Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO:

Várias perguntinhas sobre nutrição 16 anos 5 meses atrás #1290

  • Pôlo
  • Avatar de Pôlo Autor do Tópico
  • Postagens: 8
Galera, primeiro gostaria de agradecer todo mundo que colabora aqui, acho que é uma ótima fonte de informação para todos.

Eu sou vegetariano há pouco mais de um ano, mas ainda tenho algumas pequenas dúvidas do dia a dia, espero que vocês possam me dar um help.

Aí vão algumas:

1) Eu costumo correr bastante (como hobby) e também pratico Aikido. O que é recomendado consumir para obtenção de energia e para me nutrir corretamente, tendo em vista que eu sou bem ativo?

2) Cozinhar vagem, ervilha, cenoura, à vapor, causa alguma perda significativa de nutrientes?

3) Com relação à linhaça, estabeleci uma rotina de consumo diária e gostaria de saber se está correto:
Eu aqueço uma quantidade grande de sementes de linhaça no forno, com uma travessa. Depois guardo em um pote e deixo na despensa, junto com cereais, etc.

Todo dia de manhã eu pego 2 colheres de sementes e uso um mixer para triturá-las. Depois, amasso 2 bananas, acrescento as sementes trituradas e devoro (hihihi).

Desse jeito está legal o consumo da linhaça, do ponto de vista nutricional?

4) Por último: Gostaria de passar com um nutricionista e de fazer aqueles exames importantes para detectar B12 no sangue e outras coisas que forem necessárias. Um nutricionista pode receitar esses exames? Vocês poderiam indicar alguém para eu poder marcar uma consulta?


Aproveito a oportunidade pra agradecer o Dr. Eric, o livro dele é muito legal, me ajudou muito nesses meses de adaptação e é um livro que acho que todo mundo deveria ter, mesmo que não seja vegano ou vegetariano! :-)


Abraços!

Paulo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Várias perguntinhas sobre nutrição 16 anos 5 meses atrás #1296

Paulo,

- Voce deve consultar um nutricionista para que ele calcule seu gasto calorico e assim possa dimensionar sua dieta.

- Leguminosas sempre precisam ser cozidas para serem bem digeridas, ja outras coisas como cenoura podem ser comidas cruas. O cozimento em determinados casos destroi vitaminas, mas em outros cria novos nutrientes, é o que ocorre com o tomate por exemplo, cru tem vitamina C, mas cozido é rico em licopeno.

- Quanto a linhaça parece ok, desde que voce consiga quebrar a casca que é muito dura para que ela possa ser digerida. Se voce deixa-la em agua uns minutos (15 ou mais) ela vai soltar uma babinha na agua que é muito boa para fazer doces e vitaminas, fica cremoso ao bater com fruta.

- Paulo sobre nutricionista temos aqui no forum um topico para postagem de contatos dos mesmos em varias cidades voce pode consultar se a sua cidade tem alguem cadastrado.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Várias perguntinhas sobre nutrição 16 anos 5 meses atrás #1304

  • Pôlo
  • Avatar de Pôlo Autor do Tópico
  • Postagens: 8
Legal, valeu pelas respostas!

Eu estava lendo também sobre o fitato, mas encontrei duas informações diferentes, gostaria de saber qual a mais correta. Para diminuir o fitato do feijão, por exemplo, deixo ele de molho em água. Até aí, ok, sem mistérios, porém, o tempo de molho é que está confuso.

Uns dizem que até 24 horas seria o ideal, depois é só escorrer a água, dar uma lavada a mais e beleza. Outros dizem que se ficar por mais de 12 horas na água, o fitato volta para dentro do feijão (no meu exemplo).

E aí? Quanto tempo eu devo deixar de molho?

Obrigado!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Várias perguntinhas sobre nutrição 16 anos 5 meses atrás #1305

Quanto mais tempo melhor.

Alguns aconselham a trocar a agua pelo menos 3 vezes pois reduziria a ocorrencia de gases depois.

[]s
Alex

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Várias perguntinhas sobre nutrição 16 anos 5 meses atrás #1309

  • Pôlo
  • Avatar de Pôlo Autor do Tópico
  • Postagens: 8
Esse lance do fitato voltar para o alimento é falso então?

No caso eu posso trocar a água de 8 em 8 horas até completar 24 horas?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Várias perguntinhas sobre nutrição 16 anos 5 meses atrás #1310

Segundo o Dr. Eric não existe isto do fitato voltar ao grão.

Pode trocar a agua de 8 em 8 se quiser.

[]s
Alex

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
  • 2
Tempo para a criação da página:0.142 segundos