Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

Nutricionista X Nutrólogo (e um pouquinho sobre a ABRAN) 17 anos 11 meses atrás #368

  • fernando
  • Avatar de fernando Autor do Tópico
  • Postagens: 4
Oi de novo, Dr. Eric :)

outra pergunta que gostaria de fazer é qual é a diferença entre nutricionistas e nutrólogos? Algum dos dois é mais indicado em auxiliar o público a mudar de dieta (no caso, para vegetariana), no caso, criando cardápios e analisando exames?


Ah, e sem esquecer, no site da ABRAN, na parte de "Perguntas e Respostas", no tópico sobre Dietas Vegetarianas ( www.abran.org.br/inf_perguntas/009.htm ), o profissional que escreveu o texto afirma que "Ela[dieta vegetariana] não é saudável devido ao fato de ser carencial e até poderá ser utilizada
por um breve período com intuito de desintoxicação, porem definitivamente ,não é o ideal", além de insinuar que vegetarianismo é "modismo" e uma complicação desnecessária! Em todos os sites estrangeiros neutros que procurei (da Associação Dietética Americana, da Associação do Coração Americana, da Universidade da Georgia, fora uma "Vegetarian Nutrition Resource List" do próprio governo dos Estados Unidos) os textos são favoráveis e muito mais científicos que esse do site da ABRAN!

Eu realmente fico sem saber o que fazer quando alguém me pergunta "Vegetarianismo é saudável?", porque ora umas instituições dizem que sim, ora outras (e a do meu país, principalmente) diz que não. O quê fazer? Não existe algum site de posicionamento científico de alguma instituição séria do Brasil sobre o assunto?

até mais!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Nutricionista X Nutrólogo (e um pouquinho sobre a ABRAN) 17 anos 11 meses atrás #370

Fernando,

o nutricionista faz faculdade de nutrição.
O nutrólogo faz faculdade de medicina e depois se especializa na parte nutricional. Da mesma forma que existe especialização em cardiologia, gastroenterologia... existe especialização em nutrologia.

Geralmente um nutricionista está mais familiarizado com a prescrição da dieta, enquanto o médico está mais familiarizado com as patologias e a interpretação de exames laboratoriais.
A diferença entre os profissionais está na experiência de cada um deles e do quanto eles estudam sobre determinados assuntos. Qualquer um deles, desde que estude e tenha experiência prática nos assuntos que estuda, pode saber tanto quanto o outro.
Lembre-se de que a falta de estudo é um mal da humanidade!!

Com relação à ABRAN eu já entrei em contato com eles anteriormente para conversar a respeito desse tópico.
Já enviei um texto com abordagem científica sobre o vegetarianismo que vai substituir o que está no ar. Vamos esperar um pouco, pois essa troca já está confirmada.

Atenciosamente
Eric

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Dr. Eric, 17 anos 11 meses atrás #372

  • fernando
  • Avatar de fernando Autor do Tópico
  • Postagens: 4
muitíssimo obrigado pelos novos esclarecimentos.
Muito bom ter esse espaço pra contato tão direto com profissionais da área.

até mais!
Fernando

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
Tempo para a criação da página:0.115 segundos