Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

Dieta pesco-vegetariana 17 anos 10 meses atrás #392

Olá! Eu sou estudante de nutrição e desde de 2003 parei de comer carne vermelha e aves. Desde março deste ano, deixei de comer tb leite, derivados e ovos. Continuo comendo peixe. Fiz um exame de sangue recentemente e estou com deficiência de B12 (232 pg/mL, sendo q o valor de referência no próprio exame é de 243 a 894 pg/mL).
Gostaria de manter os níveis normais de B12 apenas pela alimentação, sem recorrer a suplementos (comprimidos). Sabe me dizer quais os alimentos fortificados que podem me garantir uma ingestão adequada de B12? O peixe não é uma boa fonte?
Ah, tenho outra dúvida, frutas e hortaliças orgânicas possuem B12? já que as bactérias q a poduzem não foram "eliminadas" pelos agrotóxicos?!

Desde já agradeço,
Lisa.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Dieta pesco-vegetariana 17 anos 9 meses atrás #442

Lisa,

os peixes contêm B12, mas a quantidade depende do tipo de peixe.

Ovos, leite e queijos são fontes seguras de B12.

No fórum há um tópico sobre alimentos fortificados: www.guiavegano.com.br/forum/viewtopic.ph...9912318a5f54352a6f23

Os vegetais orgânicos, teoricamente, contêm mais B12 do que os outros, mas a quantidade de B12 é muito pequena e nào pode ser considerada como uma fonte adequada.

Com os níveis de B12 que você está, eu sugiro uma suplementação mais agressiva para elevar a B12 para níveis superiores a 350.

Atenciosamente
Eric

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

B12 17 anos 9 meses atrás #447

Olá Dr Eric! Obrigada pela resposta.
Vou procurar me informar sobre alimentos que sejam fortificados com B12, mas mesmo que eu passe q ingeri-los, acha que é necessário fazer uma suplementação através de comprimidos?

A presença de B12 em alimentos vegetais comprovadamente orgânicos é garantida?

Tenho muita resistência em relação à ideia de passar o reto da minha vida tomando comprimidos para complementar a minha alimentação..parece que tá algo fora do lugar assim! Vi um tópico em que um senhor abordou a quetão de necessidade de suplementação da dieta vegana por em questão a real natureza do homem em termos alimentares. Realmente é complicado....às vezes me parece que o Homem exagera na busca por essa "perfeição" de saúde, ultrapassando a capacidade de adaptação e de luta do próprio organismo! Ou então somos demasiadamente frágeis!

Obrigada
Lisa.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Dieta pesco-vegetariana 17 anos 9 meses atrás #449

Lisa,

acredito quer você encontre dificuldade de atingir diariamente a quantidade de B12 diária apenas com os alimentos fortificados. Se conseguir, tudo bem. Caso contrário, a suplementação é muito bem vinda.

O modo mais simples de fazer a suplementação de B12 é através da via injetável. Você pode por fazer UMA ÚNICA aplicação ANUAL de B12 intramuscular. Isso costuma garantir a manutenção dos bons níveis da vitamina.

Mesmo os alimentos certificados como orgânicos não devem ser considerados fontes seguras de B12. Havendo B12 no alimento, ele não fica dentro da planta, mas sim na parte externa, que acaba sendo removida com a higienização do alimento.

Atenciosamente
Eric

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
Tempo para a criação da página:0.118 segundos