, entende? E sinceramente, desde que colocado de forma respeitosa para com o próximo, acho saudável elucidar, trazer as pessoas à consciência de seus atos, para que possam realmente escolher o que fazer, e não seguir o hábito implantado pelo costume social. Concordo que não deve haver condenação, nem de um lado e nem de outro, até porque a maioria dos veganos já comeu carne no passado, e não costuma ser um processo fácil e nem rápido, essa mudança.

Mas creio mesmo que são situações diferentes. É como disse nos posts anteriores - eu sou uma pessoa bem na minha, falo pouco do assunto com quem não é vegan, e ainda assim sinto uma forte reprovação e até afastamento de pessoas que antes eram próximas a mim, porque fazem um julgamento deturpado da minha pessoa baseado nessas escolhas pessoais (não só por ser vegan,também me tornei budista recentemente, e no meu caso foi o avesso à maioria, já que venho de família predominantemente atéia, e que vê com maus olhos meu interesse religioso).

As escolhas pessoais que nós fazemos afetam diretamente nossa vida social, e quanto mais distante do senso comum, mais gera abismos, infelizmente... era essa a proposta quando criei este tópico... sei que não é só um vegano que sofre esse tipo de problema, mas queria conhecer o olhar de outros veganos sobre o assunto, e como lidam com esse problema em específico.

Um abraço.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por abelha*---.

Re: o olhar da sociedade 12 anos 1 mês atrás #3522

Meu caro...

A definição de um ato como crime ou não, quem deu foi o homem. Você não consegue perceber que a linha de raciocínio nessa questão está além das definições que a política humana pode conceber?

É muito conveniente o homem dizer que matar um animal não é crime, pois isso só convém a ele. A outra parte (o animal) não tem capacidade de argumentação para se defender e por isso seus direitos são praticamente impossibilitados de sequer existir.

É o velho exemplo da escravidão. Há pouco mais de 100 anos no Brasil, ainda era comum as famílias abastadas terem escravos. E não era crime abusar fisicamente (ou até mesmo causar a morte) de um escravo caso seu senhor julgasse necessário.

Se liberte das determinações legais para construir sua opinião, elas servem apenas pra atender ao interesse de quem detém o poder e mudam com o passar do tempo conforme esses interesses vão se modificando.

Já a moral e a ética são atemporais.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por Linho.

Re: o olhar da sociedade 12 anos 1 mês atrás #3526

Novamente serei chamado de especista...
Mas vamos lá... Em minha mente limitada, existe uma diferença ENORME entre os direitos humanos e direitos de animais... ninguem está acima da lei... goste voce ou não...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por mau.felipe.

Re: o olhar da sociedade 12 anos 1 mês atrás #3527

Quanto a dizer que o homem é onívoro por natureza, aí vai:

a) Anatômicas e fisiológicas
Um estudo comparativo da anatomia e fisiologia dos animais considerados essencialmente carnívoros e os herbívoros e frugívoros demonstra as seguintes comparações, no mínimo, interessantes para os mais céticos:

Carnívoros
1. têm garras;
2. não tem poros, respiram pela língua;
3. dentes caninos frontais alongados, fortes e pontiagudos para rasgar a carne;
4. ausência de dentes molares posteriores para triturar os alimentos;
5. glândulas salivares pequenas na boca;
6. trato intestinal três vezes o tamanho do corpo.


• Herbívoros/Frugívoros
1. não têm garras;
2. transpiram através de milhares de poros;
3. ausência de dentes caninos frontais pontiagudos;
4. dentes molares posteriores achatados para triturar;
5. glândulas salivares bem desenvolvidas, necessárias à pré-digestão;
6. trato intestinal 10 a 12 vezes o comprimento do corpo.


•Homem
1. não tem garras;
2. transpira através de milhares de poros
3. ausência de dentes caninos frontais pontiagudos;
4. dentes molares posteriores achatados, para triturar;
5. glândulas salivares bem desenvolvidas;
6. trato intestinal 10 a 12 vezes o comprimento do corpo.


Isso é suficiente ou precisa alguma lei te dizer?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: o olhar da sociedade 12 anos 1 mês atrás #3529

Então mau.felipe realmente existe uma enorme diferença entre os direitos humanos e os direitos de animais. E isto ocorre porque na verdade só existe os direitos humanos, os animais não tem nem o direito de criarem os seus próprios direitos, pois eles não falam.

Então cabe a nós humanos, estipular os direitos animais, e para isso primeiro temos que aprender a valorizar suas vidas.

:)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: o olhar da sociedade 12 anos 1 mês atrás #3530

Linho;

só pra constar, sei que esse assunto de sermos onívoros ou não por natureza é muito controverso, conheço essa argumentação que você postou, e concordo... mas depois de ler o livro do Dr. Eric, que também concorda que somos onívoros, resolvi deixar essa questão de lado, até porque é uma daquelas onde não se entrará em um consenso... e pessoalmente falando, se estamos aptos a viver sem carne e saudáveis, o restante deixa de ter tanto peso - ao menos para mim.

mau.felipe:

Existem diferenças entre os animais (incluso o homem), mas isso não significa que um tenha mais direito à vida que outro.

Concordo com o Felizpe e o Linho; se você coloca no âmbito legal, não é crime. Entretanto as leis que conhecemos não servem para definir uma ética universal, pois são tão diversas quanto as culturas que existem. Até numa mesma cultura, as leis são modificadas com o passar dos tempos; então não tem tanta solidez moral. Logo, você pode não estar cometendo crime legalmente falando, mas isso não significa que esse hábito não possa ser questionado, ou que outros não tenham direito de se posicionar contrários a ele (com respeito pela pessoa, sempre)

Não é crime mas não envolve somente a sua vida, envolve muitas outras vidas, aí é que se encontra o X da questão... não tem a ver somente com o que voce pensa ou com o que eu penso, tem a ver com milhares de vidas...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por abelha*---.
Tempo para a criação da página:0.135 segundos