Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO:

Por favor me ajudem 11 anos 3 meses atrás #5077

  • Gabi2808
  • Avatar de Gabi2808 Autor do Tópico
  • Postagens: 5
Oi gente, nem sei por onde começar! Também não sei se esse é o site mais adequado para dizer o que vou dizer, contudo foi o primeiro site que encontrei e espero que possam me ajudar. Me tornei ovolacto vegetariana há um ano aproximadamente. Em agosto deste ano decidi me tornar vegana, ver como meu organismo reage a isso. Ainda estou me adaptando mas todos os dias encontro obstáculos gigantescos que me fazem pensar em desistir. Vou contar pra vocês o que aconteceu comigo.

Sempre ouvi de todos os meus familiares o quanto eu estava amarela por não comer carne, porém eu nunca dei ouvidos por achar que era uma implicância besta da parte deles. Contudo eu realmente notei que eu não estava corada e decidi ir ao médico. Fiz exames e o resultado foi anemia. Há aproximadamente dois meses estou tomando ferro. No começo eu me recusei a tomar mas logo cedi. Dia 5 de dezembro vou a uma nutróloga. Cansei de ir à médicos e ouvir que eu posso até não comer carne mas que PRECISO comer ovos e tomar leite. Acreditem, eu ouvi isso de um clinico geral, de um gastrologista e de uma dermatologista. Confesso que a minha vontade foi socar a cara deles quando me disseram isso e dizer o quanto eles são desinformados, mas eu não tenho moral pra dizer isso já que estou com anemia. Eu poderia ficar aqui dizendo todos os absurdos que já fui obrigada a escutar mas eu escreveria uma bíblia e meu objetivo não é esse.

A situação mais difícil que tenho passado é com o meu pai. Meu novo apelido é anêmica e sinceramente eu não tenho ninguém pra quem reclamar e chorar. Minha mãe me apoiava até eu dizer que não comeria mais nada derivado do leite e ovos. Minha madrasta nunca foi contra (é a unica também). Sempre que encontro os meus avós a primeira coisa que eles falam é sobre a minha alimentação. Minhas amigas dizem que sou louca. Não recebo o apoio de ninguém. É tão difícil mas tão difícil ter meu pai me julgando o tempo todo e dizendo que vou morrer que as vezes eu simplesmente tenho vontade de fugir. Meu pai só sabe brigar comigo, ele nunca tentou ao menos perguntar os reais motivos para eu fazer o que eu faço.

To tão cansada disso tudo, de ter que aguentar calada. Eu tenho certeza que quando eu parar de tomar ferro a anemia vai continuar. Eu sei o que cada alimento possui e eu os como mas parece não ser o suficiente. Eu ando tão decepcionada que minha alimentação ta realmente uma droga. Se eu fico UM DIA sem comer alguma coisa rica em ferro minha mão, minha língua e meus olhos ficam brancos (não meus olhos em si, mas aquela parte que o médico olha pra ver se está vermelhinha). O meu problema é a falta de apoio dos meus pais. Isso acaba tirando a minha vontade de buscar melhorar.

Desculpem pelo texto enorme. E eu não disse nem METADE do que queria dizer. Se alguém pudesse me ajudar com isso eu ficaria profundamente agradecida.

Me deem uma luz.

Obrigada a todos que leram até aqui.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por Gabi2808.

Re: Por favor me ajudem 11 anos 3 meses atrás #5079

Olá Gabi, primeiramente de nada por eu ter lido até o fim, foi um prazer! :cheer:

Sinceramente fico muito feliz com a sua força de vontade de não desistir mesmo estando com anemia! Que você continue com essa força sempre!

Bom vou tentar te ajudar com algumas dicas!

Bom Gabi primeiramente tenha em mente que não é apenas comer alimentos que contenham ferro, mas come-los na quantidade ideal que te dará os 100% de ferro que nosso organismo precisa por dia! E sem contar que mulheres precisam de muito mais ferro que homens, pois homens precisam de apenas 10 mg de ferro por dia e mulheres de 15 à 20 mg por dia! Então para conseguir essa quantidade de ferro você teria que consumir 300g de soja ou de proteína texturizada de soja por dia ou quase meio kilo "500g" de feijão por dia (o que é quase impossível)! É claro que você pode misturar outros alimentos para não precisar comer tanto de um só, mas entenda que é preciso se calcular bem para se conseguir os 15 ou 20 mg de ferro por dia certinho, caso contrário você poderá continuar anêmica, não só você como qualquer outra pessoa que não consome a quantidade ideal uma hora mais tarde poderá ficar anêmico também!

Bom outras dicas: O nosso organismo absorve melhor o ferro quando tomamos junto alguma coisa que tenha vitamina C, como suco de laranja ou limão, a absorção do ferro aumenta de 3,7% para 10,4% quando você come feijão por exemplo e bebe um suco de laranja junto, mas tem que tomar junto com a refeição, se tomar muito tempo antes ou depois não adianta esse efeito!

Outra dica é verifique se você está consumindo os 100% de vitamina A por dia, pois a deficiência de vitamina A também inibe a utilização do ferro pelo organismo!

Agora o que você jamais deve consumir junto com algum alimento com ferro é: chá verde, chá preto e café, pois todos esses prejudicam muito a absorção do ferro!

Bom espero ter ajudado, vou até colocar uma lista que fiz para te ajudar a sempre conseguir os 100% de todas as vitaminas e minerais através de alimentos de origem vegetal, pois a falta de um único mineral ou vitamina pode prejudicar a absorção de todas as outras, logo devemos estar sempre consumindo todas as vitaminas e minerais nas quantidades ideais! Espero que seja útil!

www.guiavegano.com.br/vegan/forum/64-nov...taminas-dos-vegetais

Bom Gabi, te desejo melhoras! Abraço! :)

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gabi2808

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por Felizpe.

Re: Por favor me ajudem 11 anos 3 meses atrás #5082

Oi Gabi!

Siga as dicas do Felizpe, são muito valiosas e vão te ajudar muito. Sugiro também que ingira alimentos ricos em ferro e vitamina C no café da manhã. Faça por exemplo um suco com couve, laranja, abacaxi no café da manhã e coma tofu.
O açaí também pode te ajudar bastante, tente comer o máximo de vezes por semana.
Verifique também se seu fluxo menstrual é normal. Algumas mulheres tem fluxo intenso ou menstruações longas e isso pode comprometer seus níveis de ferro.
Algumas pessoas têm um jeito estranho de dizer que nos amam e que se preocupam conosco. Seu pai certamente está fazendo isso para que você desista do veganismo e fique bem.
Boa parte dos veganos já sofreu algum tipo de pressão psicológica de seus familiares, não deixe isso te abalar. Que as provocações te deem mais força para continuar.
Me coloco à disposição para te ajudar no que você precisar. Deixo meu email para você entrar em contato comigo caso precise: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Vai dar tudo certo. :)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gabi2808

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Por favor me ajudem 11 anos 3 meses atrás #5083

  • Gabi2808
  • Avatar de Gabi2808 Autor do Tópico
  • Postagens: 5
Felizpe primeiro gostaria de agradecer. Como disse a Vivi suas dicas são muito valiosas mesmo. Tentarei equilibrar todos os nutrientes, sei que não será fácil mas também sei que irei conseguir. Você me deu uma força e tanto com essa lista, parabéns por tê-la feito. Ficarei atenta a vitamina A.

Logo voltarei para dizer que estou bem e que sarei! De coração eu agradeço mais uma vez.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Felizpe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Por favor me ajudem 11 anos 3 meses atrás #5084

  • Gabi2808
  • Avatar de Gabi2808 Autor do Tópico
  • Postagens: 5
Vivi muito obrigada, suas dicas são ótimas. Eu adoro suco de beterraba com laranja, vou procurar intercalar com o suco de couve (que eu particularmente não sou fã, mas é tudo uma questão de se acostumar).
Minha menstruação é muito estranha. Meu ciclo é de 20 dias, acredita? Não sei se isso é normal. Eu tenho as cólicas mais insuportáveis que você possa imaginar. Nunca conheci ninguém que passa o que eu passo todos os meses. Preciso ir a uma ginecologista urgente.
Ah obrigada por recomendar o açaí, vou pesquisar mais sobre ele.
E com relação ao meu pai e aos meus familiares eu sei que eles fazem isso porque me amam. A unica coisa que posso fazer é tentar mostrar a eles que o veganismo não é ruim como eles pensam.
Com um pouco de disciplina eu chegarei lá. Entrarei em contato, muito obrigada mesmo Vivi. Grande beijo!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Por favor me ajudem 11 anos 3 meses atrás #5086

De nada Gabi, precisando pode contar comigo.
Quanto ao suco de couve, tente utilizar frutas de gosto marcante, que possam camuflar o gosto da couve( limão, maracujá...) vá experimentando. É importante que a(s) fruta(s)sejam ricas em vitamina C, para que o ferro seja melhor absorvido.
Verifique mesmo essa questão da menstruação, o ciclo ideal é de 28, 30 dias. Eu já fiquei com um ciclo louco também, às vezes menstruava 2 vezes no mesmo mês e também tinha cólicas monstras. Só depois de um tempo descobri que a pílula que eu tomava que estava deixando meu ciclo louco. As cólicas foram melhorando, quando minha alimentação se tornou mais equilibrada.
Eu lembrei de uma plantinha maravilhosa, um pouco difícil de achar, mas acho que você deve tentar, procurar em cada cantinho da sua cidade, porque ela realmente pode te ajudar muito. O nome dessa planta é Ora Pro Nobis. É riquíssima em ferro e proteínas, era considerada a carne dos pobres.
O açaí é ótimo mesmo e é super gostoso. Entre em contato com empresas que vendem por atacado. Como você vai precisar comer várias vezes por semana, sai mais em conta. Você guarda no freezer e vai comendo.
Quanto à sua família, você disse tudo. Imagina mostrar para eles que com o veganismo você se curou da anemia, que era apenas uma questão de adaptação.
Se cuida!

Beijo ^^

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
  • 2
Tempo para a criação da página:0.132 segundos