Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

Bisfenol A - Algo que você precisa saber. 11 anos 3 meses atrás #5211

  • Clécio
  • Avatar de Clécio Autor do Tópico
  • Postagens: 430
O que é :

Usado na indústria por mais de 120 anos, resumidamente o bisfenol A é um composto químico tóxico utilizado na fabricação de plásticos (policarbonato).
É um composto instável, pois suas moléculas se desprendem principalmente sob a ação do calor.

Onde é encontrado:


Embalagens plásticas, recipientes de plástico utilizados para acondicionar alimentos, produtos enlatados (revestimento interno, incluindo refrigerantes), mamadeiras e garrafas de plástico, etc.

O que causa:

Interfere no funcionamento do organismo, pode causar câncer, problemas cardíacos, alterações nos níveis de hormônios da tireoide , diabetes, obesidade, problemas reprodutivos, infertilidade, disfunções sexuais...

No trabalho eu sou alvo de piadinhas por ter a ''frescura'' de sempre usar caneca de alumínio pra tomar café, vamos ver quem vai rir depois...

Como evitar:


Pelo que pesquisei, evitar produtos de plástico marcados com o símbolo de reciclagem n° 7 e n 3°.

Ou façam como eu, evite todo tipo de plástico ao máximo, mesmo que não tenham bisfenol vão ter outros compostos. Apenas uso em situações extremas.

SE por acaso forem aquecer um alimento no microondas com recipiente de plástico, ou mesmo guardar alimentos em temperaturas elevadas nesses recipientes, saibam que a liberação de bisfenol pode ser 55 vezes maior. Bebês e grávidas são os mais vulneráveis. O bisfenol age como um hormônio e bebês estão com o sistema endócrino em formação.


A ANVISA até já proibiu o uso desse composto na fabricação de mamadeiras.

A legislação está se aprimorando pra eliminar do mercado essa porcaria. No Canadá, Costa Rica e Dinamarca já está proibido. Aqui no Brasil a saúde é bem atrasada mesmo.

Abraços
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Felizpe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por Clécio.

Re: Bisfenol A - Algo que você precisa saber. 11 anos 3 meses atrás #5212

Valeu Clécio pelas informações, eu lembro que já tinha há um bom tempo atrás lido sobre isso em uma matéria sobre os efeitos hormonais da soja em homens e citava lá esse Bisfenol A dos plásticos que contribuía para a infertilidade! Mas eu nem levei a sério e não pesquisei profundamente, mas agora com essas informações eu estou realmente preocupado, pois uso muitas coisas de plástico, inclusive meu filtro de água é de plástico! Vou dar um jeito de trocar tudo de plástico por outros materiais o mais cedo possível! Eu ein, ainda quero ter uma duzia de filhos! :cheer:

Falando sobre plásticos, o pior também é que diversos plásticos são feitos de gordura animal para diminuir a deformação, como sacolinhas de supermercado, sacos de lixo, embalagens plásticas dos produtos que compramos, e talvez até os recipientes dos óleos vegetais, garrafas de refrigerante, sucos e muito mais. Eu só descobri que sacos plásticos são feitos com gordura animal por volta de 2008, e ai comprei um sacolão de poliéster e só faço compras com ele até hoje, cabe tudo nela, todas as compras do supermercado ou da feira, mas claro que eu chego em casa parecendo o papai noel com aquele saco imenso de presentes nas costas! :cheer: Quanto aos sacos de lixo eu ainda não achei um substituto confiável, o atendente do SAC falou que não tinha nada de origem animal no que compro, mas eu não confio completamente nisso, a marca se não me engano é Greenpack biodegradável! Quanto às ecobags que são feitas de plástico oxibiodegradável, o problema é que muitas delas não tem nada demais quanto aos animais, pois elas podem ser fabricadas a partir de plásticos convencionais reciclados, ou seja ainda pode conter as gordura de origem animal. O único ponto positivo é que demora menos tempo para se decompor sendo melhor para o meio ambiente! Resumindo, plástico é um sério problema, tanto para a saúde, quanto para o meio ambiente e principalmente por poderem conter gordura animal!

Até os tecidos sintéticos que usamos como o nylon podem ser feitos de origem animal, pois existe o Nylon 6 que é feito do Ácido caproico que é feito de gordura animal, e o Nylon 9 que é feito do ácido oléico que é feito da mistura de gordura animal com algum óleo vegetal. Só o Nylon 6,6 que é feito sem ingredientes de origem animal, feito do ácido adípico! Mas descobrir essa informação sobre qual nylon foi usado nos produtos que compramos é o complicado da história!

Hoje em dia eu olho para todas as minhas roupas, calçados ou acessórios feitos de tecidos de origem vegetal, sintético ou plásticos e sei que ambos podem ter causado sofrimento aos animais. Os de origem sintética por poderem ser sintetizados com substâncias de origem animal e os de origem natural como algodão por serem cultivados com agrotóxicos que com certeza matou e foi testado em um monte de animais! Bom infelizmente é a vida, mas mesmo as coisas não sendo perfeitas, o importante é agente viver visando sempre mudar e fazer o melhor!

abraço e valeu mesmo pelo alerta sobre o Bisfenol A! :)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por Felizpe.

Re: Bisfenol A - Algo que você precisa saber. 11 anos 3 meses atrás #5214

O.o

Nem sei por onde começar. Meu cérebro borbulha com tantas informações.
Eu até sabia que quando você aquece o plástico libera uma substância nociva, mas eu achava que só fazia mal quando você aquecia. Como vocês guardam os alimentos na geladeira? Em que tipo de recipiente?
Eu não sabia que o plástico podia conter substâncias de origem animal, normalmente eu utilizo sacolinhas de pano para fazer minhas compras, mas utilizo sacos de lixo e não sei a origem deles :(
Eu fiquei chocada com o nylon também, nunca pude imaginar que a maioria era de origem animal. Nem sei se eu uso algo de nylon, onde costuma ter nylon além de roupas e aqueles fios? Os fios eu não tenho e que eu saiba não tem nylon nas minhas roupas.
Há outros tipos de tecido ou materiais utilizados na fabricação de roupas que podem ser de origem animal além de lã, couro, cochonilhas e nylon?
Obrigada pelas informações meninos, vocês estão sempre me ajudando.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Bisfenol A - Algo que você precisa saber. 11 anos 3 meses atrás #5219

  • Clécio
  • Avatar de Clécio Autor do Tópico
  • Postagens: 430
Eae Felipão!

Então, veja o simbolo de reciclagem do filtro.

Valeu pelo alerta da questão do nylon também.. estamos ferrados mesmo. Ou melhor, quem está ferrado mesmo são os animais..

Vivi,

Use recipientes de vidro para guardar alimentos. Se for usar alguma coisa de plástico, pelo menos não coloque alimentos quentes e observe se o recipiente não está rachado, arranhado, quebrado, isso também multiplica o desprendimento de bisfenol. E tem o símbolo de reciclagem que vc pode verificar se tiver.

Abraços

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Bisfenol A - Algo que você precisa saber. 11 anos 3 meses atrás #5226

  • Clécio
  • Avatar de Clécio Autor do Tópico
  • Postagens: 430
Um colega meu que está se formando em engenharia havia me informado que estão utilizando cada vez menos esse composto. E eu estava reparando mesmo que nos recipientes de plástico da minha casa não encontrei o símbolo de reciclagem com os números 3 e 7.

Alguns não têm o número, desconfio que estes são os que tem bisfenol. Quando o plástico é transparente e mais duro é mais possível que tenha.

Então acho que não precisamos nos preocupar tanto.. se é que realmente é possível comprovar a ausência desse composto apenas pelo número..

Mas olhem só esse link interessante:

www.neoambiente.com.br/index.php?option=...efesacivil&Itemid=11

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Bisfenol A - Algo que você precisa saber. 7 anos 9 meses atrás #7056

Caramba, nao sabia dessa dos plasticos tambem nao. Sabia do bisfenol, mas nao dos plasticos-animais. Que sinistro, mostra como a gente esta cercada mesmo. Foi esse sentimento que me fez deixar de ser vegana, agora estou voltando mas com muita dificuldade. Na epoca tinha outro contexto, eu vivia de recicle. Mesmo assim, saber esse tipo de coisa so me leva a reafirmar que pra sair do ciclo so mesmo buscando autonomia, principalmente alimentar e de infraestrutura basica, porque tem muita gente vegana que nao planta um pe de couve, vivemos num mundo ta distante disso que a gente nem percebe que o sistema que nos rodeio é especista, é sexista, é opressor em muitas formas e escolher este ou aquele produto pode ate ser alguma coisa, sempre e, mas tem ue ser so o primeiro passo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
Tempo para a criação da página:0.120 segundos