Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO:

Cream Crunch Bar - Barra de Proteína (Dúvida) 12 anos 1 mês atrás #3594

Olá a todos, tudo bem com vocês.:)
Gostei do site, tem vários conhecimentos que auxiliam as pessoas.


Sou vegetariano faz uns 12 anos. Não consumo nenhum tipo de carne, nem ovos.

De vez em quando consumo sub-produtos do leite, como queijo e iogurte, e é algo que tem sido bem raro há algum tempo, pois tenho preferido leite de soja e tofu.


Estou com algumas dúvidas a respeito deste produto: Cream Crunch Bar - Pró Premium Line, da marca Probiótica.

Estive pesquisando a respeito de barras de proteínas vegans mas não tenho conseguido encontrar nenhuma até o momento. Estive até pensando em fazer alguma utilizando receita, mas ajudaria bastante se já houver algo que seja vegan no mercado.

A maioria das barras de proteína possuem colágeno hidrolisado para deixá-las macias, e algumas outras além do colágeno contém ovo em sua composição.


Existem dois ingredientes que fiquei com algumas dúvidas se são de origem animal:

"ésteres de ácido ricinoléico interesterificado com poliglicerol"

Estive pesquisando a respeito, e as informações não pareciam ser muito claras referente à sua origem ser animal, vegetal, ou ambas.

O ácido ricinoléico parece ter origem da mamona, mas o poliglicerol não tenho certeza ainda qual é a sua origem.

Ingredientes da Cream Crunch Bar - Pró Premium Line

Cream Crunch Caixa é composta de proteína concentrada e hidrolisada do soro do leite, óleo vegetal de palma, cobertura sabor chocolate (açúcar, gordura vegetal, cacau, sal, emulsificantes, lecitina de soja e ésteres de ácido ricinoléico interesterificado com poliglicerol e aromatizante), crispis de soja, maltodextrina, emulsificantes: mono e di-glicerídeos de ácidos graxos, lecitina de soja e triestearato de sorbitana, acidulante ácido cítrico, aromatizante e edulcorante sucralose. Não Contém Glúten.

Sabor Chocolate: cacau.
Sabor Limão: corante natural de cúrcuma.
Sabor Baunilha: aroma de baunilha
Sabor Morango: corante natural de carmim.


Pretendo comprar com vocês o "Designer Soy Protein - Chocolate" e o "Kit B12 1000 mcg". O Veganicity foi recomendado por um amigo vegano.


Eu faço exercícios físicos, e as barras de proteína seriam de grande ajuda logo após a atividade muscular intensa.

Estive estudando a respeito e pude observar que ingerir proteínas e outros nutrientes logo após a atividade física, até no máximo uns 30 a 40 minutos depois, auxilia na reconstrução muscular e consequentemente traz benefícios.

Eu faço o melhor possível para balancear bem a alimentação, me alimentando com a maior variedade de cereais, grãos, verduras e legumes que posso cada dia.

Como nem sempre tem sido possível consumir todos tipos de alimentos a cada dia, recentemente tenho utilizado suplementos alimentares moderadamente, pois sei que eles ajudam na nutrição.



Sugestões e conhecimentos são bem vindos.


Agradeço a atenção.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Cream Crunch Bar - Barra de Proteína (Dúvida) 12 anos 1 mês atrás #3597

Olá Rodrigo, como vai! :)

O problema está realmente no Poliglicerol que são cadeias múltiplas de glicerol que pode ser de origem animal, como também a glicerina, por mais que também existe a glicerina vegetal, mas a maioria das glicerinas usadas são de origem animal pelo o que eu saiba!

Aqui abaixo posto a explicação original:

Glicerina e Glicerol.

Substância líquida, incolor e xaroposa, que é o princípio doce dos óleos e a base dos corpos gordos conhecidos. Geralmente é produzida a partir da gordura animal. Um subproduto da fábrica do sabão (normalmente usa gordura animal). Em cosméticos, comidas, líquidos para limpeza bucal, chiclete, pastas de dentes, sabões, ungüentos, medicamentos, lubrificantes, transmissão e fluido de freio, e plásticos. Derivado: Glicerídeos, Glicerils, Glycreth-26, Poliglicerol.

Então caso você não queira descartar de vez o produto a única possível esperança é ligando para o SAC da empresa, pedir para que eles entrem em contato com a área fabricante e perguntar se é Glicerol de origem animal, vegetal ou sintético. E se possível depois avise a gente também.

Abraço! :cheer:
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Rodrigo Leme

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Cream Crunch Bar - Barra de Proteína (Dúvida) 12 anos 1 mês atrás #3599

Só pra complementar foi bom você ter abrido esse tópico pois você viu, muita gente não sabe mas todos nós compramos coisas de plástico e todos temos carros e: lubrificantes, transmissão e fluido de freio, e plásticos contém o glicerol ou glicerina que são em total maioria de origem animal, e muito de nós compramos esses produtos pois o carro não anda sem isso!

Nunca parei pra refletir sobre isso, e o pior, tenho um monte de coisa de plastico em casa e nem sei com que ingrediente esse plástico foi feito, a partir de agora vou pesquisar mais!

:)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Rodrigo Leme

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Cream Crunch Bar - Barra de Proteína (Dúvida) 12 anos 1 mês atrás #3601

Oi Felipe, tudo bem por aqui, e com você tudo tranquilo :)


Agradeço os esclarecimentos, ajudaram bastante. Eu estava confuso quanto à origem do poliglicerol.


Vou fazer oque você sugeriu, vou entrar em contato com o SAC da probiótica aqui no Brasil e pedir para verificar com o fabricante se o poliglicerol é de origem animal, vegetal ou sintético.

Com certeza, assim que eu tiver as informações compartilho aqui com vocês.


Seria algo muito bom se o Guia Vegano conseguisse produzir ou revender barras de proteína vegan, que possuíssem de 15 à 20 gramas de proteína em cada barra, com uma boa quantidade de vitaminas e minerais.

A maioria das barras de proteina que vejo em alguns lugares, possuem em média umas 22 vitaminas e minerais, com a B12 numa quantidade aproximada de uns 0,34mcg por barra, que já auxiliam um pouco, mas não substituem totalmente a suplementação de B12.


De um modo geral, pode-se consumir de 2 ou mais barrinhas desta por dia, dependendo da atividade e alimentação complementar que cada pessoa faça.

Tenho estudado a respeito, e é recomendável a ingestão de liquidos, de preferência Água mesmo, não apenas a aguá que há em certos produtos como refrigerantes que possuem um ph diferenciado da "água natural". E também utilizar a água de frutas como melancia, laranja, entre outros que contenham uma quantidade considerável de água boa.

Os liquidos quando numa quantidade equilibrada no organismo, de um modo geral auxiliam os nutrientes a fluir bem no organismo, e não se acumularem negativamente nos rins ou outros órgãos. Isto vale para qualquer tipo de suplementação ou outro alimento numa determinada quantidade e pode variar de pessoa para pessoa.

Alguns estudos parecem indicar que a água em excesso pode ser prejudicial em alguns casos.

Este é um dos vários sites nacionais e internacionais que pesquisei
estilo.uol.com.br/saude/ultnot/2006/08/02/ult3363u11.jhtm

É algo que vale a pena pesquisar e aprender, pois ajuda e muito na nutrição.


Fico pensando, qual seria um bom conservante natural para fazer as barras de proteína durarem mais?


Seria ótimo se utilizassem chocolate vegano na receita, para cobertura e recheio, juntamente com as proteínas, vitaminas e minerais, com castanhas do pará. Dizem que a castanha do pará possui bons nutrientes, acredito que sejam proteínas completas.


Existem vários tipos de barras de proteína, cada uma voltada para atividades diferentes.

O objetivo principal das barras de proteína, é que possuam baixas calorias, e uma boa quantidade de boas proteínas, vitaminas e minerais. Normalmente giram em torno de 147kcal (617Kj) para cima, dependendo do tipo de atividade física que o produto é destinado.


Tenho reparado que normalmente é utilizado o colágeno para deixar as barras de proteína macias, será que há algum ingrediente vegan que possa substituir o colágeno?

Será que daria certo utilizar gelatina vegetal, aquela agar-agar?


A probiótica possui um site aqui no Brasil, lojas virtuais e revendedores em lojas físicas aqui onde moro. Na descrição da barra de proteína, diz ser um produto importado dos Estados Unidos (EUA).


Uma coisa que tenho percebido é que, nem sempre o pessoal que revende nas lojas sabe a origem de cada ingrediente. Já vi sites e lojas que recomendam produtos, dizendo que podem auxiliar vegetarianos, mas existe lá o colageno hidrolisado ou gelatina feita de origem animal, ou outro ingrediente de origem animal, mas com nome que dá a impressão de ser vegetal.


Eu respeito a opção alimentar de cada um, e é até compreensivel que alguns façam isto por falta de conhecimento e por não viverem neste caminho, mas tem outros que misturam as informações e falam coisas sem noção alguma.


Acredito que assim como nós mesmos estamos buscando conhecimento, tem muitos revendedores de produtos que desconhecem a verdade dos produtos que revendem, e muitas vezes não conhecem a origem dos ingredientes, e em alguns outros casos nem se importam tanto.

Na verdade a responsabilidade é nossa mesmo de buscar e conhecer a verdade das coisas, da melhor maneira que pudermos.


Em ultimo caso, talvez eu necessite entrar em contato com o SAC do fabricante americano para saber, mas ainda não consegui encontrá-lo, pois o produto é vendido aqui no país através da marca Probiótica.




Estive acompanhando alguns outros tópicos que você Felipe tem participado, você possui excelente conhecimento em várias áreas. Dá para perceber que é um conjunto proveniente da espiritualidade que há em você e em sua família, filosofia e estudos científicos.

Eu busco a espiritualidade, em conjunto com o conhecimento cientifico e filosofias de várias tradições que conheci. A sabedoria alguns dizem que é a combinação do conhecimento com a prática, e é uma grande e boa responsabilidade a maneira na qual a vivemos e a compartilhamos.

Não são todas pessoas que compartilham bem oque sabem.


Eu sei que tenho muita coisa para aprender, e isso é algo bom, a idéia é que consigamos evoluir da melhor maneira possível para que possamos auxiliar outras pessoas que necessitam e queiram também.


Agradeço a atenção!
Abraços!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Felizpe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Cream Crunch Bar - Barra de Proteína (Dúvida) 12 anos 4 semanas atrás #3604

Fala Rodrigo, comigo também está tudo bem! :cheer:

Não há de que, é eu também queria uma barrinha dessas veganas e com bastante proteína, pois é raro encontrar doces com alto valor proteico, quase tudo que é Vegano e tem proteína é salgado. E obrigado pela dica da água não sabia mesmo que fazia mal em excesso e eu tomo uns 4 litros de água por dia! :laugh:

Eu também jamais confio na resposta da pessoa do SAC ou vendedores da loja sempre ligo e peço pra falar com o responsável na área fabricante. Ai sim a resposta é verdadeira, pois os atendentes são pessoas sem conhecimento específico quanto aos ingredientes usados.

Muito obrigado mesmo Rodrigo por suas palavras, realmente eu tenho um lado espiritual que conservo em mim e que me inspirou a muitas decisões ligadas ao Veganismo desde criança. Não só sigo os bons ensinamentos da minha religião como também sempre procuro aprender bons ensinamentos em outras religiões como na Cristã, Budista e qualquer outra que tenha bons ensinamentos espirituais, pode ser até em livros. Inclusive também tenho meu lado Ateu em relação à muitos ensinamentos seja de qualquer religião, não acredito e nem sigo tudo o que leio, só o que é importante e acima de tudo correto aos olhos do Veganismo. Agora como você bem disse é necessário ter junto um profundo conhecimento cientifico sobre tudo, se não agente só erra sem saber, principalmente quanto aos ingredientes que sejam de origem animal. Fico feliz que você também busca um lado espiritual, é muito bom!

Realmente todos temos muito a aprender e também a ensinar, inclusive é com as nossas dúvidas que fazemos outros aprenderem, como eu aprendi com essa sua dúvida sobre o glicerol em plásticos e produtos para carros em geral.

Abraço! :)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Cream Crunch Bar - Barra de Proteína (Dúvida) 12 anos 3 semanas atrás #3618

Oi Felipe :) , consegui algumas informações a respeito da barrinha de proteína, independentemente disto, é recomendável checar de tempos em tempos, pois nunca se sabe se algum dia eles modifiquem a formulação ou processo de fabricação do alimento.


Numa primeira etapa, enviei a seguinte mensagem por e-mail para eles:


"Olá equipe Probiótica, tudo bem com vocês.

Gostaria de saber a origem do glicerol que é utilizado na barra de proteína Cream Crunch Bar - Pro Premium Line.

O glicerol utilizado é de origem 100% sintética, 100% vegetal ou 100% animal? Ou é alguma combinação deles?


Esta barra de proteínas é produzida aqui no Brasil, ou é produzida no exterior (EUA) e depois importada para cá?

Agradeço a sua atenção."


Aguardei alguns dias para ver se havia uma resposta, mas até o momento não enviaram nenhuma mensagem.

Telefonei para a central deles e conversei com uma nutricionista da Probiótica, ela me atendeu super bem e esclareceu minhas dúvidas.

Pergutei à ela:
- Qual é a origem do glicerol utilizado na barra de proteína Cream Crunch Bar Pró Premium Line? É sintética, vegetal, animal?

Ela me disse que é de origem sintética.

Eu enfatizei a pergunta e disse:
- O glicerol então, não é de origem vegetal, nem animal, é 100% sintético?

Ela disse que sim, que é sintético.

Eu disse que saber estas informações é muito importante para quem é vegetariano.

Quando perguntei a respeito do produto ser importado e a fabricação, ela me disse que os ingredientes são importados dos EUA e a barrinha é produzida aqui no Brasil.

Eu perguntei como é o processo que eles utilizam para fazer o glicerol, dai ela disse que não podia dizer pois era um segredo de produção.
Como não havia mais oque perguntar, agradeci à ela pela ajuda e informações.




Até o momento, esta parece ser a melhor barrinha de proteína que pude encontrar.

Esta barrinha pode ser considerada lacto-vegetariana (Para quem ainda consome alguns subprodutos do leite), mas não vegana, pois contém "proteína concentrada e hidrolisada do soro do leite".

Enquanto não aparece uma barrinha de proteína vegana, a principio esta parece ser a melhor opção que pude encontrar, pois a maioria das outras barrinhas contém colágeno hidrolisado e/ou albumina.


Numa pesquisa recente aprendi que a albumina pode vir de 3 fontes principais, antigamente eu pensava que só a clara de ovo continha albumina.
pt.wikipedia.org/wiki/Albumina

Seroalbumina: é a proteína do soro sanguíneo.

Ovoalbumina: é a albumina da clara do ovo.
A Ovoalbumina, proteína majoritária do ovo, possui propriedades antigênicas resistentes à desnaturação térmica, é termo-estável.

Lactoalbumina: é a albumina do leite.




Felipe, quanto aquela matéria da água, acredito que não seja tanto problema você ingerir os 4 litros de água que você falou, desde que seja na somatória de todos os líquidos que você ingere por dia.
Baseando-se naquela matéria da água, de um modo geral para uma pessoa saudável, recomenda-se beber uns 3,7 litros de água por dia e você está bem próximo deste valor.

Há um outro ponto importante e que é algo que você já faz:

Tanto no aprendizado espiritual quanto científico, você busca sempre filtrar oque é bom, encontrar a verdade em fontes confiáveis e fazer oque convém aprender e viver.
Na sua família há pessoas que vivem hábitos semelhantes ao seu, seria de grande ajuda você conversar com eles também para se ter outras opiniões e pontos de vista.

A idéia mesmo é sempre fazer uma auto-ánalise visando como objetivo o auto-conhecimento, avaliar como está se sentindo, fisicamente, mentalmente e espiritualmente.
O importante mesmo é você avaliar como as coisas funcionam para você, e utilizar os conhecimentos aprendidos de várias fontes como ferramenta, mas nem sempre como regra.

Na minha família fui criado na tradição Cristã Católica e até hoje sigo os ensinamentos e me identifico com eles. Ao longo do tempo tive a oportunidade de conhecer o Budismo, Hinduismo o Espiritismo, o Judaísmo (Cabala), e outras escolas e tradições conhecidas como Místicas.

Conheci o vegetarianismo através das Artes Marciais e onde houve um aprofundamento foi num templo Budista Taoísta.


Eu não conheço profundamente todas as vertentes do Budismo. Tenho encontrado várias pessoas que compartilham conhecimentos e a sabedoria Budista. Sempre que há a oportunidade faço perguntas para aprender mais.
Um dos Budas que conheci um pouco da história é o Buda Sidarta. E o caminho do meio.

Eu agradeço a você também pelos conhecimentos e sabedoria que você tem compartilhado, tenho aprendido bastante com você e suas mensagens.:cheer:

Abraços!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Felizpe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
  • 2
Tempo para a criação da página:0.151 segundos