Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO:

Re: Veganismo e a esquerda.. 11 anos 4 meses atrás #5095

  • Clécio
  • Avatar de Clécio Autor do Tópico
  • Postagens: 430
Só mais uma observação, eu não preciso ser esquerdista pra não concordar com a fome do mundo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Veganismo e a esquerda.. 11 anos 4 meses atrás #5101

"Existe um grande equívoco na procura de controvérsias em opiniões alheias dentro do veganismo, uma vez que cada indivíduo tem uma razão subjetiva para seguir determinado estilo de vida."

Oi Clécio, como vai?

Eu achei mto bacana o que você escreveu, especialmente este trecho acima. Tenho visto muito este tipo de coisa ocorrer nos grupos virtuais em que observo debates sobre veganismo.

Pessoalmente, não vejo como negativo expormos nossas opiniões, falar sobre temas que acreditamos que permeiam o veganismo (até porque nenhuma fala é plenamente imparcial).
Entretanto, ao invés de focarmos nas divergências para criticar/invalidar quem pensa diferente, talvez fosse mais positivo focarmos nas semelhanças que nos aproximam e respeitarmos essa diversidade dentro do veganismo como algo enriquecedor e positivo.

abs
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Clécio, Felizpe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por abelha*---.

Re: Veganismo e a esquerda.. 11 anos 4 meses atrás #5102

  • Clécio
  • Avatar de Clécio Autor do Tópico
  • Postagens: 430

abelha*--- escreveu: "Existe um grande equívoco na procura de controvérsias em opiniões alheias dentro do veganismo, uma vez que cada indivíduo tem uma razão subjetiva para seguir determinado estilo de vida."

Oi Clécio, como vai?

Eu achei mto bacana o que você escreveu, especialmente este trecho acima. Tenho visto muito este tipo de coisa ocorrer nos grupos virtuais em que observo debates sobre veganismo.

Pessoalmente, não vejo como negativo expormos nossas opiniões, falar sobre temas que acreditamos que permeiam o veganismo (até porque nenhuma fala é plenamente imparcial).
Entretanto, ao invés de focarmos nas divergências para criticar/invalidar quem pensa diferente, talvez fosse mais positivo focarmos nas semelhanças que nos aproximam e respeitarmos essa diversidade dentro do veganismo como algo enriquecedor e positivo.

abs


Fala Abelha!

Disse tudo hein!

Eu tava meio indignado quando escrevi rs, talvez eu tenha deixado muita margem para interpretações negativas. Mas resumindo, eu só acho errado afirmar o veganismo como sinônimo de uma determinada doutrina, andei lendo isso por aí e fiquei muito incomodado.

Eu penso (pensamos) por conta própria, não me sinto bem em ver alguém querer falar por todos sendo que é algo subjetivo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Veganismo e a esquerda.. 11 anos 4 meses atrás #5103

Bom primeiramente gostaria de dizer que sinceramente achei muito bonito o seu texto Abelha, pois é justamente essa diversidade de diferentes modos de pensar que enriquece os conceitos Veganos, pois o Veganismo é uma filosofia de vida baseada nos direitos animais e sendo assim acredito que todo tema relacionado ao respeito animal pode ser útil para se enriquecer nossas condutas, independente de onde venha o conhecimento! Um exemplo disso é a American Vegan Society que foi fundada por um americano de descendência indiana chamado Hom Jay Dinshah, e a American Vegan Society foi fundada com base no Ahimsa, que é um princípio ético-religioso adotado principalmente pelo jainismo e presente também no hinduísmo e no budismo, e que consiste na rejeição constante da violência e no respeito absoluto de toda forma de vida. E até hoje a American Vegan Society publica a revista Ahimsa para todos os Vegans que pertencem à ela! Esse é um excelente exemplo de como um principio de outras ideologias pode ser perfeitamente agregado ao Veganismo, tudo depende do seu conteúdo!

Confesso que da mesma forma que o HerrCesare, não vejo nenhum vinculo do esquerdismo Vegano relacionado à algum código de conduta extremista de imagem negativa, pois para mim os esquerdistas são grupos de Veganos tão importantes quanto qualquer outro, a única diferença é que ao invés de serem mais conservadores preferem ser mais revolucionários. Conflitos entre direita e esquerda sempre existiram e ainda ocorrem todos os dias, um exemplo clássico é o vegetarianismo e o Veganismo, onde muitos vegetarianos acham que os Veganos não passam de vegetarianos extremistas de esquerda, pois quiseram revolucionar o vegetarianismo ao julgar o consumo de leite e ovos como errado, além dos testes em animais, e sendo assim caracterizados como um grupo de vegetarianos radicais! E assim também nos julgam a maioria dos onívoros, como esquerdistas de extrema que querem ir contra os padrões da sociedade e revolucionar todo o planeta, protestando contra qualquer crueldade animal na tentativa de mudar a sociedade por seus princípios, e no fundo eles até tem alguma razão para pensar assim, pois é exatamente dessa maneira que os ativistas se manifestam nas paradas Veg, protestando contra esses atos da sociedade com o objetivo de aboli-los! Bom, independente de tudo devemos sempre respeitar uns aos outros e aceitar todos os diferentes pontos de vista, pois isso se chama liberdade de expressão!

Porém não posso negar também que da mesma forma que o Clécio todos temos o direito de manifestar nossas opiniões em relação à algo que não estamos de acordo, pois da mesma forma que temos o direito de falar o que queremos, também temos todo o direito de comentar ou protestar contra algo que não estamos de acordo! O importante é sempre haver respeito entre ambos os lados, onde ninguém precisa ser chamado de anti-ético por algo que falou em pró do que acredita, pois assim a discussão se torna construtível e saudável, onde podemos sempre aprender uns com os outros! Afinal, é para isso que serve um fórum!

Bom pessoal, gostaria de esclarecer que eu me considero um Vegano de extrema esquerda, portanto sei muito bem que muitos dos meus posts tem fins revolucionários, e essa é justamente a minha intenção quando compreendo que algo está errado e deveria mudar para melhor, sendo assim, meu objetivo é apenas colocar o meu ponto de vista e siga quem for a favor da ideia, minha função aqui é apenas ajudar, ensinar e impulsionar, jamais manipular! As vezes sei que posso parecer meio do contra por causa disso, mas gostaria de esclarecer algo muito importante, meu objetivo aqui nunca foi falar por todos os Veganos, mas sim por todos os animais que não podem falar, afinal para que eu iria querer falar por todos os Veganos se cada um pode falar por si próprio! Eu acredito seriamente que se os animais pudessem falar eles seriam extremistas de esquerda e super radicais por seus direitos, pois essa injustiça precisa mudar o mais rápido possível, e isso só acontecerá conscientizando e revolucionando toda a conduta da humanidade, afinal são os animais quem estão condenados e sofrendo de verdade, não nós Veganos que só estamos assistindo de fora toda essa atrocidade vivos e em segurança! Imaginemos que fossemos nós os condenados na fila do matadouro, as cobaias à serem testadas, os insetos a serem envenenados por agrotóxicos, será que seriamos tão conservadores quanto ao modelo atual? Cada um é livre para decidir sua resposta! A minha é com certeza Não! E justamente por isso eu decidi ser um Vegan de esquerda-extrema, mas cada um decide o que quer ser, e consequentemente seus argumentos se basearão nisso! Portanto devemos aceitar todos os pontos de vista com naturalidade e não nos abalarmos profundamente com pontos de vista divergentes! Mas independente de sermos de um lado ou de outro, que fiquemos todos unidos, pois afinal de contas somos todos Veganos e visamos os mesmos ou semelhantes propósitos!

Abraços pessoal! :)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Clécio, abelha*---

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Veganismo e a esquerda.. 11 anos 4 meses atrás #5104

  • Clécio
  • Avatar de Clécio Autor do Tópico
  • Postagens: 430
Não precisa se justificar Felipão rs, não me referi à vc de maneira alguma, nem teria sentido..

Eu tento não me polarizar muito, mas tenho uma perspectiva mais conservadora em aspectos gerais e reformista em alguns outros, sendo assim, em termos práticos sou de direita mesmo.

Posso ser nacionalista e vegano. Posso acreditar em um desenvolvimento, porém com mais ética em relação aos animais também. Minha parte eu faço pelo menos. Outro exemplo, sou a favor da ditadura militar no Brasil.. calma gente.. sei que teve suas falhas.

Tudo isso independe do fato de eu me abster de animais na minha mesa, então por que não posso ser de direita e vegano não é mesmo?

Então nem todo vegano é esquerdista, a maioria é sim mas não todos, isso é um mito consolidado através de alguns discursos generalistas pelos quais me referi e não citei inclusive pra não gerar mais polêmica.

É minha maneira polêmica (infelizmente) de pensar... é difícil também porque os dois lados acabam torcendo o nariz pra mim rsrs.. As concepções políticas costumam ser de modo geral muito engessadas eu acho. Mesmo assim ainda existem outros da minha espécie, entrando em extinção mas existem rs.

Mas respeito, é claro, todo ponto de vista.

Independete disso, é o que a Abelha disse, focar no que temos em comum.

União sempre! Abraços
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Felizpe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Veganismo e a esquerda.. 11 anos 4 meses atrás #5105

Oi Pessoal.

Eu entendo o ponto de vista de vocês e concordo. Acho também que todos temos o direito de nos manifestar e discordar uns dos outros, tudo com respeito, como disse o Felizpe. Pessoalmente, acho muito bom que existam pessoas tão diferentes dentro do veganismo, se todo mundo pensasse exatamente da mesma maneira e concordasse em tudo é que seria um problema.
Entretanto, eu sou muito cautelosa com o julgamento das ações e dos motivos dos outros, porque sempre enxergamos essas ações de nosso ponto-de-vista pessoal, parcial e limitado, difícil compreender o que motiva ou o que se passa com o outro em sua totalidade, principalmente se esse outro é uma pessoa que conhecemos superficialmente. Por isso, (falando por mim, claro) mesmo discordado, ou não compreendendo, prefiro focar no que identifico como construtivo na ação dos outros e respeitar diferenças de opinião, tendo a humildade que me cabe de que não sou dona da razão e que da mesma maneira, a minha conduta está longe de ser perfeita.

A não ser que eu seja completamente contrária e não veja nada de positivo, mas acho isso difícil no caso do veganismo, discordar veementemente de tudo e não ver nada de construtivo na ação do outro.

O julgamento é algo com o qual todos estamos sujeitos, seja dos onívoros, seja dos próprios veganos. Temos que aprender a lidar com isso, e tratar o outro da mesma maneira que gostaríamos de ser tratados é sempre uma boa conduta.

Abs
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Felizpe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por abelha*---.
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3
Tempo para a criação da página:0.136 segundos