Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

Programa da BBC Future of Food 14 anos 7 meses atrás #2095

  • vegano
  • Avatar de vegano Autor do Tópico
  • Postagens: 376
Recomendo um dos ultimos programas da BBC ( para quem tiver acesso ao canal ou puder baixar da internet) .

Chama-se "Future of Food" , como disse é programa e não propriamente um documentário, são 3 programas na verdade. Estilo Globo reporter.

Detalhe importante, não foi nada feito por vegetarianos visando a conversão, porém toca no tema de que há grande necessidade de redução do consumo de carnes assim como adoção de consumo local ao invés de importar alimentos fora de estação de outros paises.

Mostra a realidade do consumo do ponto de vista da família britânica de classe média (mais para pobre). As previsões são sombrias (para eles), o modo de consumo de hoje não se sustenta, eles importam mais de 60% da comida de paises em desenvolvimento, notadamente áfrica. Só comem porcarias industrializadas e congeladas, muito sal e açúcar.

Mostrou também India e Cuba, por motivos diversos. Na India, a tal revolução verde que propiciou tirar o país da fome que passavam a decadas atras está no fim, o problema é a água, está acabando, os poços estão secando, cada vez se cava mais fundo, e no caso deles quanto mais fundo mais salgada a água, o que é improprio para agricultura. Isto me fez lembrar do nosso aquifero Guarani, fiz uma pequena pesquisa e parece que agua do Guarani é boa, mesmo sendo muito profunda não é saloba. Logo por aqui pelo menos não vai mesmo faltar agua...ao menos não na região sudeste e sul, mas talvez esta fique mais cara.

A parte de Cuba foi interessante, eles quiseram mostrar como um pais que teve e tem problemas para conseguir petróleo se virou, no caso dos cubamos eles além de ter uma dieta mais simples que a européia (praticamente vegetariana), usam cada centímetro de terra dentro das cidades para plantar hortas urbanas e assim a população vai se virando. O reporter ficou particularmente horrorizado com o fato dos cubanos comerem todo santo dia a dobradinha "Arroz com Feijão" muito parecido com os brasileiros, para um europeu isto seria inimaginável tanto pelo fato do arroz e feijão não serem pratos comuns na europa tanto quanto pelo fato do mesmo prato se repetir todos os dias, coisa considerada muito ruim. Porém a conclusão da reportagem é que um dia por causa da alta dos preços dos alimentos, isto tenha que ser adotado.

Mostrou-se também supostos modelos ustentáveis de criação animal, o tal boi no pasto aparementemente é possível até na Inglaterra, porém foi dito que a carne será muito cara, ou seja vai ser coisa só pros muito ricos. O proprio criador falou isso.


Os programas estão disponívels para baixar no site www.mininova.org (em sistema torrent)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Programa da BBC Future of Food 10 anos 7 meses atrás #5940

Olá, Alex. Olha só, quatro anos depois o "Future of food' ainda é um dos documentários mais atuais sobre alimentação. Acho genial.. Pra quem ainda quiser ver tem alguns links no youtube:

Parte 1-

Parte 2-

Parte 3-


Beijos

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Programa da BBC Future of Food 10 anos 7 meses atrás #5942

  • vegano
  • Avatar de vegano Autor do Tópico
  • Postagens: 376
Estes programas da BBC de fato são muito bem feitos. Eu tento ver todos que posso.

Recentemente vi um que me fez pensar, é uma série sobre culinária filmada na china. Como seria de se esperar esta culinária está longe de ser vegana ou até mesmo vegetariana. O chinês típico se orgulha de que come quase tudo que anda, rasteja, voa ou nada. Faz parte da cultura deles não ter escrupulos em se alimentar do animal que for, mesmo espécies em extinsão estão no cardápio. Bem isso tudo me fez pensar o quanto culturalmente será mais dificil para o oriental adotar o vegetarianismo ou veganismo, para eles a substituição vai muito além do boi, galinha e porcos, involve uma infinidade de bixos que na cultura deles são todos comestíveis.

Porém tentando ver o lado menos ruim da coisa, as porções de carne são bem pequenas se comparadas com o ocidente, ninguém lá come um bife sozinho como aqui, são pedacinhos bem pequenos geralmente com muitos vegetais ou macarrão noodles. Tudo com muita pimenta de vários tipos.

Creio que venha bem a calhar que o movimento vegetariano e vegano esteja crescendo tanto no oriente, em especial da Indonésia e países adjacentes, aquela região precisa de uma atenção especial para vencer estes desafios culturais na mudança para um modo de vida vegano.

Eu como sempre baixei os videos em Torrent, mas achei a versão deles no youtube para postar aqui, segue abaixo:

Episodio 1


Episodio 2


Episodio 3


Episodio 4

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por vegano.

Re: Programa da BBC Future of Food 10 anos 7 meses atrás #5948

Então Alex, outro problema grave na China é o fato de exigirem testes em animais para que diversos produtos possam ser comercializados. Tá difícil ser vegano na China hein ? esse país tem tantos problemas que é difícil ver dias melhores com um comunismo brutal daqueles...

Pois é, valeu pela dica quando der assisto aos vídeos. Gostaria de aproveitar o embalo pra dizer que ultimamente tenho me preocupado muito com esses dados sobre os impactos da pecuária no meio ambiente. Bem, eu adoraria poder expor para os outros algumas informações como aquelas da cartilha da SVB sobre os impactos ambientais da pecuária mas eu não tenho estrutura pra isso. Digo isso pois muitas das informações que leio Internet afora geram perguntas e nem sempre temos as fontes para checar como chegaram em determinadas conclusões... além disso a falta de fontes ou fontes incompletas deixam dúvidas quanto a veracidade da informação.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
Tempo para a criação da página:0.120 segundos