Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO:

Re: Coca Cola e outros refrigerantes são veganos? 12 anos 2 semanas atrás #3642

Realmente Homero! Depende do Veganismo de cada pessoa, fungos e bactérias podem ser valorizados por alguns indivíduos, assim como plantas, conheço pessoas que nem verduras comem, só frutas, pois é preciso matar plantas para comer algumas verduras, principalmente raízes como batata, mandioca e cenoura, e enquanto frutas não!

Mas o problema disso é que a Vitamina B12 é produzida por microorganismos tais como bactérias, fungos e algas. Ou seja a pessoa que não consome nem microorganismos, ficará sem B12 e até poderá morrer a longo prazo, pois a vitamina B12 das algas de acordo com estudos é falsa, ela circula no sangue como a B12 verdadeira mas não nutre as células como a verdadeira B12, ela não exerce a função da vitamina B12 de verdade.

Fungos para mim são seres vivos sim, mas não como animais e sim como plantas. Ou seja são células vivas porém não conscientes, não sente dor. Eu consumo fungos como nos fermentos de pães e também em produtos fermentados por fungos, seja qual for. Mas respeito pessoas que pensam diferente e tenho até curiosidade em saber sobre a filosofia deles.

E sei até de pessoas que nem vegetais e frutas consomem quando comprado de terceiros, pois pode ter sido usado adubo animal. E eles formam grupos e trabalham juntos comprando terras e plantando todas as diversidades de vegetais e frutas que necessitam e só se alimentam dos seus próprios alimentos, tendo a certeza que não foram cultivados com adubo animal. Esse grupo de pessoas vive nos Estados Unidos e assisti numa reportagem. Na minha opinião esse é o melhor exemplo de um verdadeiro Veganismo, um nível que eu desejo alcançar, pois no fundo eu sei que as verduras e frutas que compro nas feiras e supermercado com certeza podem ter sido cultivadas com adubo animal.

:)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: homero

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por Felizpe.

Re: Coca Cola e outros refrigerantes são veganos? 12 anos 2 semanas atrás #3643

Não conhecia esses aspectos do veganismo que você citou, Felizpe! Minhas opiniões são bastante permissivas neste sentido (ovo, leite, folhas, raízes, fungos e bactérias/bacilos).

Tenho um amigo vegan que não consome mel, por ser obtido (regurgitado) das abelhas, nem de apicultures certificados (os que não deixam o enxame morrer por falta de alimento). Em contrapartida, ele toma cerveja, vinho e outras bebidas fermentadas (exceto as laticíneas).

Ele me disse uma vez que no processo de produção do açúcar branco pode ser adicionado um tipo de pó de ossos de animais. Alguém já ouviu falar disso? :sick:

Vitamina B12 é difícil até para ovolactos, Felizpe. Ácido fólico (B9) também é complicado. Engraçado que no artigo sobre a vitamina B12 na Wikipédia , constam alguns itens que eu não sei se realmente são fontes de B12, como por ex.:

  • Manteiga e Margarina fortificada
  • Abacate
  • Lêvedo (100g possuem 40% da necessidade diária)
  • Batata
  • :blink:
  • Massas, salgados e pães
  • Missô


Estranho, não?
Já o Governo dos EUA afirma que cereais matinais fortificados (com o quê?) são uma das poucas fontes de B12 em plantas, para vegetarianos rigorosos e vegans:

Fortified breakfast cereals are one of the few sources of vitamin B12 from plants and can be used as a dietary source of vitamin B12 for strict vegetarians and vegans.
F: ods.od.nih.gov/factsheets/vitaminb12/


Sobre as algas, acredito que um vegan hardcore não concordaria em comê-las também, já que elas não são exatamente plantas – pelo menos dentro da classificação biológica. :P

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Coca Cola e outros refrigerantes são veganos? 12 anos 2 semanas atrás #3644

Então Homero, sobre o osso no açúcar é verdade sim, não hoje em dia, pois hoje eles usam o cal para clarear o açucar quando é necessário, mas antigamente, bem antigamente alguns fazendeiros colocavam pó de osso tanto para clarear como principalmente para pesar mais o saco e enganar os compradores. Mas até hoje ainda existe o pó de ossos nos alimentos e esse pó se chama gelatina, que vem do colágeno dos ossos e cascos dos bois!

Não sabia também que tinha B12 no abacate! Vou pesquisar depois sobre isso! Tomara que tenha! ;)

Alimentos fortificados significam alimentos que foram enriquecidos artificialmente com vitaminas sintéticas, ou extraídas de outras fontes naturais. Tipo assim eles fazem cereais que são flocos de milho e não tem vitamina alguma praticamente, pois o milho não tem quase nada e ai eles acrescentam vitaminas sinteticamente que vêm de outros alimentos como vitaminas extraídas de vegetais, frutas e até de carnes, leites e ovos, mas na maioria dos casos são vitaminas sintéticas "artificiais". Essas B12 dos cereais e manteigas fortificadas são artificiais na maioria dos casos, ou seja vitamínas feitas quimicamente em laboratórios.

É realmente a alga não é apenas um vegetal aquático como muitos pensam, mas sim uma colônia aglomerada de bactérias e algumas até se locomovem, tem aqueles flagelos! Da até nojo, mas se agente pensar bem a vitamina B12 é a mesma coisa, um bando de microrganismos. :cheer:

Abraço!

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: homero

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Coca Cola e outros refrigerantes são veganos? 12 anos 2 semanas atrás #3645

Nossa, que sacanagem este procedimento com o açúcar! :ohmy: Ainda bem que não é mais assim... Quando eu era adolescente descobri o que era aquele doce de mocotó e tive muitas náuseas... Pouco tempo depois, a inocente gelatina (e o Bocão, que era um mascote tão legal) também se apresentou de forma grotesca... É inegável o valor nutritivo desse alimento, mas para mim (e, creio, para todos aqui) não desce! B)

Nossa, tomara mesmo que tenha B12 no abacate. Achei algumas referências, mas fracas e inconsistentes. Por ex.:

Na hora do lanche da tarde, um abacate é a melhor escolha. Além da vitamina B12, a fruta é rica em vitamina E! Fonte


Este artigo afirma que não há fontes vegetais e este afirma que alguns alimentos foram "desmentidos" :dry: por conterem a B12 inativa/análoga:

Os seguintes alimentos não contêm B-12 ou contêm apenas substâncias análogos à B-12 [2]:

Tempê
Amarante (Pau-roxo)
Tamari Shoyu Espinafre
Missô
Alfafa
Nabo
Ameixa Japonesa (Umeboshi)
Alga
Leguminosas

Tofu Espirulina (tipo de alga)
Amendoim
Malte de Cevada
Confrey
Feijão de Soja
Pão Sourdough
Água de Chuva
Cogumelos Shiitake


...

Só para não ficar muito offtopic, sobre os refrigerantes: existe por aqui algum vegan que não os consuma por conta dos micro-organismos utilizados?
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Felizpe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Coca Cola e outros refrigerantes são veganos? 12 anos 2 semanas atrás #3646

Pra mim não há problema, uma vez que os fungos não são formas de vida sencientes, logo não sofrem ou sentem dor.

Boicoto sim algumas marcas de refrigerantes, mas por serem empresas imperialistas e de má índole, sobretudo a Coca-cola, que odeio até a morte.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por Linho.

Re: Coca Cola e outros refrigerantes são veganos? 6 anos 1 mês atrás #7139

Mas amigo, veganos comem fungos, os cogumelos (champignon, shitake, etc...) sao fungos tambem, Reino Fungi

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3
Tempo para a criação da página:0.140 segundos