Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO:

Escolha sempre Alimentos Orgânicos 11 anos 4 meses atrás #5057

  • Felizpe
  • Avatar de Felizpe Autor do Tópico
  • Postagens: 420
Bom pessoal após eu refletir muito sobre o uso de agrotóxicos na agricultura, cheguei a conclusão de que comprar vegetais não orgânicos não é uma atitude correta e responsável de acordo com os conceitos do Veganismo, devido esse ato ir contra o princípio mais importante que é justamente respeitar a vida dos animais, pois os agrotóxicos além de matar os insetos nas plantações, também são testados em animais, como ratos e outras cobaias para medir sua toxidade, logo matando-os. Sendo assim pensei que então deveríamos plantar nossos próprios alimentos, mas percebi que era algo quase impossível para todos, principalmente para os que vivem na cidade, então cheguei à outra conclusão, que deveríamos optar por alimentos orgânicos devido a sua produção respeitar a vida dos animais (cobaias e insetos), não poluir o meio ambiente e além de serem mais saudáveis!

Aqui estão os principais motivos para optarmos por alimentos orgânicos:

1-Pelos animais: Não mata cobaias devido o não uso de agrotóxicos que exigem os testes em animais de laboratórios para medir o grau de toxidade; Não envenena os insetos (que também são animais); Não destrói a biodiversidade pois o ato de se matar insetos pode levar os seus predadores naturais locais à extinção;

2-Pelo meio-ambiente: Não polui os rios, o solo e o ar, devido a não utilização de agrotóxicos e fertilizantes químicos;

3-Pela saúde: É muito mais saudável por não serem usados agrotóxicos que fazem mal à saúde;

Para uma mais correta conduta deveríamos também procurar por vegetais orgânicos que foram cultivados com adubo orgânico de origem vegetal para não nutrir mesmo que indiretamente os mercados de adubos de origem animal que são diretamente ligados à pecuária!

Enfim, o principal ponto que me levou a dar sentido à essa ideia foi entender a crueldade sem comparação que os testes toxicológicos dos agrotóxicos causam aos animais que são usados como cobaias e também aos insetos das lavouras que são envenenados, não se comparando ao nível de sofrimento que os testes de cosméticos, remédios e produtos de limpeza causam à esses seres. Eles jogam o veneno nos olhos dos animais para ver em quanto tempo cega, depois passam o veneno na pele para ver em quanto tempo a cobaia morre, depois em outra cobaia fazem inalar e ingerir para ver em quanto tempo ela morre, e também passam agrotóxicos neles até surgir algum câncer ou alguma mutação nos genes, entre outros. Ou seja o que quero dizer é que a intenção dos testes de agrotóxicos é simplesmente torturar até a morte o animal, não sendo uma morte rápida, mas lenta e extremamente sofrida, pois esses testes exigem a morte por envenenação da cobaia para justamente se calcular o grau de toxidade. E depois de tudo isso finalmente chega a hora dos insetos passarem pela mesma tortura, morrerem envenenados pelo crime de apenas serem herbívoros e se alimentarem de vegetais!

Aconselho aos interessados lerem os critérios para a classificação Toxicológica de Agrotóxicos pela Anvisa, para entenderem mais profundamente a realidade que há por trás da produção dos vegetais não orgânicos que compramos!

Minha intenção com esse texto é impulsionar a consciência Vegana e vegetariana à refletir sobre uma nova conduta alimentar que seja mais respeitosa com todo o planeta, pois uma coisa é certa, essa loucura precisa mudar, e é preciso impulsionar essa mudança de alguma maneira! O primeiro passo é a reflexão e a conscientização individual, consequentemente coletivamente surgirão novas idéias!

abraços galera! :)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Clécio, abelha*---

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por Felizpe.

Re: Escolha sempre Alimentos Orgânicos 11 anos 4 meses atrás #5058

Salve!

Excelente reflexão Felipe! O problema sempre vai muito além do que podemos ver, infelizmente. Vou me atentar mais pra essa questão. Tenho esse sonho de comer alimentos plantados por conta própria, meio utópico diante do estilo de vida que fui inserido mas quem sabe um dia.

Por enquanto eu tenho uma horta suspensa heheh, mas não tem muita coisa, só algumas verduras e ervas, mas vou ver se planto mais alimentos. E pra comprar acho que não sai tão absurdamente caro.

Grande abraço!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Felizpe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Escolha sempre Alimentos Orgânicos 11 anos 4 meses atrás #5063

Olá pessoal! Sou nova por aqui mas já estou adorando! Também sempre tive a intenção de ter minha própria hortinha rsrs mas o estilo de vida na cidade complica um pouco - o que eu pretendo mudar um dia rs... Você foi brilhante na sua exposição, Felipe, concordo plenamente com o que disse. Assim como Clécio disse, não fica tão caro investir em alimentos orgânicos...
Bem, eu não tenho uma horta pelo fato de viver na cidade, mas eu tenho vários daqueles vasos que a gente compra ou mesmo faz, e planto alguns vegetais, algumas ervas também; é uma alternativa.
Muito legal a iniciativa de vocês,
Sucesso e saúde a todos.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Clécio, Felizpe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Escolha sempre Alimentos Orgânicos 11 anos 4 meses atrás #5064

  • Felizpe
  • Avatar de Felizpe Autor do Tópico
  • Postagens: 420
Obrigado pelos comentários pessoal , é muito importante ver que vocês também viram sentido nessa ideia!

Andei pesquisando pelos mercados tentando encontrar todos os tipos de alimentos orgânicos para substituir os convencionais que eu comprava, e quanto às frutas e verduras não encontrei grande dificuldade, encontrei praticamente tudo o que consumo, principalmente em mercados que só vendem coisas orgânicas ou em uma feirinha orgânica que abre uma vez por semana em uma praça por onde moro! Só estou encontrando dificuldade em encontrar produtos industrializados ou processados, como por exemplo óleo de soja orgânico, macarrão feito com farinha de trigo orgânica, pães, entre outros, mas pelo menos já achei farinha de trigo orgânica da marca mãe terra, então já da para fazer alguns pães! :cheer:

É um mundo novo para mim também que estou começando a explorar profundamente agora, mas confesso que já estou muito feliz por ver que no presente momento já encontramos muita opção orgânica pelo mercado, e em relação ao preço é realmente um pouco mais caro, mas da para comprar!

A melhor sensação disso tudo é realmente quando a gente reflete principalmente sobre os animais e percebe o quanto de sofrimento acabamos por reduzir com essa conduta!

Abraços e valeu pessoal! :)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Clécio

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por Felizpe.

Re: Escolha sempre Alimentos Orgânicos 11 anos 4 meses atrás #5066

Tem muitas dicas na internet:

furabolha.blogspot.com.br/2012/06/arte-h...de-garrafas-pet.html

A minha horta é feita com umas telhas bem grandes viradas, mas essa idéia das pets pode ser ainda melhor, a questão do espaço pode ser resolvida assim, qualquer parede que estiver vacilando pode virar horta heheheh

abs
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Felizpe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Escolha sempre Alimentos Orgânicos 11 anos 4 meses atrás #5081

  • Felizpe
  • Avatar de Felizpe Autor do Tópico
  • Postagens: 420
Nossa cara que da hora isso! Gostei muito dessa ideia das garrafas pets penduradas nas paredes de fora da casa, e deixou a casa até mais bonita, enfeitando ela, só aquela dentro de um tênis que eu achei engraçado, mas é uma maneira de aproveitar os tênis velhos! Vou até fazer uma dessas também! :cheer:

Valeu pela dica Clécio!

Abraço! :)

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Clécio

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
  • 2
Tempo para a criação da página:0.227 segundos