Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO:

recaida vegana,preciso de conselhos. 10 anos 11 meses atrás #5629

bom eu fui vegano por 6 meses ,mais infelizmente essa semana voltei a comer carne.
foi uma serie de coisas que me fizeram a fazer isso,a implicancia da minha mae,meu emagrecimento,e a preucupacao com saude(b12).
minha mae nesses ultimos meses estava decidida a me fazer voltar comer carne.ela quase n comprou mais verduras e legumes,n comprou mais leite de soja,e nada do que eu usava pra substituir carne.
fora que tambem ela vivia fazendo receitas em casa que abusavam de carne feijoada,strogonoff e etc,chegou um ponto que se eu quisse comer alguma coisa eu teria que fazer,eu tenho 16 anos nao sou muito bom na cozinha....
resultado de tudo isso acabei dismaiando de manha antes de ir pra escola,ai o circo pego fogo.
minha mae virou uma fera,eu expliquei pra ela que a culpa era dela por nao fazer comida pra min,mais ja sabem né maes acham que nunca estao erradas.
ai depois disso comi uma carne moida com batatas que ela fez,nem fez bem para min meu estomago ficou muito pesado,depois disso fiquei pior ainda um sentimento de culpa veio com forca,eu senti que toda minha forca de vontade foi em vao.
agora n sei o que fazer,nao sei se volto a ser vegano mesmo com minha mae sendo desse jeito,se viro vegetariano comendo apenas um ovo por semana por causa do b12,(isso porque minha cidade é muito pequena n existe farmacia pra b12 aqui)ou se pior largo tudo e so volto a ser vegano quando eu for capaz de me manter,mas n sei se vou conseguir porque toda vez que como carne a culpa vem.enfim é isso tive que desabafar aqui porque ningue da minha familia aprova eu ser vegano todos acham que vou morrer que vou ter anemia e etc,tao me querendo levar ate no psicologo.no comeco de tudo isso minha mae tinha resistencia,mais nunca pensei que ela ia fazer isso.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: recaida vegana,preciso de conselhos. 10 anos 11 meses atrás #5630

Olá Gustavo,

Compreendo seu dilema, eu não me tornei vegetariano/vegano tão cedo quanto você, mas mesmo assim já foi dificil para a família aceitar, felizmente eu ja morava sozinho fazendo faculdade em outra cidade, e apesar de também não saber cozinhar naquela época eu é quem definia minha comida. Eventualmente eu aprendi a cozinhar sozinho, na base da tentativa e erro. Quanto a cidade também era pequena, 30.000 hab, logo não deve ser muito diferente da sua realidade.

Bem vamos por parte, se você ta muito magro, há algo de errado, teria que analizar sua alimentação, ver o que você comia, se contar aqui como era sua alimentação vegana, talvez eu e outros do fórum possam apontar algum erro e possíveis correções.

O fato é que se você comer arroz com feijão, em generosas porções já lhe daria muita energia e proteína. No mais seria complementar com outros vegetais e frutas.

A questão da B12 é importante, mas só fica crítica quando se passa muito tempo sem consumi-la, com 16 anos sendo vegano a apenas 6 meses, a B12 no seu organismo provavelmente ainda ta normal, ela é estocada no fígado por bastante tempo e demora a acabar.

Bem apesar disso, se você tiver algum tipo de mesada, pode comprar um multivitaminico qualquer na farmácia que ja vai ter B12 junto, só perguntar antes, não precisa de receita.

No mais esta mudança de dieta tem que ser uma negociação, do seu lado você tem que mostrar que a dieta funciona, para isso precisa comer corretamente, isso significa comer feijões! o máximo que puder, com arroz junto e se possível uma saladinha. Este é o prato tipico na mesa do Brasileiro, é improvável que sua mãe fique muito tempo se fazer feijão com arroz em casa.

Se a negociação falhar, tente acomodar a dieta no ovo-lacto-vegetarianismo por um tempo, até você amadurecer mais e ter independência financeira. Já vai ser mais fácil para te aceitarem deste jeito.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: gustavogsl

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: recaida vegana,preciso de conselhos. 10 anos 11 meses atrás #5631

Gustavo, mostra este vídeo abaixo da Globo para sua mãe

g1.globo.com/bem-estar/videos/t/edicoes/...al-da-carne/2534708/

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: recaida vegana,preciso de conselhos. 10 anos 11 meses atrás #5634

obrigado pelos conselhos eu realmente nao sabia desse multivitaminico,pensava que b12 so era possivel separadamente.
eu decidi que vou ser vegano mesmo desde ja,porque se eu nao seguir em frente agora nunca mais vao botar fé em min e vao achar que meu veganismo é so uma fase.
acho que realmente meu desmaio e emagrecimento foi por causa da falta do feijao,minha mae n gosta muito de cozinhar,e quando acabava uma porcao demorava pra ele cozinhar denovo,entao comia so arroz com salada e quando,acabava as verduras,eu comia somente arroz muito pouco,porque é pessimo comer arroz puro.
e tambem andei pensando que é bom eu aprender a me virar na cozinha,por isso vou pedir para minha avó que é menos sistematica que minha mae pra me ensinar a cozinhar feijao. e quando vc falou da negociacao vc me fez abrir o olho e ver no que eu estava errando,eu pensava que resistindo as pressoes da minha mae e nao comendo o que ela fazia uma hora eu iria ficar doente e ela veria que a culpa é dela por nao fazer o que eu como,mais nao foi isso que aconteceu foi pior ela achou que tudo isso foi culpa do veganismo,caiu a ficha que eu nao posso ficar doente pra mostrar pra ela que nao comer carne faz bem.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: recaida vegana,preciso de conselhos. 10 anos 11 meses atrás #5635

Disponha, fique a vontade para tirar dúvidas ou desabafar no fórum, é para isto que ele serve. ;)

Será muito bom aprender a cozinhar alguams coisas, mas lembre-se que sua mãe provavelmente irá cobrar que você também deixe tudo limpinho depois! :P

No mais boa sorte!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: recaida vegana,preciso de conselhos. 10 anos 11 meses atrás #5641

Parabéns Gustavo! Personalidade é algo que vc tem, continue sendo vegan !

Abs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
  • 2
Tempo para a criação da página:0.147 segundos