Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me

TÓPICO:

Re: Veganos que malham - Suplementos 11 anos 2 meses atrás #5248

Olá amigos do fórum.
Vou ser breve com relação a um questionamento. Será que é realmente necessário a suplementação para ganho de massa muscular?
Não confio em absolutamente nenhum desses produtos sintetizados.
Sou novo no fórum por tanto irei fazer uma breve apresentação. Meu nome é André, parei de comer carne vemelha a quase 2 anos e sou vegano a mais ou menos 3 meses. Tenho como objetivo o ganho de massa muscular e estou penando para aprender mais sobre uma dieta que se adeque a minha estrutura.
Enfim, vocês não acham que esses suplementos acabam por fazer mal a nosso organismo de alguma forma?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Veganos que malham - Suplementos 11 anos 2 meses atrás #5252

Salve!

Eu tomo suplementos sazonalmente e não vejo problema algum. Você pode ganhar massa muscular sem suplementos sim, mas eles são bem úteis na minha opinião.

A fonte de proteína para veganos tem origem principalmente nos grãos e para alcançar uma quantidade considerável pra ganhar massa muscular, deve-se consumir uma variedade desses grãos considerável também. Porém, vc estará consumindo carboidratos além da conta e o resultado disso é uma pancinha indesejável.

Se vc toma uma proteína isolada de soja por exemplo, fica mais fácil pra atingir a quantidade de proteína desejável, sem se entupir de carbo à toa.

O que faz mal é o excesso, proteínas em excesso fazem mal pros rins e fígado por exemplo...

Se quiser mais dicas é só perguntar.

Abs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por Clécio.

Re: Veganos que malham - Suplementos 11 anos 2 meses atrás #5254

Eu estou me aventurando no mundo raw agora (dieta crudívora), o que significa que qualquer suplemento e até mesmo os grãos estão fora.
Ainda pretendo ganhar massa muscular, e pretendo atingir isso comendo MUITO! haha

Eu vi uns vídeos no youtube do pessoal preparando sucos. Se vc usa uma centrífuga (que retira quase todas as fibras dos vegetais), vc consegue ingerir MUITAS folhas, frutas e outras vegetais de uma só vez.

Se pensarmos bem, é o que os gorilas comem e eles ficam bem fortes né... gorilas não suplementam!

Bom, relato o progresso daqui a alguns meses! :-)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Veganos que malham - Suplementos 11 anos 2 meses atrás #5260

Eduardo Henrique escreveu: Eu estou me aventurando no mundo raw agora (dieta crudívora), o que significa que qualquer suplemento e até mesmo os grãos estão fora.
Ainda pretendo ganhar massa muscular, e pretendo atingir isso comendo MUITO! haha

Eu vi uns vídeos no youtube do pessoal preparando sucos. Se vc usa uma centrífuga (que retira quase todas as fibras dos vegetais), vc consegue ingerir MUITAS folhas, frutas e outras vegetais de uma só vez.

Se pensarmos bem, é o que os gorilas comem e eles ficam bem fortes né... gorilas não suplementam!

Bom, relato o progresso daqui a alguns meses! :-)


Vou torcer por vc brother.. Essa eu quero ver rsrs

Mas músculos são feitos de proteína, qual será sua fonte ?

Não acho que dá pra comparar nosso sistema digestório com o de um gorila... (aliás nenhum outro animal pra usar como argumento) ele tem enzimas que não temos não é verdade? Além disso tem a questão da sintetização dos aminoácidos, que é bem mais completa neles. Me corrija se eu estiver errado por favor :huh:

Abração

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por Clécio.

Re: Veganos que malham - Suplementos 11 anos 2 meses atrás #5261

  • Biaa
  • Avatar de Biaa
  • Postagens: 46
Eh, galera...

Reza a lenda que uma dieta IDEAL não precisa de suplementação...
Na posição da Associação Americana de Nutrição sobre dietas vegetarianas lê-se o seguinte:

«As proteínas de origem vegetal conseguem preencher os requisitos se forem consumidos diversos alimentos vegetais e forem satisfeitas as necessidades energéticas. Os estudos indicam que uma variedade de alimentos vegetais consumidos ao longo do dia consegue fornecer todos os aminoácidos essenciais, pelo que não é necessário consumir proteínas complementares na mesma refeição.»

But... devemos lembrar que a proteína vegetal não eh absorvida da mesma forma que a animal, se eu não me engano, e me corrijam se eu estiver errada, a proteína vegetal tem uma absorção pelo organismo de 40 a 60%somente, enqt a animal tem em torno de 90% de absorção.
E quem eh metido a atleta, como a gente, precisa, segundo a Associação Americana de Nutrição (ADA) e a associação Nutricionistas do Canadá de :

«Dado que as proteínas vegetais são menos bem digeridas do que as proteínas animais, é aconselhável um aumento na ingestão de aproximadamente 10% de proteína. Por conseguinte, as recomendações de proteína para atletas vegetarianos aproximam-se dos 1,3–1,8 g/kg/dia.»

Ou seja, veganos precisam comer mais coisas para atingir essa meta de proteínas... e o suplemento, na minha opinião, vem pra evitar que a gente tenha que comer um monte de coisa a fim de conseguir as proteínas necessárias para o ganho de massa...
Agora, sobre os alimentos sintetizados, eu nunca li nem ouvi nada sobre eles fazerem mal.. mas se vc tiver alguma coisa cientifica para compartilhar, eu quero ler tbm :)

Eduardo, pq os grãos ficam fora da dieta crudívora? Não pode só deixar de molho ao invés de cozinhar?

abs, galeraaa
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Clécio

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Veganos que malham - Suplementos 11 anos 2 meses atrás #5265

Carlos:
Sobre as fontes de proteína: os vegetais (cenoura, tomate, abobrinha, beterraba, folhas em geral, etc.) em geral são "hiperprotéicos", se tomarmos por base a razão proteínas/carboidratos. Assim, uma alimentação rica nesses alimentos, complementada com nozes, amêndoas e castanhas deveria ser capaz de nos prover a quantidade necessária de proteínas.
Esses vegetais são pouco calóricos e é difícil comer muitos deles no estado sólido, por isso transformá-los em sucos facilita bastante.

Quanto aos gorilas: você pode estar certo quanto às enzimas e os aminoácidos essenciais, mas não sei confirmar. Tentei procurar no google e a única coisa que encontrei é que os gorilas têm estômago maior e dentes mais largos.

Biaa:
Acho que a teoria da absorção de proteínas é algo assim: o corpo precisa de todos os aminoácidos essenciais na proporção adequada para poder sintetizar proteínas. Assim, se ele começa a sintetização, mas acaba a metionina, o processo é parado e o restante da proteína ingerida não será absorvida.
Assim, se vc comer soja, que tem todos os aminoácidos essenciais na proporção adequada, você consegue absorver quase tudo.
No entanto, se a única fonte de proteínas que vc comer durante o dia for arroz, em certo momento faltará lisina e vc só conseguirá utilizar ˜47% dos aminoácidos que ingeriu.
Mas se vc ingerir feijão junto (hj acredita-se que basta ser no mesmo dia), que é rico em lisina, então você consegue usar praticamente todos os aminoácidos ingeridos.

Resumindo: a proteína vegetal não é necessariamente de menor absorção. Uma alimentação diversificada deve ser suficiente para alcançar um nível de absorção bastante elevado.

Acho que ingerir 10% a mais de proteínas do que já é recomendado pode ser desnecessário. Na verdade, eu acho que a indicação da quantidade de proteínas que precisamos já é um tanto exagerada.
Pensa assim, em que época da vida precisamos de mais proteína, comparado aos outros macronutrientes? Seria quando somos bebês, certo? Quando estamos crescendo e formando tecidos musculares e ósseos numa velocidade muito alta.
As agências de saúde recomendam que de 10% a 35% das calorias que ingerimos sejam de proteínas.
No leite materno, a quantidade de proteínas é de ~6%.
Ok, o leite materno é super gorduroso (52%). Aparentemente os bebês precisam de bastante gordura por qquer razão.
Mas comparemos apenas a quantidade de carboidratos e proteínas. Um bebê recém-nascido dorme bastante e, quando está acordado, não se mexe tanto e não faz atividades físicas. É de se esperar que precise então de menos carboidratos do que um adulto, em termos relativos.
A razão de carboidratos/proteínas recomendada pelas agências é de 1,6 a 7,5 aprox. (55%/35% a 75%/10%)
A razão de carboidratos/proteínas no leite materno é 7,2
Ou seja, para um adulto normal, que precisaria de menos proteínas e mais carboidratos, a razão "natural" (se o leite materno pode ser usado como referência) é bem maior que a que as agências estão nos propondo.

É possível comer feijão (ou algum outros grãos) só deixando ele de molho e sem cozinhar? Eu nunca tentei, mas acho que eles continuam super duros, não?
Anyway, existem dois principais tipos de dietas crudívoras: uma delas usa bastantes grãos germinados e a outra não. Eu gostei de um argumento que o Eduardo Corassa apresentou a respeito do uso de grãos germinados crus: Eles não têm gosto. Não nos dão prazer gustativo. Assim, será que foram mesmo feitos para fazer parte da nossa dieta natural?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por Eduardo Henrique.
Tempo para a criação da página:0.139 segundos