Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO:

O que melhorou em sua vida se tornando vegetariano? 17 anos 5 meses atrás #728

  • aldluz
  • Avatar de aldluz Autor do Tópico
  • Postagens: 7
Quero saber sobre sua transição para ser vegano.

Não consigo comer mais ovo.. o que preciso parar é de consumir o leite e derivados? o que preciso fazer ou seguir?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: O que melhorou em sua vida se tornando vegetariano? 17 anos 5 meses atrás #732

Alda,
Minha transição se deu de forma muito tranquila. Em primeiro lugar acho que o importante é estar se sentindo bem consigo mesmo. Independentemente das suas escolhas, não se deve forçar nada, nunca, sob pena de acabar voltando aos hábitos anteriores. É importante ser verdadeiro e justo consigo e sempre respeitar suas vontades.
Procure se informar um pouco mais sobre nutrição, foi assim que fiz quando me tornei vegano, informação é tudo para quem resolve mudar hábitos alimentares. As alternativas estão aí, hoje temos a internet para facilitar as coisas, mas deve-se filtrar as informações vindas deste meio, selecione bem as fontes, pois todo mundo escreve o que quer e muitas vezes errado. Aqui por exemplo me senti muito seguro, acho que o Guia Vegano é um site sério e sei que posso confiar na sua literatura.
Você diz que não consegue mais comer ovos e pergunta se o que precisa é parar de consumir leite e seus derivados.
Se assim for a sua vontade, então troque o leite de vaca por leite de soja inclusive nas receitas, salgadas ou doces. E quando for necessária a função do ovo em alguma receita, utilize 1 colher de sopa de farinha de linhaça diluída em 3 colheres de sopa de água para substituir um ovo. Para algo similar a um omelete, entre no maravilhoso mundo do Tofu (queijo de leite de soja). Em minha casa por exemplo eu mesmo faço o leite e o queijo de soja (Tofu). Não é difícil, é só se aventurar que dá certo. Dá trabalho... é claro! Mas é ótimo saber que se está consumindo um alimento que foi produzido por nós mesmos, que teve todo um cuidado não só em relação à higiene quanto à qualidade dos ingredientes utilizados.
Não se descuide quanto a ingestão de vitamina B12. Mas isto também não é problema, aqui no site mesmo, em nutrição, tem dicas maravilhosas e alguns detalhes em torno do assunto.
Quanto ao que melhorou em minha vida? Bem, para lhe ser honesto, o principal foi que deixei de ingerir “coisas” que para mim não eram alimentos, bem como falei, eram “coisas”. Sei que posso soar meio rude e radical, mas não é este o caso, estou sim em concordância e principalmente em ressonância positiva e constante com o meu “Eu” superior... bem, mas aí já estarei entrando em outros assuntos que não são exatamente nutrição, mas que para mim tem tudo a ver com o fato de ser vegano, minha relação com a espiritualidade me faz pensar e meditar em todas as minhas atitudes, inclusive, e porque não, o que como e o que deixo de comer.
Espero ter conseguido ajudar de alguma forma. Qualquer dúvida que tenhas, por favor, para o que estiver ao meu alcance eu estarei a disposição, é ótimo poder trocar idéias e estar cada vez mais bem informado. Boa Sorte e Good Vibes!!!

Renato Schneider
Natoveg

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: O que melhorou em sua vida se tornando vegetariano? 17 anos 5 meses atrás #736

  • aldluz
  • Avatar de aldluz Autor do Tópico
  • Postagens: 7
Bem utimamente estou perdendo o prazer de me contaminar procurando melhorar minha alimentação de acordo com as informações. Também gosto do guia vegano..Me sinto bem.. tanto que toh procurando receitas, histórias.. isso é o processo.. Cada um tem o seu.. o meu está começando..

E acho que não existe a alimentação certa ou errada, existe a alimentação que merecemos. Cada um é o que come. O meu cardápio está em construção.. parece que esse mundo, faz nós aprender e respeitar a natureza.. e aceitá-la como parte de nós.

Obrigada Renato. me ajudou sim.. é legal ter essa oportunidade de conversar com alguem, que já tem bastante experiencia.

Alda

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

O que melhorou em sua vida se tornando vegetariano? 17 anos 5 meses atrás #756

Alda,
Fico feliz em saber que pude ajudar. Qualquer coisa que precisar, por favor, entre em contato.

Good Vibes!!!

Renato Schneider
Natoveg

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

O que é uma alimentação Vegan equilibrada? 17 anos 5 meses atrás #763

  • aldluz
  • Avatar de aldluz Autor do Tópico
  • Postagens: 7
O que é um cardápio do dia a dia para você que é Vegetariano?
Exige algum cuidado. algum estudo sobre informações nutricionais. Ou você se adapta á aquilo que vc consegue fazer e consumir..

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

O que é uma alimentação Vegan equilibrada? 17 anos 4 meses atrás #816

Alda,
Na verdade, depois de ter me tornado vegano, passei a cuidar muito mais da minha alimentação como um todo. Os onívoros, que atualmente ainda são maioria neste planeta, não se preocupam, salvo um que outro, com praticamente nada no que diz respeito a sua qualidade alimentar nutricional, pois imaginam que a carne é o todo poderoso e que sendo assim, “para que me preocupar com estes detalhes?”, eles indagam.
O que acontece é que nós vegetarianos/veganos, na maior parte dos casos, acabamos adquirindo uma curiosidade quanto ao que devemos, podemos e não podemos ingerir. É algo que simplesmente acontece assim, é como se o consumo da carne nos tirasse o prazer da curiosidade e do cuidado com o que colocamos para dentro do nosso corpo. Por fim, com toda esta curiosidade ganhamos uma qualidade nutricional mais apurada.
É comum os onívoros esquecerem que existem as vitaminas e os minerais, deixam os alimentos vivos de lado, e resumem suas refeições em carne vermelha, arroz, feijão, batatas, ovos e massas em geral. Quase que desconhecem as frutas, e as secas então, nem se fala. Também não foram apresentados ainda para o maravilhoso mundo dos grão integrais, das castanhas, das sementes e nozes, por exemplo. Nós certamente não só conhecemos este universo maravilho como fazemos dele uma extensão do nosso ser, do nosso corpo e porque não, da nossa alma. Mas voltemos a sua pergunta inicial. O que é um cardápio do dia-a-dia para mim?
A dieta que se segue é apenas um exemplo. Mas mesmo que sofra variações no decorrer da semana, dá para se ter uma idéia de que forma me alimento. O importante é integrar alimentos do que chamo de cinco grupos essenciais: grãos, vegetais, frutas, feijão com suas variações e as castanhas, nozes e amêndoas.

Manhã:
- Algumas torradinhas de pão integral com tahini
- Fatias de tofu com semente de gergelim torrada
- Granola com leite de soja, ou iogurte de leite de soja
- Melado
- Uma banana e uma maçã pequena
- Suco de laranja

Almoço:
- Feijão ou lentilha
- Arroz integral
- Cevadinha perolada
- Brócolis
- Alguma folha verde cozida ou levemente refogada com cebola e
gengibre (Ex: couve, folha de couve-flor, folha de beterraba folha de
brócolis, mostarda etc.)
- Soja texturizada refogada
- Cenoura crua ralada
- Alface, agrião, rúcula...
- Tomate
- Uma Castanha do Pará
- Suco de laranja ou de limão
- Uma fruta de sobremesa (de preferência rica em Vitamina C para
auxiliar ainda mais a absorção de ferro).
- Farinha de linhaça tostada, germe de trigo tostado e fibras em geral.
- Azeite de Oliva Extra Virgem

Jantar:
- Pão integral
- Tofu assado com gergelim e shoyu
- Alface
- Tomate
- Tahini
- Leite de soja com chocolate em pó (ou ainda só com açúcar mascavo)
- Eventualmente um caldo verde, ou um consomê de abóbora ou legumes.
- Uma fruta

Como eu já havia comentado acima, este cardápio sofre variações diversas, incluindo grão de bico, berinjela, abóboras de todos os tipos, couve-flor, bife de soja, bife de glúten (Seitan), quinoa, cogumelos, ervilhas, milho... enfim, eu poderia listar uma quantidade quase que infinita. O que importa é ter curiosidade e criatividade, na minha modesta opinião, uma alimentação correta depende muito disto... INTERESSE.

Boa sorte e seja feliz,
Renato Schneider
Natoveg

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
  • 2
Tempo para a criação da página:0.136 segundos