Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

Tofu substitui até ovos em brownie e tortas 18 anos 1 mês atrás #205

  • vegano
  • Avatar de vegano Autor do Tópico
  • Postagens: 376
21/10/2004 - 08h56
Tofu substitui até ovos em brownie e tortas
LUANDA NERA
free-lance para a Folha

"Tofu é aquele bloco grande, branco e gelado que você já viu no supermercado", define o nutricionista vegetariano George Guimarães. Ele afirma que o queijo-de-soja vem sendo "vítima de injusto preconceito" pelo simples motivo de as pessoas ainda não ousarem incluí-lo na alimentação diária.

A maioria das pessoas que já "perdeu o medo" quase sempre experimentou pela primeira vez o alimento num restaurante japonês ou chinês. Dos produtos derivados da soja, o tofu é o mais consumido em toda a Ásia Oriental. Foi produzido originalmente na China, há 2.000 anos e hoje é feito em quase 40 mil fábricas no Japão. No Brasil, ganhou a mesa não só dos amantes da cozinha oriental mas também dos vegetarianos e macrobióticos.

De sabor adocicado, o tofu é feito a partir do feijão da soja (fonte importante de proteínas vegetais), água e um coagulante natural, composto por sal mineral concentrado. É o único desses alimentos de alto valor protéico que apresenta pouca quantidade de calorias, quase nenhuma gordura saturada e total isenção de colesterol. É também excelente fonte de cálcio, ferro, fósforo, sódio e de vitaminas B e E. O resultado da combinação é excelente para a saúde: o queijo-de-soja, segundo pesquisas, contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares e circulatórias, impede a formação de tumores, evita anemias e equilibra as funções térmicas de órgãos como pulmão e intestino.

Por tudo isso o tofu é considerado o principal substituto do queijo de leite de vaca, do ovo e da carne -e com vantagens. "Quem come o tofu está se alimentando somente do que interessa: proteína e ferro, no caso da carne, e cálcio, no caso do queijo", explica George Guimarães. A médica homeopata Marly de Almeida Pedra acrescenta: "Por ser um alimento extremamente leve, o tofu é de fácil assimilação pelo organismo e, portanto, rapidamente digerido".

Na mesa, a versatilidade do tofu também é lembrada. Cru, cozido, grelhado, frito, doce ou salgado -são inúmeras as possibilidades de consumi-lo. A nutricionista Myrian Ganzerli Jorge dedica-se à criação de receitas que comprovam a capacidade de adaptação do queijo-de-soja, como a do brownie cremoso ao lado. "O tofu é um ótimo substituto dos ovos em receitas de bolos e pães. O gosto é o mesmo, mas o colesterol e as calorias são muito menores", diz.

Brownie cremoso com tofu

Ingredientes

1 xícara de farinha de trigo
1/3 de xícara de farinha de trigo integral
1 colher de café de bicarbonato de sódio
canela a gosto
100 ml de purê de maçã
300 gramas de tofu soft
1/3 de xícara de chocolate em pó
1/3 de xícara de adoçante stévia
4 colheres de sopa de nozes picadas
3 colheres de sopa de leite desnatado ou de soja extrato de baunilha

Modo de preparo

Pré aqueça o forno. Misture os ingredientes secos (farinha, bicarbonato, fermento e canela), peneire e reserve. Em um multiprocessador, coloque todos os outros ingredientes, menos as nozes, e bata até adquirir uma mistura homogênea. Adicione os secos e misture. Junte então as nozes e leve para assar em uma forma retangular, untada com margarina light e farinha, por aproximadamente 30 minutos ou até o bolo começar a soltar nas laterais. Espere esfriar, corte em retângulos e sirva acompanhado com sorvete de iogurte sabor baunilha. Rendimento: 10 fatias

Calorias: 144 por fatia
Proteínas: 6,5 g
Carboidratos: 18 g
Lipídios: 5,2 g

Valor nutricional calculado pela RG Nutri (tel. 0/xx/3044-4047 e www.rgnutri.com.br )

www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/r...tas/ult563u157.shtml

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
Tempo para a criação da página:0.117 segundos