Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

Dicas para novos veganos 17 anos 5 meses atrás #730

  • Viking
  • Avatar de Viking Autor do Tópico
  • Postagens: 4
Aí, até que enfim um vegano de Brasília.
Amanda, mandei a mesma menssagem pra Mariangela, só que ela não respondeu. Vejamos se eu tenho mais sorte com vc! ;)

tenho 17 anos, sou vegetariana a 6 meses pois só agora conseguí mudar totalmente a minha alimentação e cortei a carne, o leite e derivados e o ovo.
gostaria de saber quais as dicas que você dá para pessoas que querem se tornar vegans e também gostaria que você me dissesse quais são os 'produtos mascarados', que tem origem animal mas que nos não sabemos, para que eu possa parar de consumi-los.
desde já agradeço!
=*

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Dicas para novos veganos 17 anos 5 meses atrás #740

Opa, olá Viking!
Eu recomendo, pra quem está começando, adquirir novos hábitos, tipo experimentar novas coisas, novas comidas, afinal a gente quando deixa de ser onívoro começa a cortar várias coisas.. principalmente para ser vegan. Aí é importante fazer trocas, compensar as várias coisas de que abrimos mão.
Outra coisa legal é conviver com quem tá nessa também, eu mesma só passei a conhecer vegês (vegans, ovo-lactos..) depois de um bom tempo de veganismo e tal... e acho muito melhor agora!
(Inclusive, se vc é de Brasília a gente pode se trombar por aí..)
Dicas mais no sentido de consumo, eu recomendo vc ter uma listinha dos produtos básicos, e saber os lugares (lojinhas, supermercados) onde encontrar pelo menos uma opção.. E dependendo do produto, ter um estoquezinho e tal, pra evitar aquela coisa chata de "não achei pasta vegan em lugar nenhum, tive que comprar essa mesmo.."
Também saber os restaurantes onívoros onde rola de ter uma boa refeição vegan..
Produtos mascarados pra mim são aqueles nomes tipo "carboximetil celulose de sódio" (peguei isso aqui num rótulo heauhie); aqui mesmo no GuiaVegano tem uma lista de substâncias e ainda assim quando você tiver uma dúvida, entre em contato com o SAC.
No mais, você lendo o rótulo sabe o que tem no produto.
Ah, lembrei de uma coisa: às vezes você vê num rótulo: "condimentos", "corante natural", coisas assim que não dá pra saber se é animal ou não.
Tire a dúvida antes de consumir ;^)


Mais dúvidas, estou à disposição.

Abraços

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Dicas para novos veganos 17 anos 5 meses atrás #746

  • Viking
  • Avatar de Viking Autor do Tópico
  • Postagens: 4
Amanda, obrigado pelas informações.
Seria pedir muito que vc me desse algumas dicas de produtos (tipo esses que tem no mercado) que não tem nada de origem animal e alguns restaurantes veganos? porque sinceramente eu não conheço nenhum... =/
muito obrigado por responder as minhas duvidas! ;)
=*

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Dicas para novos veganos 17 anos 5 meses atrás #761

Ô Viking, foi mal a demora, eu tava viajando..
Olha só, eu posso falar altos produtos, mas tipo especifica melhor o que vc quer saber, por exemplo, desodorante, shampoo, comidas e tal..

Os restaurantes:

Amor à Natureza
ovolacto. Tipo há muito tempo eu não vo lá porque traumatizei com a antipatia da mulherzinha lá, mas a comida é boa, só que as sobremesas na época que eu perguntei tudo tinha ovo.
CLN 310 bl A lj 42/50 3272-2055

Boa Saúde
lacto-vegetariano, comida mó caseira, aquela coisa de arroz com feijão mesmo, o glúten é muito bom e geralmente tem pastelzinho assado de palmito. Variedade boa e o quilo é baratim, sempre tem sobremesas vegans, a melhor é a torta de banana. Ah, se for lá, bota pressão pra fazerem a torta de cacau que tem no cardápio mas nunca vi!
SRTVN Q. 702 Conj. P Lj. 128 Ed. Brasília Rádio Center

Naturetto
onívoro (serve peixes)
Exceto as paradas de peixe, eu creio que seja lacto, e vem escrito o que contém ou não contém leite e/ou derivados. Po, as saladas são boas, cheias das combinações, tomate seco, etc. e os cozidos tudo muito bom, cuidado pra não exagerar no prato!
As sobremesas nunca reparei, tem uma sorveteria do lado que os sorvetes de fruta e tals são vegan.
SCLN 405 bl C lj 55 3201-6223

Bardana
lacto-vegetariano
Ótimo, bonito, tranqüilo, e tals.
CLS 405 bl A lj 22 3242-3532

Sabor Vital: ovolacto
Tem etiqueta falando que que tem na comida, é chato uns dias que tem um monte de comida com ovo e queijo e tal, mas no geral é muito bom..
CLN 316 bl A loja 59/67 3349-2171

Girassol
lacto (que eu me lembre), Sábado dá fila por isso chegue cedo pra pegar sushi e uma boa mesa... O sushi é lendário, é tipo 60% do meu prato.
SCLS 409, bl B lj 15/16 3242-1542

O Rei do Glúten
Não sei se é ovolacto ou lacto, sei lá, não recomendo muito, mas também só fui uma vez..
SCLS 411 Bl. D Lj. 02

Ah, e lá na Ilha do Pastel - Edifício Venâncio 2000 (atrás do Pátio Brasil) - tem pastel de soja :^)
Vegan lá é de banana (fala que você quer sem mel, se não vão pensar que é o banamel), palmito, palmilho, sojamito, sojamilho, soja, acho que é isso..

De nada e sempre às ordens!

edit: Pensei numas paradas aqui com soja..

[ Sugestões pra tofu ]

- "Tofu mexido"
Tofu amassado, uma pitada de curry, um cadim de orégano, sal ou tempero de alho e sal, alho picado, farinha de mandioca.
Primeiro deixe o alho dourar na frigideira com um pouco de azeite, aí coloque o tofu e os temperos e mecha até ficar legal, aí coloque um pouco de farinha de mandioca, só pra dar um toque.

- "Pão-de-seijo"
1xíc. de tofu amassado, 1xíc. de polvilho azedo, caldo de legumes e temperos a gosto.
Mistura tudo, até dar o ponto pra fazer bolinhos. Assa em forno pré-aquecido mais ou menos 20min.

- Tofu assado
Tofu e temperos (shoyu, massa de alho, etc).
Prepare num recipiente um pouco de azeite (só o suficiente pra espalhar na quantidade de tofu que vc usar) com os temperos, bem misturados. Corte o tofu em fatias finas e arrume numa assadeira. Despeje e espalhe bem o azeite com temperos e coloque pra assar até dar a textura que você achar melhor.

- Patês de tofu
Bata no liqüidificador tofu, azeite e temperos.

[ Feijão de Soja ]

- Leite de soja
Lave e deixe a soja num recipiente com água de um dia pro outro.
Descasque (é chato, eu pulo essa etapa, hehe) e bata no liqüidificador com água (esqueci a quantidade, mas vai no olho). Coe com um pano.
(Não jogue a polpa no lixo, use pra fazer bolinhos assados)
Esse leite é "imbebível" mas pra fazer receitas é melhor que o industrializado, e além do mais você usa pra fazer maionese e manteiga de soja.

- Maionese
Leite de soja e óleo (de girassol de preferência).
Opcional: Deixe o leite de soja "descansar" por um dia, pelo que eu vi fica mais consistente dessa forma, e aí dispensa um pouco do óleo depois.
Bata no liqüidificador o leite de soja, adicionando o óleo beeem aos pouquinhos, até dar a textura.
Também rola de bater com azeitonas, por exemplo.

[ PTS ]

Varie no tempero, coloque palmito, milho, azeitona, essas coisas...
Use pra fazer recheio de pastel, lasanha, folheado, etc.

Ce gosta de cozinhar? Querendo mais receitas eu te passo, uma amiga minha faz uma coxinha de soja que é lendária, mas eu não consigo aprender, é meio complicado-cheio-das-etapas.. heuiuehe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Dicas para novos veganos 17 anos 5 meses atrás #762

  • Viking
  • Avatar de Viking Autor do Tópico
  • Postagens: 4
caramba amanda, que glossário meu!
xD
MUITO obrigado mesmo!
o/
me ajudou pra caramba!

mas deixa eu te enxer mais um pouquinho o saco.
vc sabe de algum creme bom pra estria que não contenha pedaços de cadáver? e pasta de dente, creme pro cabelo, essas coisas, se tiver como você me passar os que não tem cadáveres, eu ficaria MUITO mais agradecida!


valeu mesmo!
tá me ajudando pra cassete!
=*

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Dicas para novos veganos 17 anos 5 meses atrás #764

Ow, nessa eu vo passar a bola, não conheço creme não..
Tem essa comunidade por exemplo
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=294032
Tem a lista de empresas que testam
www.pea.org.br/crueldade/testes/lista.htm
e no mais é perguntar no SAC.
Eu uso sabonete Phebo, de vez em quando Granado, ambos são da Granado, que não testa e são 100% vegetais, não uso shampoo mas sei que tem o Ox Plants por exemplo.
Escova de dentes, compro Condor, pasta de dente Contente.

Continuo à disposição, abraços!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
Tempo para a criação da página:0.166 segundos