Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO:

Iniciante 9 anos 8 meses atrás #6101

Olá, Boa Noite,
Gostaria me ajudassem... sou nova aqui e preciso de ajuda. Quero deixar de consumir carne, por respeito a todos os animais. Não é por questões religiosas ou ideologias. Já tenho 50 anos, vão-me perguntar: e só agora pensou nisso? Não, já pensei antes, mas nunca tive força para ir com este projeto para a frente. Ontem vi um filme de como são tratados os animais em massa e fiquei chocadíssima. Não quero fazer parte desse holocausto.
Mas preciso de ajuda por favor...
Antecipadamente grata pela vossa ajuda.
Cumprimentos,
Lúcia

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Iniciante 9 anos 8 meses atrás #6102

Bom dia Lúcia!
Tenho certeza, digo por experiência própria, que é um prazer para todos nós que já buscamos nos abster desse holocausto relatos como o seu de que está tentando uma mudança também.

Me tornei vegano da noite para o dia depois que vi um filme desses também, há pouco mais de dois anos.

Nunca é tarde, não se preocupe quanto a isso.

De que tipo de ajuda você está falando?
Se eu puder ajudar em algo com o pouquinho de experiência que já adquiri nesses dois anos fico feliz em fazê-lo.
Se você está seriamente afim de uma mudança 50% já está feito =)

Se você quiser posso te passar alguns vídeos e sugestões de site para você entrar mais confiante nessa nova fase, fique tranquila que você conseguirá.

Fico muitíssimo contente com sua coragem e pode ter certeza que ela faz toda a diferença.

(Só uma coisa, como vc percebeu há 3 dias vc mandou esta msg e ngm respondeu, acho que isso se deve ao fato de que a maioria das pessoas usam facebook e portanto lá as discussões dão mais audiência rs, eu como não uso facebook costumo participar do fórum aqui mesmo, mas se vc tem facebook também, fica a dica) .

Abç!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Iniciante 9 anos 8 meses atrás #6103

Boa Noite Brener!
Antes de mais, queria agradecer a sua amável resposta.

Sim, adoraria que me enviasse sugestões por favor. É esse o tipo de ajuda que precisso e procuro.
Como lhe hei-de explicar... aquilo que senti ao ver aquele filme (sim, tenho facebook, postei lá o filme, mas como tem a duração de uma hora e tal, ninguém viu...) eu vi, num comentário de uma pessoa, sobre uma foto em que relatava "se ama o seu animal de estimação (mostrava um cãozinho), porque come o outro?" (mostava um porquinho).
Eu AMO patudinhos, já tive cão, gato e atualmente duas gatinhas. Todos eles fazem fizeram e fazem parte da minha Família. A minha casa é a casa delas!
Sempre tive consciência do que é animal dito doméstico e NÃO doméstico. Desculpe, hoje digo assim, porque já vi videos com animais que me surpreende todos os dias. Se aqui cão é doméstico, na China comem-nos. A vaca aqui é dos animais que mais de consome, na Índia é sagrada!
Por outro lado, também tenho consciência de que é a lei do mais forte e que matamos animais para nos alimentarmos, ou assim sempre me ensinaram....

Porque quando digo que preciso de ajuda, é que uma parte de mim não quer "comer" animais e uma outra parte é que seria tremendamente hipócrita de dissesse que não gosto de um bom bife no meu prato!
Mas o que vi... a forma como todos aqueles animais vivem...como são tratados enquanto sobrevivem (porque aquilo não é viver)...a forma como morrem! Só para nos chegarem ao prato...é chocante, é demais!

Toda a sua ajuda é bem vinda, mesmo psicológica.

Eu já sou desde sempre uma pessoa que Ama os animais, não suporto ver algum ser maltratado ou abusado. Desde miúda e ainda hoje, gosto muito de ver programas de TV sobre animais, mas na hora em que mostrava a caça de um animal para o outro não via.

Brener, obrigado pela sua ajuda, de coração.

Um Abraço

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Iniciante 9 anos 8 meses atrás #6105

Boa noite Lúcia! :)

Essa frase já é consagrada na vida dos vegetarianos, "Se ama um por que come o outro?" para mim a resposta é muito simples: cultura.
Desde pequenos somos criados em um meio onde já está tudo pronto, chegamos em um "mundo pronto" com uma cultura consolidada, de modo que é relativamente pequeno o número de pessoas que param p/ refletir se realmente tudo aquilo que nos ensinam a fazer é algo bom de ser feito. No que diz respeito à alimentação, o lugar onde nascemos influencia muito, como você bem observou, em alguns países os nossos tão amados cães são consumidos como alimento, por outro lado a tão sagrada vaca de algumas culturas é explorada injusta e cruelmente por grande parte da população mundial. Tenho confiança de que aqueles que se permitem uma reflexão criteriosa e corajosa do assunto sempre se convencem de que, independente do animal (senciente), a exploração é uma covardia visto que pode ser evitada.

Essa lei do mais forte é motivo de muita argumentação contra o vegetarianismo. É claro que somos mais fortes e evoluídos mentalmente que os outros animais e é óbvio que "podemos" (no sentido de sermos capazes e não de termos o direito) fazer com eles o que bem entendermos. Da mesma forma, um líder político "pode" desgraçar o povo que está sob seu poder, da mesma forma um estuprador "pode" maltratar uma vítima indefesa que possui força física inferior a dele, da mesma forma "podemos" nos calar na frente de uma injustiça e por aí vai. O que estou querendo dizer é o seguinte, por trás de todos os argumentos contra o vegetarianismo há uma simples questão: tudo bem, eu "posso" mas, será que de fato me convém??? é necessário?? é essencial me apoiar na exploração de outro ser senciente para que eu tenha uma vida de qualidade? A resposta é claramente não, tanto não é necessário que existem muitos veganos mundo a fora, e se não é necessário fazemos algo terrível que pode ser evitado. É complicado andar na contra-mão da cultura que nos foi imposta, mas pelo menos no que diz respeito ao vegetarianismo, cresce de forma otimista o número de pessoas que percebem que uma vida em harmonia com o planeta implica no veganismo.
Obs: A resposta para um animal selvagem, p. ex. um leão, às perguntas feitas acima, não é claramente "sim", pelo contrário é claramente "não" nesse caso então a lei do mais forte se aplica, o leão não pode cultivar alimentos naturais, plantar, colher, preparar e comer, é um carnívoro por natureza. Ele sim precisa de proporcionar sofrimento a outro ser senciente para sobreviver, bem diferentemente de nós humanos.

Acho que é perfeitamente normal se identificar com o gosto de um bom bife no prato, afinal, desde crianças nos ensinaram que o mesmo não passa de um alimento, o que não nos ensinam é todo o sofrimento por trás disso e aí podemos reaplicar o exemplo acima, um estuprador se identifica com uma bela jovem que ele faz de vítima, afinal ele sendo um heterossexual, gosta do que a vítima vai "lhe proporcionar" mas é claro que isso não legitima o ato de estuprar. Da mesma forma o gosto pela carne não legitima comer outro animal.

Enfim, eu poderia continuar com reflexões, conversas e experiências que já tive desde que decidi me abster da crueldade animal, mas a mensagem está ficando bem grande né rsrs...
Ficarei feliz em continuar trocando ideias com o objetivo de "te ajudar" como vc disse na medida da minha possibilidade...

Vou te sugerir alguns materiais.

Esta palestra é ótima, esclarecedora e instrutiva demais, acho que grande parte das pessoas que adentram o veg(etari)anismo têm contato com ela, indico fortemente!
(veja também a sessão de perguntas e respostas)

Este vídeo é curto mas muito conciso, dá uma visão panorâmica de grande parte dos problemas que envolvem a exploração animal, indico fortemente também:


Este vídeo é muito bom, relata de forma muito efetiva a relação existente entre a exploração animal e questões ambientais, tais como nosso bem conhecido aquecimento global


Bom, esse material já está bem rico em informações, que deverá te esclarecer, fazer refletir, e perceber o quão vantajosa é uma vida que busca se abster ao máximo da exploração para com esses nossos conterrâneos indefesos e sagrados.

Continuo a disposição, quando exaurir este material posso te enviar mais. Alguns sites úteis e informativos também...
Abraço!

Brener

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Iniciante 9 anos 8 meses atrás #6106

Olá Brener, Boa Tarde !

Obrigado uma vez mais. Hoje, num doomingo à tarde, estou a ver o que me enviou. No primeiro video, as imagens que mostrou são enxertos do filme inteiro que vi e me levou a este momento. Chorei, chorei muito quando vi. E não consigo apagar essas imagens.
Hoje, ainda mais tenho a certeza do que estes bichinhos passam às nossas mãos e ainda por cima que em nada nos beneficia.
É sem dúvida uma questão de cultura! Mas também o que NÃO querer saber, pelo bem que nos sabe...!
Ainda hoje o meu pequeno almoço foi uma chávena de leite.... O do meu filho, além de leite uns ovinhos mexidos e tal, porque ele pratica Streetworkout e precisa de se "alimentar"...meu Deus! Como estamos errados e não paramos para pensar! (Só um àparte: tenho um Filho que é 2 dias mais velho que o Brener! E o engraçado é que eu estou aprendendo consigo :-) )
Voltando à realidade, sim, tudo se traduz simplesmente a: negócio e consumismo! Tudo é apelativo e nos enganam tão fácilmente.
De olhos vendados já não me encontro, no entanto necessito ainda muito de ajuda no sentido de me explicar ou dar exemplos duma dieta no dia a dia. Sabe que no video mostra muitos produtos alternativos à carne, mas como já se deve ter apercebido eu sou Portuguesa. Não vejo em qualquer supermercado grandes alternativas e ainda não conheço marcas.
Se não fosse pedir muito, gostaria me desse dicas do que costuma ser sua dieta ao longo de uma semana...
Eu, há tanto tempo, começo todos os dias da minha vida a "roubar" a dose a um recém nascido! Porque raios nunca pensei nisso???
Yogurt,leite, queijo,ovos, manteiga...tudo coisas que para além da carne/peixe (mas principalmente carne!) consumo diáriamente!
Não quero comer a menstruação das galinhas nem o vómito das abelhas! (Até isto nunca teria pensado)
O que fazer, como fazer?? O que devo e o que não devo! Percebe o meu pedido de ajuda?
Consciêncialização das atrocidades que cometi já tenho bem. Mas não quero mais ser cúmplice dessas atrocidades.

Tudo que me envie é recebido com a maior alegria. E não interessa o tamanho, pois é tudo muito bem vindo!

Um Beijinho Brener

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Iniciante 9 anos 8 meses atrás #6107

Boa tarde Lúcia!!!
Como eu poderia não ajudar alguém com tanto entusiasmo em se tornar um ser humano melhor em tempos como esse heim? Até onde for possível para mim farei com prazer.

Quando eu assisti o "Terráqueos" também chorei quase o filme inteirinho sem cessar, mas não virei a cabeça nem por um instante, já tinha sacado que eu era cúmplice de tudo aquilo, acho que todos os onívoros e pessoas que mesmo sabendo que podem amenizar a exploração que direta ou indiretamente produzem deveriam abrir bem os olhos na hora de assistir imagens horríveis como essas. Aqui em casa mesmo, já tentei mostrar essa realidade cruel em vídeos para parentes muito próximos e tudo que se ouvia era "não gosto de imagens assim, não gosto, não quero" mas na hora de se colocar no papel de causadores dessas imagens também, nada!! É triste. Te parabenizo pela coragem de ter visto e estar buscando uma mudança. Eu também não apago aquelas imagens da minha cabeça, o que de certa forma é bom pois me dão impulso para fazer o pouco que faço nessa direção. Quando deixamos de vez nossa parcela de culpa para trás sentimos uma paz interior difícil de explicar, mas sei que você em breve também experimentará.

Interessante seu filho e eu sermos de épocas tão próximas =)
Vou anexar 4 pequenos arquivos nesta msg, 3 deles são especialmente para o seu filho, quando achar que é a hora certa você indica para ele, são uns PDF's intitulados "vegetarianismo e a prática de esportes" sugiro que você também leia pois são bem interessantes...O outro é um pdf, também com poucas páginas, que dá uma boa orientação acerca da alimentação. Vá lendo na medida do possível que você terá muito a ganhar com eles.

Eu particularmente não sou muito metódico com a alimentação, aliás acho que poucas pessoas o são, mas me dou esse direito porque sei que não estou comendo mal. Procuro ter uma alimentação diversificada, como muita salada quase todos os dias, legumes e verduras variados durante toda a semana. Frutas e água são mais que bem-vindas. Se puder é aconselhável incluir sementes e grãos nos alimentos, enfim, na minha opinião (que fique claro que isso tudo não passa de minha opinião ok?) o segredo é a diversidade na forma mais ampla possível. caso haja uma feira livre perto de onde você mora é aconselhável pois as coisas em geral são mais baratas e saudáveis. Fique tranquila pois com o tempo, lendo e buscando informação, você mesmo vai aprendendo novas opções saudáveis e livres de exploração.
Já deve ter ouvido algo sobre a suplementação da vitamina B12, não? É importante que se informe também sobre isso, podemos falar sobre nas próximas mensagens.

Pois é Lúcia, é revoltante né? Uma coisa que é tão óbvia agora, é tão bem mascarada pela mídia (por interesses $$) que as pessoas não se dão conta de que ao usarem o leite da vaca, sobretudo industrializado, além de deixar o coitado do bezerro muitas vezes sem, compactuam com uma vida de sofrimento para a coitada da vaca. O que é mais revoltante ainda é ver, nas propagandas e nas embalagens uma vaquinha sempre feliz, como se estivesse pedindo para ser ordenhada. É triste demais.

Enfim, vamos mantendo contato então e trocando ideias, vou te mostrando os materiais que já conheço e você vai vendo na medida do possível. O segredo (na minha opinião) é buscar informação, a internet está lotada de informação acerca do assunto. Mas seja criteriosa, pois na internet tem muita porcaria também rs...
Para acabar, mais um link que pode ser útil para você.
www.papacapimveg.com/dicas-pra-virar-vegano-vegetariano/

Abração Lúcia, bom domingo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
  • 2
Tempo para a criação da página:0.129 segundos