Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

Hormônios nas carnes?? 15 anos 4 meses atrás #1749

Olá, é muito conhecida (principalmente entre nós vegetarianos) a afirmação de que as carnes, principalmente os frangos, são tratados com hormônios e que nós, seres humanos, quando nos alimentamos da carne desses animais ingerimos esses hormônios e eles podem causar alguma disfunção/desregulação hormonal em nossos organismos. Recentemente, assistindo a um seminário da disciplina "análise de alimentos" na faculdade, foi levantada essa questão. Foi dito que isso é mentira pois os hormônios são proteícos, de forma que são quebrados em aminoácidos na digestão e assimilados pelo organismo como tais (aminoácidos), sem que causem qualquer alteração ou desregulação hormonal em quem ingeri-los. Gostaria de saber se isso procede realmente??

Não tenho a intenção de contrariar qualquer ideal vegetariano, sendo eu mesmo vegano. Só quero mesmo me informar pois não sei se essa afirmação de que todos os hormônios utilizados nos animais são só proteícos ou se podem ser, por exemplo, esteróides, derivados do colesterol e sem nenhuma estrutura proteíca. Me fiz entender???

Agradeço a atenção :)
Abraços a todos!!!! Parabéns pelo fórum!!!!
Marcelo Facin Brisolla

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re:Hormônios nas carnes?? 15 anos 4 meses atrás #1751

Olá Marcelo,

Também não sei te dizer se os hormônios nas carnes realmente influenciam. No documentário "A Carne é Fraca" eles comentam sobre isso e todas as informações que eles passam no documentário tem fundamento científico. Essas informações que recebemos ou pesquisamos servem como argumentos. Só que no nosso caso (veganos), não há argumento melhor do que o filosófico. Há mesmo necessidade em deixar um animal sofrer para satisfazer os nossos desejos? Então, pouco me importa se o hormônio na carne vai fazer mal ou não, porque o que eu uso como argumento é o sofrimento. Todavia, é importante sabermos o que é fato ou mito, para obtermos mais conhecimento.

Um abraço.
Guilherme.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re:Hormônios nas carnes?? 15 anos 4 meses atrás #1753

Não tenho formação na área para afirmar, mas creio que as duas afirmações estão corretas, é como você disse, existem estes que são esteroides que talvez continuem ativos mesmo depois da digestão da carne.

Lembro que tem se falado muito de contaminação de lençois freaticos por remédios e hormonios usados em fazendas de criação de animais.

Caso pesquise sobre o assunto mais afundo poste aqui, seja qual for o resultado.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
Tempo para a criação da página:0.134 segundos