Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

Vegano = Ética + Meio Ambiente + Saúde (+ espiritualidade?) 16 anos 2 meses atrás #1389

  • Rafael
  • Avatar de Rafael Autor do Tópico
  • Postagens: 4
Olá pessoal.

Estou confuso em relação à equação do veganismo. Nem sequer sou vegetariano, mas há mais de 10 anos "ensaio" e simpatizo com a idéia. Me interessei uma época pela macrobiótica, uma vertente mais radical do veganismo que, por exemplo, não permite o consumo de vegetais ou frutas fora da estação, e sugere evitar batatas, tomates e beringelas. Depois de pesquisar, me desinteressei devido aos exageros.

Minha preocupação inicial era a de ter uma alimentação saudável, e por isso diminuí muito o consumo de carne vermelha, aumentando o consumo de peixes (moro em uma cidade litorânea onde é fácil encontrar peixe fresco). Comecei a comer mais granola, aveia, saladas, etc.

Após assistir aos documentários "A carne é fraca" e "Terráqueos", e conhecer a definição de veganismo, começou a pesar muito a questão da ética e direito dos animais.

Vou dividir a definição em 2 partes:

[1] O Veganismo é uma filosofia de vida que exclue todas as formas de exploração do reino animal, e inclui uma reverência à vida. [2] Seus praticantes devem consumir apenas produtos do reino das plantas e excluir carnes (boi, peixe, ave, etc), ovos, leite animal, mel e todos os produtos derivados de animais

A parte [2] existe para garantir a parte [1], que é excluir as formas de exploração do reino animal.

Não consumir carnes pela forma cruel como os animais sobrevivem e são abatidos pela indústria, por questões ambientais, e por questões de saúde (ética + meio ambiente + saúde).

Não consumir leite nem ovos pela forma como os animais sobrevivem para suprir a indústria (ética, pois apesar de alguns veganos insistirem que o leite e o ovo fazem mal, esta é apenas uma questão de ética e não de saúde).

Não consumir mel pelos motivos éticos encontrados no link abaixo:
www.vegetus.org/honey/honey.htm

Vou descrever um cenário ficctício e gostaria de saber se o indivíduo e sua família são veganos ou não:

Um casal e seus dois filhos vivem em uma granjinha sustentável onde plantam tudo o que comem sem o uso de agrotóxicos. Eles possuem um pequeno rebanho de 10 cabeças de gado criadas em pasto e algumas galinhas. Sempre que possível, ordenham alguma das fêmeas para extrair um pouco de leite fresco para o café da manhã e para produzir algum queijo que consumirão, ou separam alguns ovos para uma omelete.

Se os animais não vivem sob estresse, e não sofrem nenhuma crueldade, gostaria de saber onde esta convivência harmônica com o meio ambiente se enquadra em explorar o reino animal?

Alguns veganos que se acham melhores que os outros por suas escolhas costumam argumentar que ovo-lacto-vegetarianos "fedem", como se tais produtos fossem ruins para a saúde. Até onde sei (e posso estar errado), a questão vegana no caso da indústria leiteira e das fábricas de ovos é única e exclusivamente ética.

Na verdade é bem mais ética que saudável, visto que veganos não têm restrições quanto aos industrializados como refrigerantes e sucos sabor conservantes.

Abraços,

Rafael.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Vegano = Ética + Meio Ambiente + Saúde (+ espiritualidade?) 16 anos 2 meses atrás #1397

  • Rafael
  • Avatar de Rafael Autor do Tópico
  • Postagens: 4
Foi uma pergunta tão difícil assim?

Tem "vegano" que sequer sabe a definição da filosofia de vida que adotou, aí complica mesmo...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Vegano = Ética + Meio Ambiente + Saúde (+ espiritualidade?) 16 anos 2 meses atrás #1399

Aí que tá Rafael, na minha opinião ser vegano não é viver numa lista de regras, no "pode ou não pode".

Escolher o caminho mais ético, vai da sua consciência.

E existe, sim, quem aponta o dedo para criticar o "veganismo" de alguém, mas acho que o pressuposto do veganismo, é respeitar os animais.

Quem não consegue respeitar o ser humano, é no mínimo hipócrita quando tenta falar de libertação animal.

Outro dia eu vi na rua uma resposta a um stencil escrito "Libertação Animal", ao qual outra pessoa respondeu também com stencil "E a humana? Saiu de moda?"

Aí é que eu acho que é a grande questão. Uma coisa passa pela outra.

Tem vegano que eu conheço que consome mel.

E tem muito ovo-lacto que apesar de comer derivados, é muito mais preocupado com o bem estar animal.

É impossível ser completamente vegano. Dá para fazer sempre tudo que está ao seu alcance, e acho que aí que está a grande questão.

Alimentação, vestuário, cosméticos, são coisas mais simples de estar sempre atento.

Mas e ai? Como ser completamente vegano?

Acho que não faz sentido se preocupar com a questão se a família hipotética seria "vegana" ou não. A questão não é rotular, e sim dar seu melhor, da maneira que for possível para evitar a crueldade animal.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Vegano = Ética + Meio Ambiente + Saúde (+ espiritualidade?) 14 anos 9 meses atrás #1944

Resumidamente, um vegano é definido como tal quando fica consciente que faz parte da natureza, eu digo, acredita na igualdade animal, em sermos apenas diferentes, não melhores ou piores.

Veja uma boa definição em www.vegetus.org/honey/nomenclature.htm

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Vegano = Ética + Meio Ambiente + Saúde (+ espiritualidade?) 14 anos 9 meses atrás #1945

  • Rath
  • Avatar de Rath
  • Postagens: 51
Fala-se de total respeito pelo mundo animal.
Inclua-se neste mundo animal, como deve ser, e verás que, assim como qualquer outra espécie, vamos disputar território com os outros animais.
Precisamos de chão para plantar. Neste chão habitavam animais. Talvez bovinos, talvez cobras, talvez abelhas... de certeza inúmeros.

Uma infestação de cupins no forro da tua casa com certeza vai precisar ser exterminada, ou não?
Ou uma de ratos? Baratas? Mosquitos? Ou apenas animais e insetos bonitinhos e devem ser poupados?

Creio que escravizar os animais, tanto faz o motivo, é algo que a humanidade não precisa mais. E é nisto que se deve ir contra.

Colocar uma cerca ou muro em torno de um território (ou paredes em um apartamento) e colocar animais presos neste espaço restrito, é também escravizar, restringir, manter em "cárcere privado".

Minha opinião, perceba.

Não busque apenas um conjunto de regras prontas, castrantes. Elas não vão fazer sentido pra ti. Vão te fazer sofrer e possivelmente abandonar de vez qualquer esforço teu neste sentido que tens buscado.
Leia sim, para se informar. Mas tente ver por si. Pensar por si. E descobrir o que achas que deves fazer.

Me parece mais coerente do que radicalismos alheios.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
Tempo para a criação da página:0.143 segundos