Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO:

Re: Resposta para Gary Yourofsky 11 anos 2 dias atrás #5547

  • Biaa
  • Avatar de Biaa Autor do Tópico
  • Postagens: 46
Eduardo,

Sobre o intestino e as garras, eu pensei nisso que vc falou um pouco depois de ver o vídeo... Realmente, ter o intestino curto e conseguir digerir plantas não significa que com o intestino comprido se conseguirá digerir carne. Concordo.

Sobre a definição de herbívoros, onívoros ou carnívoros, achei bem interessante esse raciocínio de ``... considerar todas as evidências e se, por exemplo, 95% delas apontam para a direção X e apenas 5% para outra, então deveríamos poder nos sentir confortáveis em dizer que nosso corpo foi feito para X.`` Faz muito sentido. Mas a minha discordância com o tema é em outro aspecto. Por exemplo, acho que seria mais interessante classificar usando as nossas necessidades fisiológicas; digamos que um gorila possa comer carne ocasionalmente, mas seu corpo não precisa de carne e ele vai continuar saudável sem ela, ótimo, para mim isso é um herbívoro. Mas se algum outro animal tem 95% de indícios biológicos apontando para X, e 5% para Y, sendo que esses 5% são essenciais para manter a sua saúde, considero melhor classificar esse animal como XY do que somente como X. O homem, portanto, é onívoro (por causa da b12), mas com o desenvolvimento da indústria farmacêutica, conseguimos ser herbívoros.

Sobre os dentes, o cara tem outro vídeo na sequência, que eu achei meio prolixo, nem assisti tudo...vou assistir em outra oportunidade

Sobre o desafio do Gary, acho bem relativa a sua opinião, tudo bem que a criança pode não querer mais alguma coisa que achou ruim, mas se ela for criada com o hábito de comer aquilo, vai se acostumar e vai comer. Se fossemos criados comendo barata, ou sei lá, quem garante que não comeríamos até hoje se isso fosse próprio da nossa cultura? Ou seja, não está relacionado com o gosto. Um bebê não sabe diferenciar o que quer ou não, comer a maça e não o coelho não prova nada. Além disso, eu não ``começo a salivar`` olhando um prato de salada, mas eu sei que aquilo é saudável, portanto eu como. ``Salivar`` tbm não prova nada...

Sobre o colesterol, o cara viajou mesmo....

Sobre doenças provocadas pelo consumo de carne, concordo com vc, o Gary deu uma viajada.

Enfim, até que me provem o contrário, essa é a minha opinião!

abs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Resposta para Gary Yourofsky 11 anos 1 dia atrás #5548

Acho justa a abordagem da necessidade, mesmo que em pequenas quantidades.

Há uma certa polêmica a respeito da vitamina B12. Vários (incluindo médicos) acreditam que nós conseguiríamos a vitamina B12 que precisamos se vivêssemos na natureza tirando a comida de solos ricos, sem lavar e tal. Acho que faz sentido acreditar que seja verdade, já que o homem antes de descobrir o fogo devia comer tão pouca carne que não deveria ser suficiente para prover toda a B12 que ele precisava.
Anyway, se isso for verdade, então poderíamos dizer que somos naturalmente herbívoros, urbanamente onívoros e agora tecnologicamente herbívoros de novo :-)

Os bebês: sim, que nós podemos desenvolver qualquer costume alimentar, basta olhar para os hábitos alimentares dos diferentes povos para verificar que é verdade.
O que o Gary queria era um meio de mostrar nosso instinto, livre das influências externas, e para isso, a melhor forma seria pegar um bebê que acabou de desmamar e ainda não foi alimentado pelos pais com outras comidas.
Para melhorar o experimento do Gary, talvez pudéssemos fazer o seguinte: pega uma criança dessas (nunca comeu nada q nao leite materno), coloca vários alimentos vegetais picados de um lado dela e vários pedaços de animais diferentes do outro (não vale cozinhar ou temperar!) e espera a criança ficar com fome. Eventualmente ela vai comer alguma coisa. Repete-se o experimento várias vezes - não deixando nunca alguma das opções acabar.
Se o bebê comer carne mais de uma vez, então temos instinto onívoro. Se não, então temos instinto herbívoro.
Mas dessa forma, eu não sei predizer o resultado com certeza.
Será que alguém no fórum não gostaria de fazer essa experiência com um filho que esteja desmamando? :-P

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por Eduardo Henrique.

Re: Resposta para Gary Yourofsky 11 anos 1 dia atrás #5550

  • Biaa
  • Avatar de Biaa Autor do Tópico
  • Postagens: 46
Eu já li alguma coisa sobre consumir alimentos ``contaminados`` com B12, mas tá relacionado com o fato de os animais entrarem em contato com determinado alimento, né? Não lembro direito... enfim, acho que ainda seria uma ideia ruim, pq se fosse esse o caso, seríamos submetidos a vários parasitas e afins.

O homem antes da descoberta do fogo consumia pouco ou nada de b12, certo, mas não quer dizer que ele tinha qualidade de vida. A expectativa de vida do homem das cavernas era em torno de 20 anos, o que está ligado a seu estilo de vida e principalmente a sua alimentação... Então, ainda, o ser humano era naturalmente onívoro, e vivia menos por, entre outros motivos, não ter acesso a todos os nutrientes de uma dieta ideal. Vc pode tentar forçar um carnívoro a só comer vegetais, mas ele não vai viver por muito tempo, ou vai viver subnutrido.

Ainda não concordo com o argumento da alimentação das crianças... a irmã da minha amiga comeu baratas e insetos durante uns três anos, sempre que a mãe delas não estava cuidando, é claro, e comia por algum motivo que não era fome... e é lógico que isso é uma exceção e não uma regra, mas é um exemplo de como uma criança pode ser sem noção. Não acho que tenha credibilidade um experimento que envolva um bebê, mas acredito que alguma hora ele pegaria um pedaço de carne (vamos supor que ele já tenha dentes para conseguir mastigar)... Enfim, não tem como saber...

``Será que alguém no fórum não gostaria de fazer essa experiência com um filho que esteja desmamando? :-P``
> Eu ri... tenho a impressão de que ninguém vai se voluntariar!rs
abs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por Biaa.
  • Página:
  • 1
  • 2
Tempo para a criação da página:0.117 segundos