Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

Dieta pesco-vegetariana 17 anos 10 meses atrás #392

Olá! Eu sou estudante de nutrição e desde de 2003 parei de comer carne vermelha e aves. Desde março deste ano, deixei de comer tb leite, derivados e ovos. Continuo comendo peixe. Fiz um exame de sangue recentemente e estou com deficiência de B12 (232 pg/mL, sendo q o valor de referência no próprio exame é de 243 a 894 pg/mL).
Gostaria de manter os níveis normais de B12 apenas pela alimentação, sem recorrer a suplementos (comprimidos). Sabe me dizer quais os alimentos fortificados que podem me garantir uma ingestão adequada de B12? O peixe não é uma boa fonte?
Ah, tenho outra dúvida, frutas e hortaliças orgânicas possuem B12? já que as bactérias q a poduzem não foram "eliminadas" pelos agrotóxicos?!

Desde já agradeço,
Lisa.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Dieta pesco-vegetariana 17 anos 9 meses atrás #442

Lisa,

os peixes contêm B12, mas a quantidade depende do tipo de peixe.

Ovos, leite e queijos são fontes seguras de B12.

No fórum há um tópico sobre alimentos fortificados: www.guiavegano.com.br/forum/viewtopic.ph...9912318a5f54352a6f23

Os vegetais orgânicos, teoricamente, contêm mais B12 do que os outros, mas a quantidade de B12 é muito pequena e nào pode ser considerada como uma fonte adequada.

Com os níveis de B12 que você está, eu sugiro uma suplementação mais agressiva para elevar a B12 para níveis superiores a 350.

Atenciosamente
Eric

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

B12 17 anos 9 meses atrás #447

Olá Dr Eric! Obrigada pela resposta.
Vou procurar me informar sobre alimentos que sejam fortificados com B12, mas mesmo que eu passe q ingeri-los, acha que é necessário fazer uma suplementação através de comprimidos?

A presença de B12 em alimentos vegetais comprovadamente orgânicos é garantida?