Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me

TÓPICO:

Re: Lista para obter todas as vitaminas dos vegetais! 11 anos 9 meses atrás #4190

Salve galera verde,

Alguém sabe se na proteína texturizada da soja ainda tem fitoestrógenos?

Abs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Lista para obter todas as vitaminas dos vegetais! 11 anos 9 meses atrás #4191

  • Felizpe
  • Avatar de Felizpe Autor do Tópico
  • Postagens: 420
Fala Clécio, praticamente todos os alimentos de soja tem sim fitoestrógenos, e no caso da soja se chamam isoflavonas. A soja é o alimento mais rico em fitoestrógenos, mas muitos outros alimentos também tem fitoestrógenos como: O azeite de oliva, Algas, O arroz integral, Ervilhas, Aveia, Abóbora, Cevada, Cebolas, Centeio, Espargos, O germe de trigo, Leites vegetais, Maçãs, milho, Peras, Sementes de girassol, Soja, Cenouras, linhaça e outros.

Os mais comuns tipos de fitoestrógenos são as isoflavonas, as lignanas e o coumesterol, onde as isoflavonas estão na soja, as lignanas no grão de centeio, semente de linhaça, cenoura, aveia, milho, espinafre, brócolis e outros vegetais e o coumesterol no feijão, ervilha, espinafre e brotos.

Dos alimentos vindo da soja não fermentada a proteína texturizada é a mais rica em isoflavonas e o que contém a menor quantidade é o leite de soja. Aqui está a tabela da quantidade de isoflavonas nos alimentos de soja:

www.saudeesportiva.com.br/fito.php

Eu quando descobri no começo que as isoflavonas eram como hormônios femininos fiquei com medo de consumir soja, até que achei outra pesquisa mais aprofundada, onde por ela simular os hormônios femininos acaba por ajudar o homem, pois as isoflavonas neutralizam o DHT um hormônio masculino prejudicial ao homem à longo prazo, onde ele é responsável pela calvície e pelo câncer de próstata, além das isoflavonas competirem com os próprios hormônios femininos que o homem produz naturalmente que são o estrógeno e a progesterona, e esses hormônios são mais produzidos em homens obesos devido um processo chamado aromatize que converte testosterona em hormônios femininos para a distribuição de gorduras ao longo de todo corpo e não apenas na barriga provocado pela testosterona, e as isoflavonas competem com esses hormônios femininos do homem, saciando os seus devidos receptores e evitando, ginecomastia (crescimento das mamas em homens), câncer de mama, e além de diversos outros câncer que são causados pelo hormônio feminino natural no homem (Os homens também produzem progesterona e estradiol, embora em quantidades bem menores que as mulheres, mais ou menos a metade, sendo que o homem adulto tem 1,0 a 6,0 ng/dl (37 a 220 pmol/l) de estradiol no sangue)! Este efeito positivo acontece devido a isoflavona ser mil à cem mil vezes mais fraca que o verdadeiro estrógeno, ou seja ele sacia "engana" os receptores de estrógenos do corpo sem causar os efeitos negativos do estrógeno natural, enquanto que se fosse o verdadeiro estrógeno que saciasse o receptor teria um efeito mil vezes maior. Porém o que acontece é que devido as isoflavonas serem como estrógenos e progesteronas análogas (falsas) elas elevam o nível de hormônio feminino no sangue do homem, porém ela não exerce a verdadeira função estrogênica, ajudando assim a impedir que a verdadeira ação estrogênica nos prejudique! É a mesma coisa da vitamina B12 análoga ela simula a verdadeira B12, e até aumenta o nível de B12 no sangue, porém ela não nutre as células de verdade, só as saciam "enganam", mas se você tirar um exame de sangue você vê que seu nível de B12 está altíssimo porém você não está tendo o verdadeiro efeito da B12, e sem contar que a vitamina B12 análoga compete com a verdadeira B12, ou seja sacia as células receptoras, impedindo que a verdadeira faça seu papel, sendo que no caso da B12 se torna algo prejudicial, mas no caso do fato da isoflavona simular o estrógeno e progesterona humano, nos protege dos males providos dos mesmos, principalmente nos homens, e também nas mulheres pois o estrogênio e progesterona são os principais responsáveis pelo câncer de mama nas mulheres! Então a soja por esse lado é o melhor alimento do mundo! Só quero concluir que consumo uma quantidade muito elevada de proteína texturizada de soja, que tem os níveis mais elevados de isoflavonas pois tenho essa teoria em mente, que veio de estudos científicos, e o mais importante é o resultado obtido na prática, devido eu ter sido cobaia de mim mesmo, onde consumo todo dia 200g de proteína texturizada de soja, obtendo uns 626 mg de isoflavonas e nunca tive nenhuma reação adversa, agora se um dia der algum problema com certeza que eu irei baixar a dose, mas até lá como tranquilamente acreditando que está fazendo bem para o meu organismo! Porém nunca podemos descartar uma verdade, cada organismo responde de um jeito à determinado alimento, o que pode ser saudável para um pode ser prejudicial à outro devido diversos fatores distintos, então neste caso só saberemos sendo cobaia de nós mesmos.

As informações que mostram que as isoflavonas são 1000 à 100.000 vezes mais fracas que o verdadeiro estradiol um dos estrógenos humano, estão aqui neste site:

www.feevale.br/site/files/documentos/pdf/49029.pdf

A informação se acha na página 5 do texto logo no primeiro parágrafo!

Ou seja as isoflavonas são tão fracas que logo não exercem atividade estrogênica como falam!

Abraço! :)

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: KISH

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por Felizpe.

Re: Lista para obter todas as vitaminas dos vegetais! 11 anos 9 meses atrás #4192

Eaí brother,


Nossa meu, é justamente na PTS que tem a maior concentração de fitoestrógeno isoflavona então! Mais ainda que no próprio grão.. eu achava que no grão tinha mais, e em segundo lugar o leite rs..

O maior mito da soja é esse mesmo que vc citou, em afetar a ''virilidade'' do homem, mas pelo que da a entender ela contribui é para o aumento da testosterona!

TAmbém consumo muito a soja nessa forma, anos e anos... só me fez bem!

Abraços!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: KISH

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Lista para obter todas as vitaminas dos vegetais! 11 anos 9 meses atrás #4193

  • Felizpe
  • Avatar de Felizpe Autor do Tópico
  • Postagens: 420
Pois é Clécio, a proteína justamente tem mais isoflavonas e mais vitaminas e nutrientes em uma quantidade menor justamente por ela ser a parte sólida da soja toda concentrada, retirando toda parte líquida, diferente do grão que tem sua parte líquida e principalmente do leite que é misturado com água!

Realmente é como você disse, a isoflavona de certa forma aumenta a testosterona no homem, mas não pelo fato de aumentar, mas sim de impedir que a nossa testosterona se diminua devido a conversão em DHT ou em estrógenos. Já no caso das mulheres ela também não fará aumentar a testosterona pois a mulher tem bem pouca, mas apenas irá competir em parte com seus próprios estrógenos naturais, o que não é um problema para a mulher adulta, onde até previne o câncer de mama e de útero, porém talvez pode ser prejudicial na adolescência, onde a mulher precisa dos verdadeiros estrógenos humanos para o desenvolvimento do corpo, como o crescimento dos seios e alargamento dos quadris, entre outras mudanças, onde nesta fase o alto consumo de isoflavonas ao competir com os verdadeiros estrógenos da mulher poderá impedir parcialmente que seus verdadeiros hormônios exerçam seu importante papel!

Abraço! :)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Clécio, KISH

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por Felizpe.

Re: Lista para obter todas as vitaminas dos vegetais! 11 anos 9 meses atrás #4196

que bacana os comentários! aposto que podem ajudar a sanar as dúvidas de mtas pessoas que consomem ou que temem consumir soja!

Concordo com o felizpe, não só a soja substitui o uso da carne, como na minha opinião supera com vantagens, além de ser muitissimo mais barata, fácil de produzir e sem crueldade animal, ou ao menos muito reduzida :cheer:

Na minha opinião, um dos melhores índices é esse mesmo que vc citou felizpe: analisarmos nossa saúde e dos que estão à nossa volta. Ao menos no meu mundinho, quem sofre de doenças advindas da alimentação são os que comem alimentos de origem animal, tbem ainda não conheci ninguém que tenha sofrido de males do consumo da soja, e nem ouvi falar, rs.

abs
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Felizpe, KISH

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por abelha*---.

Re: Lista para obter todas as vitaminas dos vegetais! 11 anos 9 meses atrás #4211

  • Felizpe
  • Avatar de Felizpe Autor do Tópico
  • Postagens: 420
Pois é Abelha, realmente não da pra confiar em toda coisa ruim que se fala da soja pois na prática dificilmente acontece, e eu até hoje só vi os efeitos positivos! Mas em um ponto eu não posso negar que a soja pode ter o seu lado perigoso, e é quanto aos fitoestrógenos, que realmente foi comprovado que eles influenciam nos nossos hormônios ou seja como expliquei para homens e mulheres adultos a isoflavona faz bem para a saúde, sendo praticamente como um remédio milagroso contra o câncer e diversas outras doenças, mas e quanto mulheres gestantes e crianças? Eu sinceramente tenho receio, por mais que consumi desde criança e não deu problema, mas como sei que as isoflavonas competem com os nossos hormônios naturais tenho receio que elas possam prejudicar no desenvolvimento do feto, pois para ele e para crianças as isoflavonas podem ser muito fortes, e até atrapalhar no desenvolvimento natural! Então eu sinceramente sou a favor de consumirmos muita soja caso formos adultos, tendo consciência do que estamos fazendo, agora quanto à gestantes, crianças bem pequenas e meninas na adolescência eu realmente tenho minhas dúvidas!

Espero que em breve mais pesquisas possam esclarecer toda a verdade sobre a soja! Pois para mim a soja esta sendo o melhor alimento para a minha saúde, principalmente em valores nutricionais, e sem contar que eu adoro tudo o que é de soja!

Abraços! :)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: abelha*---, KISH

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.128 segundos