Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me

TÓPICO:

Re: Biscoitos 11 anos 8 meses atrás #4370

Olá Renata, realmente este é um caso que acaba gerando sempre um pouco de desconfiança em todos nós, mas o aromatizante artificial é o mais seguro que existe pois ele não contém nenhuma molécula de origem natural em sua composição segundo as definições da Anvisa! Porém na prática é um assunto que gera dúvida em todos nós! O verdadeiro perigo está nos aromatizantes naturais e até nos aromatizantes sintéticos idênticos aos naturais pois esses sim contém moléculas de origem animal em sua composição segundo também a Anvisa! Eu como o pessoal também não consumo aromas artificiais que tentam imitar carne ou produtos de origem animal, por poder ser usado alguma molécula no meio, mas não posso te afirmar que talvez não exista algum que não contenha nenhuma molécula de origem animal, pois de acordo com o site da Anvisa o artificial é feito sem nenhuma molécula de origem de produtos naturais, agora não podemos esquecer que todas as moléculas artificiais vem de alguma fonte natural, isso é inevitável, portanto sempre gerará dúvidas!

Vou passar pra você aqui o site da Anvisa e lá você aprende tudo sobre os aromatizantes usados nos alimentos pelas empresas ai você mesmo tira suas conclusões, está certo?

www.anvisa.gov.br/legis/resol/104_99.htm

Abraço! :)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: abelha*---

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Biscoitos 11 anos 8 meses atrás #4374

Renata, dei uma lida melhor nesse texto da Anvisa que te passei e mesmo em uma parte dizendo que os aromatizantes artificiais são feitos com substâncias que não são identificados em produtos de origem animal ou vegetal, tem outra parte do texto que se trata de uma área chamada Misturas de aromatizantes/aromas, ou seja nessa parte descobri que até mesmo o aromatizante artificial pode ser misturado com o aromatizante natural, comprovando que até o artificial pode ter moléculas de origem animal!

Vou passar para você o trecho que explica isso, pois o texto é grande! :cheer:

....................................................................................................................................................

2.2.2 Aromatizantes/aromas artificiais

Definição - São compostos químicos obtidos por síntese, que ainda não tenham sido identificados em produtos de origem animal ou vegetal utilizados por suas propriedades aromáticas, em seu estado primário ou preparados para o consumo humano.

2.3 Misturas de aromatizantes/aromas

Os aromatizantes/aromas podem apresentar-se misturados entre si, seja qual for o número de componentes e tipo de aromatizantes /aromas. O aromatizante/aroma resultante será considerado:

a) natural - quando derivar da mistura de aromatizantes/aromas naturais

b) idêntico ao natural - quando derivar da mistura de aromatizantes/aromas idênticos aos naturais com ou sem a adição de aromatizantes/aromas naturais

c) artificial - quando na mistura intervier aromatizante/aroma artificial, com ou sem a participação de aromatizantes naturais ou idênticos aos naturais.

....................................................................................................................................................

Até sublinhei o ponto mais importante onde fala que os aromatizantes artificiais podem ser misturados com os naturais ou idênticos aos naturais! Então o ideal é não consumir!

Abraço! :)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Clécio, abelha*---

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por Felizpe.

Re: Biscoitos 11 anos 8 meses atrás #4379

VAleu Felipão!

Está aí uma ótima referência para pesquisa, a ANVISA!

Abs
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Felizpe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Biscoitos 11 anos 8 meses atrás #4381

  • RenataB
  • Avatar de RenataB Autor do Tópico
  • Postagens: 9
Nossa, valeu mesmo Fezlipe!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Felizpe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Biscoitos 11 anos 8 meses atrás #4383

Não há de que pessoal! Eu é que agradeço pois com esse tópico eu também acabei aprendendo algo que eu não sabia, que os aromatizantes artificiais também podem conter substâncias de origem animal!

Abraços! :)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Biscoitos 11 anos 8 meses atrás #4395

Eu tb não consumo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.139 segundos