Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

o Sal é vegano ? 6 anos 7 meses atrás #7114

  • granno1
  • Avatar de granno1 Autor do Tópico
  • Postagens: 1
Gente eu era vegetariana um tempo atrás, após me aprofundar na realidade das coisas, minha mentalidade mudou muito, e vi q era necessário adotar o veganismo , porééém, eu sou meio "burra" quando o assunto é a composição de alimentos e da onde vem cada coisa , fico meio perdida, queria saber se o Sal é vegano , pois q eu saiba possui um tal de "iodo" , mas não sei da onde esse "iodo" é retirado ... Alguém me dá uma explicação clara sobre isso ? E qual sal é mais recomendado para veganos ? Agredeço desde já ><

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

o Sal é vegano ? 6 anos 7 meses atrás #7115

O cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal ou sal de cozinha, é uma substância largamente utilizada, formada na proporção de um átomo de cloro para cada átomo de sódio. A sua fórmula química é NaCl. O sal é essencial para a vida animal e é também um importante conservante de alimentos e um popular tempero.
O sal é produzido em diversas formas: sal não refinado (como o sal marinho), sal refinado (sal de cozinha), e sal iodado. É um sólido cristalino e branco nas condições normais. Todos são veganos.

Atualmente a água do mar, lagos, rios, e rochas podem conter sal.

O processo de fabricação do sal é físico e não químico, dando-se por dissolução de sal gema com água quente injetada nas jazidas para a produção de salmoura. Após, procede-se a concentração, etapa que também é realizada com a água do mar e de lagos salgados, a cristalização do cloreto de sódio e a colheita e sua lavagem, e se adequado, refino e adição de compostos contendo iodo para o consumo humano. [carece de fontes]

Cloreto de sódio para uso industrial é obtido por processos mais complexos e cuidadosos que incluem etapas como as seguintes:[2]

Evaporação e concentração da salmoura por evaporação da salmoura de NaCl em instalações de duplo e simples efeito. Nas plantas deste processo, que incluem a produção conjunta de carbonato de sódio a fonte do vapor necessário é, na quase totalidade, obtido por um recuperador de vapor, dos líquidos quentes provenientes da fabricação de carbonato de sódio.
Decantação e centrifugação dos cristais obtidos de cloreto de sódio, quando a suspensão de cristais obtida é decantada e separa-se a fase líquida ("águas mães"). A fase mais densa é centrifugada, sendo separadas as restantes águas mães e obtém-se o cloreto de sódio úmido, com teor de água de 2 a 3%.
Secagem e peneiração do sal quando a secagem em leito fluidizado e a obtenção de granulação adequada por peneiração alimentam o processo de embalagem e o carregamento a granel do produto acabado.

Fonte wikipedia

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
Tempo para a criação da página:0.111 segundos