Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

Glúten faz mal? 18 anos 1 hora atrás #310

  • alex
  • Avatar de alex Autor do Tópico

Nome: Aniele
Cidade: Rio de Janeiro
Assunto: Dúvida
Mensagem: Olá!
Não sei se vocês já pesquisaram sobre o assunto, mas gostaria de saber sobre os benefícios e malefícios do glúten. O tema está em polêmica no momento, e eu, adepta que sou do bife de glúten, fiquei um pouco receosa acerca dos efeitos que este pode provocar - afinal o glúten é uma \"cola\", e segundo o que li, literalmente \"cola\" no nosso intestino.
Agradeço a atenção desde já e parabenizo, mais uma vez, esse site!


Ola Aniele tudo bom?



Meu nome é Eduardo F Buriola, sou vegano e graduando em nutrição.



A mídia sempre gosta de pegar algum alimento para "crucifica-lo" a pouco tempo atrás, mesmo com todas as alegações de alimento funcional, a soja foi o alimento ruim. Agora me parece que o "vilão" é o glúten.



O glúten é uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada e aveia e possui uma fração solúvel em álcool chama de gliadina. Existe um grupo de pessoas que sofrem de uma enfermidade chamada de doença celíaca, onde eles não toleram a fração do glúten, gliadina. Para este grupo de pessoas o glúten deve ser excluído da dieta, como única forma de melhora clínica.



Porem pessoas que não sofrem desta enfermidade podem consumir em quantidade equilibrada alimentos que contenham glúten ou até mesmo o próprio bife de glúten.



Espero ter ajudado, se a duvida persistir volte a perguntar!

Abraços!



--
Eduardo Fraccarolli Buriola
Graduando do curso de Nutrição pela Universidade Metodista de Piracicaba
Filiado a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN
Coordenador do grupo de Piracicaba da Sociedade Vegetariana Brasileira
Cel.: (19) 8178 - 0208
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
Tempo para a criação da página:0.118 segundos