Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO:

Soja e seus antinutrientes. O que fazer então? Comer ou não? 17 anos 8 meses atrás #549

  • Natoveg
  • Avatar de Natoveg Autor do Tópico
  • Postagens: 10
Olá!!!
Sou ovo lacto vegetariano e minha dieta é rica em soja (texturizada, grão, tofu, okara, leite feito em casa, bife e salsicha da Superbom). Depois de ter lido alguns artigos falando mal do consumo deste feijão por conta dos antinutrientes que ele possui, fiquei sem saber o que fazer. Será que é verdade que o soja tem fitatos que inibem a absorção de minerais fundamentais, agente groitogênico que inibe hormônio tireoidiano, isoflavonas (imitadores de estrogênio) e inibidores de protease que atrapalham a digestão? Estas informações eu tirei de um texto que fala a respeito deste assunto ( www.cfn.org.br/variavel/ultimas/nutricao.../nutri_midia1062.htm ), e ao que tudo indica são corretas. Será que alguém saberia responder se então devemos ou não consumir soja? Ou ainda se devemos e podemos, quanto seria o ideal?
Obrigado pela atenção!!!
Forte abraço,
Natoveg

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Soja e seus antinutrientes. O que fazer então? Comer ou não? 17 anos 8 meses atrás #563

Olá, tudo bem?!


Há algum tempo eu conversei a respeito do assunto, com o Dr. Eric, via email. Veja o que ele respondeu-me:



Olá Adriano,

meu nome é Eric e sou médico (coordenador do departamento de medicina e nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira). A Marly me enviou o seu email.

"Acredito que as reportagens são um tanto quanto exageradas. Elas contém alguns dados científicos, mas também diversos "chutes". Vale ressaltar que a autora do texto não é médica e nem nutricionista!

Alguns conceitos utilizados são muito errados.

Ao meu ver, o uso da soja não deve ser exagerado, tendo em vista que a alimentação saudável deve ser variada. O vegetariano não precisa de soja.

Caso goste e queira utilizar a soja, utilize em pequena quantidade. Não te fárá mal como colocado no texto.

Qualquer alimento utilizado em quantidade abusiva pode tornar a dieta desequilibrada. Essa é a questão principal.

Abraço

Eric"



Abraços,


Adriano :lol:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Soja e seus antinutrientes. O que fazer então? Comer ou não? 17 anos 8 meses atrás #565

  • Natoveg
  • Avatar de Natoveg Autor do Tópico
  • Postagens: 10
Olá!!!
Caro amigo. Muito obrigado pela atenção prestada. Mesmo que ainda tenham ficado algumas questões no ar, como por exemplo, quais seriam então, segundo o Dr. Eric, os dados que são científicos e quais seriam os “chutes” que ele se refere, acho que já posso ficar mais tranquilo com relação ao consumo de soja.
Realmente temos que vigiar muito o que lemos por aí, não é? Bem como o Dr. Eric disse, pois no caso que ele se refere a autora em questão não é médica e nem mesmo nutricionista. Gostaria muito de ouvir a opinião dele com relação ao texto do link que postei, pois trata-se do CFN (Conselho Federal de Nutricionistas).
Antes de terminar esta nota eu gostaria de lhe agradecer mais uma vez pela atenção, é ótimo quando vemos que as pessoas estão se ajudando aqui no fórum do Guia Vegano, assim a coisa funciona bem mais, o que se sabe se responde e o que não se sabe se pergunta, é uma troca com resultados que considero de grande valia para nós que estamos aqui, participando e tentando fazer uma dieta sempre da forma mais correta e segura possível.
Forte Abraço!!!
Natoveg

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Sobre a questão da soja! 17 anos 8 meses atrás #567

Boa tarde!


Eu acho que espaços como este são extremamente importantes, pois com certeza ajudam a difundir a informação e o conhecimento. Contudo, gostaria que o pessoal fosse mais participativo, ou seja, a vezes demora-se muito tempo para se conseguir uma resposta, que para alguém pode ser muito importante!


Nessa época as respostas estão um pouco lentas por causa do congresso latito-americano que acontece em SP, no memorial da américa latina. Mas, acredito que logo o Dr. Eric responderá o seu questionamento.




Abraços,


Adriano

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re:Soja e seus antinutrientes. O que fazer então? Comer ou não? 15 anos 7 meses atrás #1655

Olá

Sou vegetariana há dois anos e meio e quando deixei de consumir carne, passei a comer bastante soja, procurei diversas receitas e estava muito feliz por estar fornecendo ao meu organismo um alimento cheio de proteínas vegetais. Porém, que triste supresa descobrir, através da leitura de pesquisas científicas feitas por nutricionistas, engenheiros agrônomos e médicos bioquímicos, o quão maléfica para o nosso organismo é a soja que não passou por nenhum processo de fermentação.

Hoje, lendo a revista Vegetarianos desse mês (set/2008), na matéria sobre o tempeh, vi um quadro na lateral de uma das páginas, duas questões sobre a soja respondidas pelo dr. Edison Saraiva, nutrologista. A entrevista:

Vegetarianos - Pelo fato de o tempeh ser fermentado, as toxinas naturais da soja são neutralizadas? Por isso ele é livre dos "efeitos colaterais", como os fatores bloqueadores?
Edison - É verdade. Todos os fermentados o são. Por isso, no Japão, o consumo de fermentados da soja (shoyo, missô e tempeh) é elevado. A soja in natura ou consumida na forma de farinha, grão torrado, proteína texturizada, etc, têm fitoglutininas que são anti-nutrientes, substâncias químicas que interferem na absorção de nutrientes importantes como o ferro, o cálcio e o zinco.

Vegetarianos - O que difere o tempeh da proteína texturizada de soja?
Edison - O tempeh tem a soja integral e por isso maior concentração de aminoácidos por grama. Não tem anti-nutrientes e apresenta todas as vantagens da soja fermentada como: isoflavonas, lecitina, vitaminas (inclusive do grupo B ) , minerais (ferro, zinco, magnésio e cálcio) e fibras. Além disso, o tempeh não contém glúten nem colesterol.

Fico contente por ter acesso a essas pesquisas logo no início da minha caminhada vegetariana, sem ter que constatar pessoalmente, em meu corpo, os resultados dessas pesquisas.

Abraços!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re:Soja e seus antinutrientes. O que fazer então? Comer ou não? 15 anos 2 meses atrás #1837

Apenas soja de 100% fermentado natural é seguro.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
  • 2
Tempo para a criação da página:0.125 segundos