Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

Linhaça pode ser torrada e triturada 18 anos 2 meses atrás #115

  • vegano
  • Avatar de vegano Autor do Tópico
  • Postagens: 376
Da Folha de São Paulo - 02/02/2006

Dona de excelentes propriedades nutricionais, a semente de linhaça divide especialistas quando o assunto é o melhor modo de ingeri-la.
O presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), Durval Ribas Filho, afirma que o melhor é engolir a semente inteira e acrescenta que é interessante torrá-la para que fique livre de glicosídeos cianogênicos (substâncias tóxicas respiratórias).
Já a nutricionista Luciana Ayer, co-autora do livro "Nutrição Cerebral" (ed. Objetiva, 232 págs., R$ 32,90), discorda do médico. "O melhor é triturar. Se consumida inteira, seus princípios ativos não serão absorvidos, pois ela "escorregará" pelo intestino." O nutricionista e diretor da consultoria Nutriveg, especializada em dietas vegetarianas, George Guimarães, diz que a linhaça tem casca dura e, se não for triturada, o organismo não aproveitará seu valor nutricional. "Engoli-la inteira contribui para a sensação de saciedade, mas seus nutrientes não são aproveitados assim."

EFEITO TÓXICO
Pesquisadores identificaram na semente da linhaça a presença de substâncias denominadas glicosídeos cianogênicos. Essas substâncias são capazes de gerar efeito tóxico no organismo humano. Mas é consenso entre os nutricionistas que o consumo diário de até 60 g da semente por dia (o equivalente a três colheres das de sopa, em média) não é suficiente para causar nenhum tipo de intoxicação. Além disso, o fato de torrar a linhaça antes de consumi-la já é suficiente para livrar o alimento da presença dessas substâncias

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

substituição 18 anos 1 mês atrás #198

Li em vários lugares q a linhaça transformada em pó e deixada de molho alguns minutos em água (proporção de 1 CS PARA 3 CS) é uma ótima substituição para o uso de ovos em recitas culinárias. Já testei e comprovei...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Linhaça pode ser torrada e triturada 17 anos 8 meses atrás #566

Só como uma pequena dica:
Tenho o hábito de ter sempre a mão nas refeições, um vidro com linhaça e gergelim triturados e levemente torrados. É ótimo e fácil de consumir, pois é só polvilhar no prato, sobre os alimentos na hora comer.
Ok?
Forte Abraço,
Natoveg

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

linhaca Torradao 17 anos 4 meses atrás #850

Ola!

to tentando entender a melhor forma de consumir a semente de linhaca e tenho lido algumas materias na net.
Me chamou a atencao q algumas pessoas recomendam o consumo da semente torrada e muida, outras falam q sendo torrada ela perderia algumas propriedades.

Vcs podem me esclarecer isso?
Obrigada, Danielle 8-)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Linhaça torrada 17 anos 4 meses atrás #851

Oi Danielle,
Utilizo a linhaça diariamente há muito tempo. Bem como já foi dito aqui no fórum, deve-se conter o consumo a quantidades máximas indicadas (+ou- 40g por dia), mas isso não é problema, é difícil comer muuuuuuuito, é só não exagerar que tá tudo certo.
A semente de linhaça possui fitatos em níveis um tanto quanto elevados. Os fitatos são a forma armazenada de fósforo em sementes e estão associados às fibras em grãos integrais crus, leguminosas, nozes e sementes. Fitatos em grande quantidade podem agregar porções de ferro, zinco e cálcio nos alimentos, os tornando inacessíveis para serem absorvidos. Uma leve torrefação, nos caso das sementes, ativa enzimas chamadas fitases que por sua vez atuam decompondo (destruindo) os fitatos.
Veja abaixo algumas dicas de como decompor os fitatos e ao mesmo tempo aumentar a disponibilidade dos minerais:
- Deixar os feijões de molho
- Deixar crescer a massa de pão com fermento
- Germinar sementes e leguminosas
- Cozinhar os cereais
- Torrar as nozes e sementes
- Deixar fermentar (Ex: Tempeh e Misso)
Depois de torrar levemente em forno com temperatura branda, deve-se triturar, a fim de auxiliar a sua absorção.

Espero ter respondido algumas das suas dúvida. Convém ressaltar aqui que não sou nutricionista, nutrólogo, ou ainda endocrinologista. Sou vegetariano há 10 anos e desde então leio e me informa o máximo possível no que diz respeito à nutrição associada ao vegetarianismo.

Fonte: “A dieta Saudável dos vegetais” - Editora Campos

Forte abraço e seja feliz,
Natoveg

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
Tempo para a criação da página:0.130 segundos