Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

Essa é a nossa natureza??? 18 anos 1 mês atrás #225

  • leopeart
  • Avatar de leopeart Autor do Tópico
  • Postagens: 4
Dr Eric, gostaria de algum esclarecimento sobre algo que vem me preocupando há algum tempo....
Sou vegetariano desde 2003 e vegan há mais ou menos 8 meses. Desde 2003 venho fazendo exames de sangue 2 vezes por ano, a fim de poder perceber pelos números quais estão sendo os efeitos desse novo hábito para mim. Felizmente, esses efeitos tê se resumido a decréscimo do nível de triglicerídios, colesterol (o mau), etc, além de ter perdido mais de 30Kg desde então (hoje peso 82Kg). Além disso, minha dosagem de B12 ficou em média 631 pg/mL, por método de Quimioluminescencia.
Além de me sentir bem do ponto de vista da saúde, espiritualmente, entre outras coisas, acredito que o veganismo traz o homem acima de tudo às suas verdadeiras necessidades, sua NATUREZA. Acredito que a maioria das pessoas que adotam esse hábito acreditem nisso também.
Só não consigo entender como pode ser recomendável a suplementação alimentar (B12) para um vegano, se a alimentação vegana é a NATUREZA do homem?

Na verdade, eu penso o seguinte: SE A DIETA VEGANA NÃO PROPICIA AO SER HUMANO O ESSENCIAL PARA SUA SOBREVIVÊNCIA/DESENVOLVIMENTO, ENTÃO NÃO TEM NADA DE NATURAL. COMO O HOMEM SOBREVIVERIA COMO VEGANO SE NÃO HOUVESSE FACILIDADES COMO HOJE, DE COMPRAR VITAMINA B12 EM QUALQUER ESQUINA? ONDE ELE ENCONTRARIA ISSO NA NATUREZA?

Gostaria de sua opinião sobre o assunto. Grato.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Essa é a nossa natureza??? 18 anos 1 mês atrás #229

O seu questionamento é bastante pertinente e comum a muitas pessoas.

Temos a idéia de que o mundo antigo era perfeito. Tudo existia em harmonia, o verdadeiro Jardim do Éden.

Historicamente a evolução humana é bem diferente da idéia harmônica que temos. O mundo antigo era bastante cruel e selvagem. A evolução da espécie humana foi muito turbulenta e as condições de vida precárias.

Cientificamente é muito difícil delimitar o que é realmente a natureza do homem.

O fato é que estamos vivendo um momento singular da história. Pela primeira vez podemos viver sem deficiência nutricionais, tanto nós vegetarianos quanto os onívoros.

Só para você ter uma idéia, os onívoros são recomendados a suplementar diversos nutrientes.
É comum aos pediatras suplementarem ferro, vitamina A e D para crianças onívoras.
Na gestação muitos obstetras recomendam o uso de multivitamínicos e minerais durante toda a gestação.
O Departamento de Agricultura dos EUA recomenda que todas as pessoas (onívoras) acima de 50 anos utilizam vitamina B12 como suplemento, pois 30% das pessoas acima dessa idade apresentam deficiência da vitamina.
A farinha de trigo é enriquecida com ferro e ácido fólico devido à grande carência encontrada na população.
O sal recebe iodo para prevenção de deficiência na população.

A minha opinião à respeito é que a filosofia nem sempre se encaixa com a realidade.

Nós, seres humanos, sabemos muito pouco sobre a Ordem Universal...

O que me faria dizer que a Natureza humana é vegetariana é o fato de que as populações vegetarianas apresentam incidência muito menor de diversas patologias. Isso sugere que o vegetarianismo é uma dieta mais fisiológica do que a onívora.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Essa é a nossa natureza??? 18 anos 1 mês atrás #236

  • leopeart
  • Avatar de leopeart Autor do Tópico
  • Postagens: 4
Obrigado, doutor...bem esclarecedor.
De qualquer maneira, estou sempre acompanhando minha dosagem de B12, assim como outros nutrientes.
A sua linha de trabalho é a recomendação da suplementação com B12 independente de haver deficiência constatada em exames?
Não entendo muito bem essa questão, muitas pessoas dizem que o resultado de meu exame pode estar "mascarado" por um similar da B12.
Grato.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Essa é a nossa natureza??? 18 anos 1 mês atrás #247

O ideal é sempre dosar a B12 e suplementá-la conforme a necessidade. Isso só é possível se a pessoa tem acompanhamento médico/nutricional.

Não precisa haver deficiência de B12 para começar a suplementar. Você deve ter em mente que os nívies sanguíneos da vitamina devem estar acima de 350. Esse valor ainda não é indicativo de deficiência.

Para quem não faz exames, assim como para crianças e gestantes é mais prudente manter a suplementação contínua.

Se você utiliza alimentos que contém análogos da B12 (um composto muito parecido com a B12, mas que não tem a funcão da vitamina). Pode haver erro na interpretação do resultado da B12 do sangue. O exame pode acusar um valor maior do que realmente está presente no seu sangue. Dessa forma solicitamos outros exames, como a homocisteína, para confirmar a deficiência.

Dê uma olhada no tópico sobre Chlorella.

Abraço
Eric

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
Tempo para a criação da página:0.131 segundos