Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

Clrorella tem B12? 18 anos 2 meses atrás #89

  • alex
  • Avatar de alex Autor do Tópico

Resposta do Dr. Eric a uma pergunta na lista SVB-Sampa sobre a existência de vitamina B12 na Alga Clorella vendida através de suplementos


Denise,

a Chlorella, assim como todas as demais algas não são fontes de B12 confiáveis.

Nenhum estudo até o momento conseguiu demonstrar que que a B12 dessas algas seja uma forma ativa de B12 para seres humanos.

Não confie, em hipótese alguma, em algas como fonte de B12.

Os artigos científicos sobre chlorella (assim com as demais algas) mostram que a B12 no sangue aumenta com o seu consumo. No entanto esse aumento não causou alteração positiva em células que estavam com deficiência da vitamina. Isso sugere que a chlorella e todas as algas possuem o que chamamos de análogos da B12.
São substâncias muito parecidas com a B12 verdadeira, mas não realizam a função da B12 em seres humanos.

Se você solicitar informações científicas para o fabricante da chlorella, receberá em casa um artigo científico. Na página inicial estará grifado um trecho que diz que ela contém B12. Mas se analizar o corpo do estudo, verá que isso não foi demonstrado. Alguns argumentos desse estudo foram embasados apartir de estudos com ratos. A retirada (biópsia) de parte do fígado dos ratos demonstrou que para eles faz efeito a B12 da alga. Mas para nós, seres humanos, ainda não há comprovação alguma.

Portanto, não confie na B12 da Chlorella. Talvez algum dia outros estudos demonstrem que ela tenha B12 verdadeira misturada com análogos, ou sei lá o que...
O fato é que até agora não podemos confiar nesse alimento como fonte de B12.

Recomendo que dê uma lida no site da SVB sobre o assunto:
www.svb.org.br/folhetos/FontesnaosegurasdeB12.htm

Abraço

Eric

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Clrorella tem B12? 18 anos 3 semanas atrás #271

Olá Dr. Eric, tudo bem?!


A respeito da vitamina B12, gostaria de saber se o consumo diário de flocos de milho enriquecidos com a vitamina(desses comprados a granel em casas de produtos naturais) com frutas, etc... já é suficiente para suprir as necessidades da vitamina?



Att.


Arss

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
Tempo para a criação da página:0.135 segundos