Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me

TÓPICO:

Não sou vegano 12 anos 3 meses atrás #2884

Saudações às pessoas que seguem esse estilo de vida!
Peço licensa para opinar nesse forum, esclarecendo que não sou vegetariano e nem vegano, porem acredito que para uma discussão saudável para qualquer assunto, é preciso haver os dois lados, e não vi no forum NINGUEM do meu lado. Assim, eu gostaria de fazer parte dessa comunidade, mesmo sem pertencer a ela.
Pois bem, é muito dificil fugir de produtos com componentes de origem animal, até a borracha do pneu do carro possui componente animal, a estearina que é obtida atravéz de gordura animal, e é tambem utilizada em biodiesel. Outra questão, é quanto à soja, onde se desmatam kilometros quadrados de florestas para o plantio de soja, o que acaba com o habitat natural de vários animais. Eu como carne sem preconceito algum, respeito a opinião e o estilo de vida de voces, agora, será que nos seus posts voces não estão fraltando com respeito a quem não segue a mesma linha de raciocínio de voces?

Obrigado.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Não sou vegano 12 anos 3 meses atrás #2889

Oi Felipe.

Infelizmente é realmente difícil fugir de tudo. Há pouco tempo vi rolando na internet uma lista de coisas, alimentos, objetos de todo tipo, onde há componentes de origem animal. Coisas mínimas, sabe, mas há. No fim uma expressão: "Viu seu vegetariano chato? Sua vida é uma ilusão!"

Eu tenho certeza, apesar de não ter elevado conhecimento nem em engenharia, nem em moda, nem em química, bioquímica, e seja lá quantas outras áreas, que tudo pode ser substituído por algo equivalente que não seja de origem animal. Infelizmente, por ora, a comunidade vegetariana é muito inferior à onívora e os matadouros matam mais a cada ano. O fato é que o objetivo principal dessa matança é a CARNE. Para todo o resto foi encontrada alguma utilidade, para não haver desperdício e os matadouros não saírem no prejuízo. Se a comunidade vegetariana crescesse, logo não haveria mais sentido sacrificar tantos animais, e todos os produtores que utilizam uma coisa ou outra de seus corpos nos tais produtos fariam pesquisas e encontrariam algum substituto de origem vegetal para tomar lugar nessa composição.

Ninguém faz milagre... mas as mudanças ocorrem. Eu fico feliz por estar fazendo parte dela, colaborando com o meu melhor pelo simples fato de cortar carne do cardápio, produtos derivados de animais e evitar, ao máximo, o consumo dos outros tantos.

Quanto aos espaços depredados para o plantio de soja, isso ocorre sim, pq a soja é um produto de crescente consumo igualmente e a massa de seres humanos ainda visa o lucro material acima do comprometimento moral com a vida, passando por cima do que for para conseguir um negócio próspero. Fico entristecida por saber dessa realidade. Se eu chegar à conclusão de que é possível me esquivar da colaboração para mais este mal, me esforçarei para isso. Por ora faço oq está ao meu alcance.

Eu sei que existem vegetarianos que realmente vivem de uma ilusão achando que são mártires por não consumirem carne... São ignorantes. Se ser bom ou mal estivesse ligado ao simples fato de ser ou não vegetariano, vegetarianos seriam pessoas 100% diferenciadas moralmente, oq todos sabemos que não é uma regra. Não apoio a tentativa agressiva de conversão dos onívoros... apesar de isso ser fruto, no meu caso, da filosofia "religiosa" que sigo, sei que outros vegetarianos tmb preferem a conscientização amigável à agressão.

Acho legal vc ter vindo até aqui falar sobre isso. Espero que resulte num debate frutífero.

Abç!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Não sou vegano 12 anos 3 meses atrás #2890

Pela milésima vez, a monocultura da soja é plantada prioritariamente para alimentação da pecuária. A soja destinada a alimentação humana é infima se for comparar e se fosse plantada só pra isso, não seria necessário tamanha desvastação como o senhor está imaginando.

E pela milésima vez, se todos os cereais destinados a alimentação da pecuária fosse direcionado às pessoas, simplesmente não haveria fome no mundo.

Sem contar o mau aproveitamento de recursos, pra produzir um kilo de carne, gasta-se 15000 litros de agua, enquanto pra produzir um kilo de cereal gasta-se uns 3000.

Ninguém falta com respeito aki, esse é apenas um site de vegans pra vegans e é livre pra nós deixarmos nossa opinião e serve pra nos ajudarmos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Não sou vegano 12 anos 3 meses atrás #2894

Penso que o veganismo deve ser entendido como uma tentativa de esquivar-se de todos os produtos que contenham substâncias provenientes de animais. E para isso fazemos o máximo possível dentro do limite de cada um. Nossa sociedade há anos foi construída utilizando-se produtos de origem animal, então não é do dia para a noite que conseguiremos modificá-la.

Por exemplo: comprei uma bicicleta usada há dois anos e a estou utilizando até hoje (talvez os pneus dela contenham essa substância que você citou). Então vou usá-los até ficarem gastos e depois procurarei em todos os lugares da cidade algum pneu vegano. :)

A questão da soja já foi bem defendida. Se todos fossem veganos o único fator que poderia fazer com que ainda houvesse fome no mundo é a má distribuição. :pinch:

Não li nenhuma resposta agressiva de vegetarianos aqui do fórum porém sei que isso pode ter realmente acontecido. Devemos respeitar uns aos outros mas alguns vegetarianos / veganos são tão atacados diariamente que sem querer se tornam um poucos agressivos. Devemos aprender a lidar com isso. :cheer:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Não sou vegano 12 anos 3 meses atrás #2901

Caro senhor, pode ter sido a MILESIMA vez para o senhor, pois para mim foi a primeiro, não entendo a agressão de suas palavras, foi colocado um ponto de vista em uma discussão, colegas sapientemente responderam à altura, Sou engenheiro, trabalhei numa fábrica de borracha durante 15 anos, por isso sei desse componente. Existe uma frase de uma musica do Legião Urbana que diz o seguinte " Se o mundo é mesmo parecido com o que vejo, prefiro acreditar no mundo do meu jeito" mas a tolerancia com pessoas que não fazem parte do seu mundo é fundamental para uma convivencia feliz. Outro dia teve um churrasco em minha casa e meu sobrinho convidou um amigo vegetariano, eu poderia muito bem dizer que ele que traga o que comer, afinal é problema dele. Mas não penso assim, comprei carne de soja e caprichei nos legumes (e olha que nem sou chegado em legumes), para que ele se sentisse bem no convivio com minha familia. Voce não precisa gostar do que eu gosto, desde que respeite a minha escolha.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Não sou vegano 12 anos 3 meses atrás #2902

Concordo com o Felipe. Pessoas que optam por seguirem estilos de vida diferentes do da maioria precisam educar em si mesmas a tolerância, dia pós dia, porque elas sempre encontrarão desafios para sua paciência com ainda mais frequência do que os outros. E, a não ser que essa pessoa esteja disposta a travar guerra contra tudo e todos que não pensam como ela, deve sim elevar também seu estilo comportamental e parar de ser agressiva.

Desde criança já me sentia sendo diferente dos outros por dar grande valor aos animais e à natureza, fato o qual era menosprezado e ridicularizado por amigos e família. Eu sofria muito com isso e acabava me isolando de todos por não saber lidar com eles pacificamente, sem revolta ou agressão. Quando passei a estudar a Filosofia Espírita tornei-me ainda mais diferente, pq além de fazer parte de uma religião vista com preconceitos por muita gente, ainda passei a ser vegetariana. Logo percebi que, se eu quisesse levar uma vida tranquila, deveria ser mais paciente e tolerante com todos que pensassem diferente de mim, e isso inclui toda a minha família e quase todos os meus amigos. A religião que sigo realmente me estimula muito nesse sentido, de forma que trabalho nisso sempre que me surge oportunidade e sou muitíssimo menos impaciente hoje do que costumava ser antes de adotar os valores que adotei. Gosto de pensar na frase "O mais importante não é o que os outros pensam, falam ou fazem contigo. O que realmente importa é tua atitude diante disso", é uma frase muito condizente com tudo oq acredito e sempre me espelho nela antes de responder aos outros. (Para quem tem interesse, essa frase foi dita por Bezerra de Menezes, um médico que foi um dos primeiros espíritas na História, muito conhecido pelos seguidores)

Felipe, adorei saber da sua atitude do churrasco. Muito legal mesmo quando vemos que alguém se importa com nosso bem estar e procura nos incluir (socialmente), ainda que seja num evento tão oposto ao nosso estilo de vida, como é o caso de um churrasco. Abç.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por thaisferreirinha.
Tempo para a criação da página:0.125 segundos