Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

Urucum 17 anos 6 meses atrás #620

oi, Sérgio!

obrigada por me responder,no trabalho estou falando do potencial econômico e isso inclui desde ornamentação até alimentação, e gostaria de saber se vc tem algum material do uso do urucum como corante natural e em que alimentos vcs usam se vc poder me ajudar fico muuuuuuuuuuuuuito grata,tchau....


Regiane




Oi Regiane:

O urucum ou coloral pode ser utilizado em qualquer preparação que requeira a adição de coloração avermelhada (sementes vermelhas) ou amarelada (sementes verdes). É um corante natural aprovado para utilização na indústria de alimentos e para os veganos/vegetarianos é um importante substituto do corante à base de carmim de cochonilha, mas sua utilização não se limita a isto.

Além de meramente corar, as sementes de urucum contém cálcio, potássio, ferro, fósforo, vitaminas A, B2, C e carotenos. As sementes são também utilizadas em protetores solares, bronzeadores, repelentes de insetos ou como planta medicinal (laxante natural, expectorante, digestivo, febrífugo, ação contra bronquite, faringite, anti-inflamatório, cardiotônico, hipotensor e antibiótico).

Cultivo - Para cultivo, semear em sacos e transplantar após 4 a 6 meses da germinação, à distância de 5 metros. Frutifica após 3 anos, frutos em janeiro/fevereiro e junho/agosto. Arvoreta de porte médio (máx. 10 metros de altura). Gosta de locais ensolarados, clima úmido, solos férteis e ricos em matéria orgânica; ressente-se de geadas.

Dê uma olhada nesta matéria inventabrasilnet.t5.com.br/urucum.htm que trata da exploração comercial de urucum para ind. de cosméticos. Veja também as referências no final.

Se quiser obter informações de bases de dados científicas recomendo busca utilizando palavras-chave como "Bixa orellana" (o nome científico da planta), "pigment", "food aditives", "cosmetic", "economy" etc.

Espero ter ajudado

Sérgio Greif

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
Tempo para a criação da página:0.118 segundos