Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

Abacate: de vilão a mocinho 18 anos 2 meses atrás #56

  • vegano
  • Avatar de vegano Autor do Tópico
  • Postagens: 376
Abacate: de vilão a mocinho

Juliana Cristina Scudeller


Acadêmica de nutrição da USP, estagiária da Nutrociência Assessoria em Nutrologia
Originado do continente americano, o abacate é encontrado na América Latina e outras regiões subtropicais e tropicais do mundo. O Brasil é o maior produtor mundial desta fruta, porém exporta menos do que poderia, pois o abacate brasileiro é estranho aos europeus que estão acostumados com frutos de menores dimensões.
Até pouco tempo atrás o abacate era considerado o vilão das frutas e inimigo das dietas. Por ser calórico e conter alta quantidade de gordura, seu consumo era vetado para pessoas obesas, hipertensas, diabéticas, dislipidemicas, cardíacas e com outras doenças associadas ao acúmulo de gordura no organismo devido à relação entre a alimentação e a origem destas patologias.
Cada 100g da fruta contém de 170 a 180 calorias, 85% delas proveniente da gordura. O abacate também é fonte de muitos nutrientes, destacando-se as fibras e vitaminas. Esteróis, álcoois, tocoferóis e carotenos também estão presentes. Mesmo não podendo ser considerado como fonte protéica, o abacate contém quantidades muito superiores desse nutriente quando comparado às outras frutas.
Estudos recentes indicam que o abacate pode trazer benefícios à saúde, pois a maior parte da gordura dessa fruta é monoinsaturada. Esse tipo de gordura ajuda a diminuir os níveis de colesterol total, LDL colesterol (mau colesterol) e triacilgliceróis além de aumentar os níveis de HDL colesterol (bom colesterol).
Rico em vitaminas E e C, potentes antioxidantes, o abacate ajuda a promover a saúde dos dentes e gengivas e proteger os tecidos do corpo dos radicais livres. Também contém vitaminas A e do complexo B, uma delas, o folato, promove o desenvolvimento saudável de células e tecidos.
O abacate também é rico em fitonutrientes que ajudam na redução dos níveis de colesterol e agem como antioxidantes neutralizando a ação dos radicais livres, auxiliando assim, na redução do risco de doenças cardiovasculares e câncer.
Este fruto também tem influencia sobre a glicemia. Um estudo mostrou que após quatro semanas consumindo dieta contendo abacate, mulheres diabéticas insulino dependentes tiveram redução do colesterol total e da glicemia.
Desta forma, o abacate auxilia no tratamento de doenças crônicas como cardiopatias, diabetes e dislipidemia, além de ajudar a combater o câncer.
O abacate é recomendado para pessoas que querem engordar, mas também pode ser consumido por pessoas que estão fazendo regime desde que em quantidades moderadas e sob orientação de um nutricionista, devido à elevada densidade calórica da fruta. O consumo de meio abacate 3 a 4 vezes por semana é recomendado para podermos obter os benefícios descritos.

Com tantos benefícios à saúde fica difícil continuar considerando o abacate como um vilão!!!!!!!!!!

[Fonte Veg-Brasil]

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
Tempo para a criação da página:0.118 segundos