Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

B12 para bebês e duvidas sobre peso da criança 17 anos 10 meses atrás #395

  • vegano
  • Avatar de vegano Autor do Tópico
  • Postagens: 376
Perguntas abaixo foram enviadas por e-mail e estão sendo postadas pelo administrador do Veg-Fórum com a permissão do Dr. Eric.

1- se a suplementação de B12 é natural (fonte primária) ou sintética?


A suplementação costuma ser sintética. Existem compostos a base de fígado. Leia o rótulo antes!
A forma sintética é excelente e não há motivo para preocupação.

qual a melhor forma p/ uma criança de 1 ano em diante? e quantidade?


Você pode utilizar xarope ou comprimido (quando a criança consegue engolir bem). Não existe limite tóxico para a vitamina B12. Assim, você vai encontrar suplementos infantis com doses de B12 parecidas com a de adultos. Não há problemas. Certifique-se apenas de que o composto utilizado é desenhado para crianças. Utilizar suplementos de adultos (que contêm algumas vitaminas como a vitamina A) pode ser muito prejudicial para a criança.
Sugiro comprar um suplemento que também contenha zinco. O zinco é essencial para o crescimento da criança e pode estar deficiente numa dieta composta exclusivamente por alimentos integrais que não foram preparados de forma a reduzir o teor de ácido fítico.

o óleo de fígado de bacalhau tem a B12?


Os óleos não contêm B12. E não é um produto vegetariano.

onde e como fazer o exame de B12 p/ minha filha aqui em São Carlos?



Os laboratórios costumam fazer o exame. Você deve passar com um médico e solicitar o pedido de exame. Sugiro um hemograma, dosagem de B12 sérica, homocisteína e ferritina (para verificar o estoque de ferro também).

Minha filha engorda de 100g a 300g por mês, o pediatra disse que é pouquissímo, já disse a ele que ela é vegan e macrobiótica, não dou nem mel p/ ela, mas o pediatra é alopático (não acho um naturalista-vegan aqui), e diz p/ comer carne e etc... será que ela é magrinha? devo me preocupar? a alimentação dela é bem equilibrada, pesquiso muito sobre vitaminas e alimentação natural.



A alimentação da criança é um pouco diferente da do adulto. Em hipótese alguma se faz restrição de alimentos gordurosos para crianças. É claro que você vai dar preferência para alimentos com gordura saudável, como o abacate, azeite, óleos vegetais.
Os casos de deficiência de crescimento e nutricionais em crianças relatados na literatura médica, geralmente são em macrobióticas.
Verifique numa tabela de crescimento (o seu pediatra com certeza tem uma, ou você pode encontrar na internet) como está o da sua filha. Esses gráficos direcionam para o que seria um crescimento adequado. Verifique isso juntamente com o pediatra. Peça para ele te mostrar como a curva de crescimento está e como deveria estar.
Fique atenta em utilizar os alimentos de todos os grupos alimentares que um vegetariano utiliza. Na alimentação da criança vegana deve ser priorizado os alimentos mais ricos e com mais densidade calórica, como os grãos, mas com o cuidado de evitar que seja exclusivamente composta por cereais integrais. Como as fibras aumentam a saciedade, a criança pode comer menos e não atingir as necessidades nutricionais. Misturar cereais integrais com refinados pode ser uma alternativa para a criança que não ganha peso adequadamente.
Utilize o tofu. Ele é uma ótima alternativa para fazer cremes. Você pode utilizar com frutas secas, como ameixa para fazer "doces", ou com outros ingredientes para fazer alimentos salgados. Você pode adoçar alimentos com melado de cana, que é mais rico do que o mel e contém bastante ferro.

Abraço
Eric

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
Tempo para a criação da página:0.111 segundos