Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

O corpo humano não precisa de proteína de origem animal? 17 anos 5 meses atrás #704

  • vegano
  • Avatar de vegano Autor do Tópico
  • Postagens: 376

Mensagem: Boa tarde, estou tentando me tornar vegetariana, mas tenho uma dúvida: o corpo humano não precisa de proteína de origem animal? no caso de uma dieta ovolacto, a quantidade de proteína animal é sufuciente? tenho muito medo de passar mal, pois sempre tive uma dieta baseada no consumo de carnes (se bem que não em excesso, já fiz muitas refeições sem a carne, sempre foi um hábito comum). Mas me sinto mais leve no dia em que não como carne. tenho medo de me sentir fraca, de ter hipoglicemias (já aconteceu).
Obrigada


Olá ,

A dieta vegetariana estrita é possível se você a fizer corretamente.

Você deve consumir muitas verduras de tipos variados isso lhe garantirá cálcio e ferro.

As proteínas deverão vir de grãos integrais e feijões.

A mistura arroz + feijão do brasileiro é ótima, pois fornece a proteína completa que os nutricionistas tanto falam. Se o arroz for integral melhor ainda!

O que não pode é você virar uma vegetariana que consome apenas massas e batata, ai você vai ficar fraca mesmo.

No Guia Vegano temos muitas receitas, muitas outras estão para ser publicadas em breve.

Dê uma olhadinha nos textos dos links abaixo:

Sobre nutrição (com artigos redigidos por médicos e nutricionistas)
www.guiavegano.com/nutricao/index.html

Artigos de comportamento, culinária etc
www.guiavegano.com/artigos/index.html

Receitas
www.guiavegano.com/receitas/index.html

Quaisquer outras dúvidas pode perguntar que teremos prazer em responder.

Atenciosamente,

Alex

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: O corpo humano não precisa de proteína de origem animal? 17 anos 5 meses atrás #705

  • vegano
  • Avatar de vegano Autor do Tópico
  • Postagens: 376

Alex, me desculpe! mas uma coisa não ficou clara, e qto à proteína de origem animal? as proteínas provenientes dos grãos integrais e do feijão são vegetais(óbvio!). Estou perguntando pq ouvi dizer que o corpo precisa de proteína de origem animal (não entendo bem dessas coisas...)
obrigada e desculpe a insistência.


Oi ,

Não existe fundamento científico para dizer que há necessidade de proteina animal para nosso corpo funcionar direito.

A proteina animal pode ser absorvida, disso não resta dúvidas, milhões de pessoas comem carne todos os dias. Porém este consumo tem seu preço, diversas doenças degenerativas, câncer, obesidade etc A correlação destas doenças com o consumo de gordura animal ( que vem acompanhado da proteina animal) já estão super comprovadas pela ciência.

O que alguns alegam é que a proteina vegetal não é a tal da proteina completa, mas ja ficou comprovado que se pode montar a proteina completa se voce comer variedade de vegetais, como por exemplo a dupla Arroz + Feijão = proteina completa.

Esta enfase da proteina completa é porque a proteina animal é considerada uma proteina completa. E como a cultura esta acostumada ao consumo de carne alguns nutrincionistas ou médicos usam este artificio para favorecer o consumo da mesma.

Resumindo proteina não vai faltar se voce tiver alimentação equilibrada e variada, muitos tipos de graos, como grao de bico, todos os feijoes, soja (mas não precisa comer só soja viu!), arroz integral, aveia somado a muitos vegetais e frutas de preferencia crus, como tomate, alface, rucula, beterraba (fonte de ferro), gergelim (riquissimo em calcio), brocollis ( rico em calcio), banana, maça, uva, etc

Voce tem a seu dispor uma infinidade de opções e uma infinidade de receitas, infelizmetne nossa cultura nos fez pensar que comida é bife com batata frita, o bife basta por na palena e fritar... existe muitas outras opções mais saudáveis e saborosas que esta.

De uma olhadinha em nosso calendário Vegano
www.guiavegano.com/calendario

há muitos cursos de culinária programados para este ano em SP

Em são paulo há ótimas opções de restaurantes veganos e ovo-lacto (para voce que esta em transição)

www.guiavegano.com/cidades/saopaulo/


Se voce pesquisar bem, em varias fontes, não precisa confiar só no Guia Vegano, você verá que existem muitos mitos a cerca da carne, muito interesse economico de pecuaristas, fabricantes e governos para que a população continue a consumir estes cadáveres.

Bem acho que é isso, se quiser pode perguntar mais, será um prazer responder.

[]s
Alex

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: O corpo humano não precisa de proteína de origem animal? 17 anos 5 meses atrás #706

  • vegano
  • Avatar de vegano Autor do Tópico
  • Postagens: 376

posso te alugar mais um pouquinho? é que são tantas dúvidas que eu tenho! li agora pouco num papo do orkut que a dieta vegetariana é pobre em ferro, que vc pode comer toneladas de feijão que nunca vai suprir as carências, que vegetariano =anêmico... quanto precisamos de ferro por dia? e quanto obtemos nos vegetais? a quantidade obtida com os vegetais é absorvida facilmente pelo corpo?
sabe que esse papo eu tb ouço dos meus pais...
obrigada mais uma vez


É natural ter dúvidas, acho que você deve pesquisar muito sobre vegetarianismo sempre! Ser vegetariano implica em ser atacado continuamente por argumentos contra, nossa sociedade não admite esta opção de dieta, as pessoas se irritam porque se voce é vegetariano e saudável voce esta implicitamente provando que ela esta errada, que não é necessário matar animais para viver como todos acreditam.

Sobre o Ferro, não com o que se preocupar se voce consumir feijões (feijão comum, grao de bico ou soja), arroz integral, folhas verde escuro. Adcione sempre alguma fonte de vitamina C ao seu prato, como um tomate cru, pesquisas indicam que isso ajuda na absorção de ferro.

Eu posso te dizer o seguinte, eu conheço muitas pessaos carnívoras que tem anemia de ferro, logo comer carne não é garantia.

Trace sua meta no sentindo de uma dieta o mais saudável possível, evite alimentos industrializados sempre que puder, evite excesso de açucar, farinhas refinadas (paes brancos e macarrao comum) de preferencia a farinhas integrais (paes integrais e macarrao integral).

Abaixo um trecho do artigo sobre vegetarianismo do Dr. George (Nutricionista)

"O ferro é outro nutriente polêmico da alimentação vegetariana e igualmente rodeado de mitos. Será que o vegetariano corre risco de anemia por não consumir carne vermelha? É verdade que a carne vermelha tem muito ferro, mais ferro que os vegetais em geral, mas isto não significa que os vegetais não possam suprir as necessidades de ferro do organismo. Desde que se assegure que alguns estejam presentes na dieta, o vegetariano pode ficar tranqüilo. Boas fontes de ferro são: soja, tofu (queijo de soja), feijão, vegetais de folha verde-escura (brócolis, couve), amêndoas, semente de girassol, damasco seco e figo seco. "
www.guiavegano.com/nutricao/george/vegetarianismo.html

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
Tempo para a criação da página:0.127 segundos